Passo a passo para fazer uma promoção de vendas bem elaborada

Passo a passo para fazer uma promoção de vendas

A promoção é uma das ferramentas do marketing para alavancar as vendas, estimulando o consumidor. Ela é composta por métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço, durante um período determinado.

As promoções servem para apresentar novos usos do produto, aumentar a frequência de compras do seu consumidor, incentivar clientes antigos que continuem a consumir, construir relacionamento com o cliente, gerar compras múltiplas, manter e recompensar consumidores fiéis.

Mas se você nunca fez uma promoção que realmente funcionou ou precisa de dicas para melhorar as suas promoções, se liga nesse artigo de hoje. Aqui você encontrará dicas preciosas e alguns exemplos de promoção que podem ser utilizadas no seu estabelecimento. Lembrando que uma promoção bem realizada é capaz de aumentar em até 200% as vendas do seu varejo.

 

#PASSO 1

ESTRATÉGIA

O primeiro passo é definir uma estratégia concreta, para isso é necessário definir qual tipo de promoção será necessária. Existem três tipos de promoção a se considerar.

Promoção Externa

É a promoção realizada para os clientes (público).

Promoção Interna

É a promoção realizada para o time comercial da sua empresa. É aquele tipo de promoção que incentiva o aumento das vendas sem mexer no preço do produto. Um exemplo é oferecer prêmios para o vendedor que alcançar as metas estipuladas.

Promoção Externa e Interna

É a utilização das duas estratégias acima para aumentar ainda mais o faturamento da empresa.

 

#PASSO 2

OBJETIVOS

Ter objetivos bem definidos é fundamental para qualquer campanha promocional, e o seu time de vendas precisa estar alinhado com eles. O profissional de vendas precisa saber o que deve vender e como deve vender. Só com objetivos bem delimitados é possível medir os resultados.

É importante deixar as regras claras para todos dentro da empresa. Os objetivos também são importantes para definir o público-alvo.

 

#PASSO 3

PERFIL DO PÚBLICO-ALVO

Nem sempre as promoções devem ser aplicadas a todos os clientes. É necessário a cada promoção definir o público a quem se destina a promoção. Assim será mais fácil a sua equipe comercial concentrar seus esforços em um perfil de cliente por vez. Isso torna a promoção mais eficaz.

 

#PASSO 4

DEFININDO DATAS

Toda ação precisa ter uma data de início e de término. Assim é possível utilizar técnicas como a de escassez ou perda de oportunidade para aumentar as vendas e apressar a decisão de compra do consumidor.

As datas também funcionam para medir o desempenho do time de vendas ao longo da ação.

 

#PASSO 5

COMUNICAÇÃO

Depois de toda a promoção definida, chegou a hora de comunicar ao público-alvo. Existem dois tipos de comunicação importantes nesse momento: a comunicação interna e a comunicação externa.

A comunicação interna consiste em informar ao time de vendas, para isso você pode utilizar reuniões, e-mails e folders da ação que será realizada.

A comunicação externa nada mais é que comunicar ao cliente os benefícios que estão sendo oferecidos para estimular as vendas. Para isso você pode utilizar e-mails, campanhas nas redes sociais, anúncios em jornais e revistas, outdoors, comerciais de TV, banners, site da empresa, mala direta, SMS, cartazes e faixas.

É importante que a equipe comercial também informe o cliente das promoções que estão sendo ofertadas pelo estabelecimento.

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EXEMPLOS DE PROMOÇÕES QUE VOCÊ PODE UTILIZAR NO SEU ESTABELECIMENTO

 

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Esse tipo de promoção é bem comum em diversos tipos de estabelecimentos, em especial para supermercados. Essa é uma boa opção para quem tem um acervo muito grande de alguma mercadoria e quer eliminá-lo.

Com esse tipo de promoção você incentiva o cliente que iria comprar um só produto, a comprar mais de um e assim dobrar a venda.

 

Desconto progressivo

Esse tipo de promoção é bem comum em lojas que vendem roupas. É bem simples, o cliente começa a ganhar desconto a partir do segundo produto colocado no carrinho e você pode determinar qual será o valor aplicado em cada mercadoria.

Por exemplo: ele compra o primeiro produto pelo valor integral, no segundo ganha 5% de desconto, no terceiro 10% e assim sucessivamente até a limitação de quantidade que você estipular.

Essa estratégia funciona bem para vender produtos que são relacionados, aumentando tíquete médio.

 

Bônus para a próxima compra

Esse tipo de promoção é excelente para fidelizar os clientes. Funciona assim: você oferece ao seu cliente, após a compra, um cupom de desconto que poderá ser utilizado na próxima visita à loja.

 

Promoções exclusivas

Esse tipo de promoção também funciona muito bem para fidelizar clientes, inserir uma nova linha de produtos ou promover lançamentos.

Funciona da seguinte forma: ofereça descontos para uma fatia de clientes, pode ser os mais fiéis, os aniversariantes, os mais assíduos nas redes sociais, enfim, basta definir a fatia que vai receber a promoção e envie email marketing apenas para ela.

 

Liquidação e descontos

Se o objetivo for abrir espaço no estoque, aumentar o número de vendas e atrair novos compradores, o desconto é um tipo de promoção excelente e um ótimo chamariz. O sinal “%” atrai muitos consumidores.

Mas é preciso muito planejamento e cuidado nesse tipo de promoção, se você vende tudo por um preço abaixo do ideal, pode acabar ficando sem capital de giro, ou pior, deixando as finanças no vermelho. Portanto, é necessário muito planejamento nesse tipo de promoção.

 

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