Gestão Colaborativa: O que é e Como ter um Ambiente Melhor

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Qual colaborador não quer deseja trabalhar em um ambiente colaborativo? Acredite, a resposta é todos.

Por isso, ter uma gestão colaborativa é essencial para melhorar a performance dos seus funcionários.

No entanto, sabemos quem grande parte das empresas não se importam muito com isso e consequência disso é refletida em colaboradores desmotivados

Mas não se preocupe, neste artigo iremos trazer tudo relacionado a gestão colaborativa. Vamos lá?

Para facilitar sua leitura separamos o artigo em tópicos:

Afinal, o que é gestão colaborativa?

Gestão Colaborativa é todo esforço em envolver toda a equipe de funcionários e colaboradores nos processos de decisão da empresa.

Por incrível que pareça diversas empresas ainda mantem o poder de decisão nas mãos dos diretores da empresa, o que gera distanciamento dos “chefes” com os colaboradores.

Sabendo disso, a gestão colaborativa trabalha na inclusão de todas as opiniões dos colaboradores, seja ela a respeito das práticas ou rumos que a empresa esteja tomando.

Dessa forma, os funcionários se sentem mais abraçados pela empresa o que gera, posteriormente, baixa taxa de demissões.

Quanto mais o ambiente seja colaborativo, mais diversidade e inclusão é encontrado nas empresas.

Porque um ambiente colaborativo é tão importante para uma empresa?

Uma das principais vantagens em ter um ambiente colaborativo na sua empresa é a diminuição de turnover. Ou seja, a alta rotatividade de funcionários (aquela história de admissão e demissão de funcionários).

Além disso, também está ligado a retenção de funcionários talentosos. Ou seja, você vai consegue manter um bom funcionário na sua empresa por mais tempo, além de desenvolver talentos dentro dela.

Resumindo, você constrói um ambiente para seus funcionários crescerem pessoalmente e profissionalmente.

Isso é refletido nas metas batidas, nas vendas aumentadas e na expansão do seu negócio como um todo. Se o time todo está na mesma página, é difícil aparecer problemas que não possam ser resolvidos com assertividade e eficácia.

5 Dicas para ter um ambiente mais colaborativo:

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1. Transparência dos números

Uma empresa que é transparente nos número traz mais confianças para os colaboradores, e isso é fato.

Isso porque os colaboradores se sentem mais próximos das gestões e cursos que a corporação está tomando.

2. Treinamento e capacitação de funcionários

Os funcionários são as engrenagens na grande maquian que é a sua empresa. Se uma engrenagem não for polida e bem tratada, ela irá ter uma performance precária.

Por isso, sempre invista em treinamento e capacitação para os seus funcionários. Compre cursos que irão acrescentar tanto na vida pessoal como profissional deles.

Com o tempo você irá descobrir novos talentos dentro do seu time que irão fortalecer, ainda mais, os resultados da sua empresa.

3. Propostas para engajar os colaboradores

Você já deve estar cansado de saber, mas um colaborador desengajado é uma bomba relógio para o sua empresa como um todo.

Isso porque além de ter uma baixa performance, trazendo baixos resultados, o colaborador ainda pode sair falando mal do seu ambiente de trabalho.

Evite que isso aconteça e crie propostas para engajar seus coalboradores.

Veja como fizemos aqui na StayApp utilizando de estratégias de gamificação.

4. Ambiente confortável

Já parou para pensar que passamos mais tempo no trabalho do que em casa? Agora pensa se o ambiente no qual você trabalha é mal organizado e desconfortável?

Sem sombra de dúvidas é algo que vários cidadãos ao redor do país passa. No entanto, isso não significa que sua empresa precisa ser mais uma dessas.

Investir em conforto e comodidade também é um trabalho de gestão colaborativa.

5. Liderança forte

Um líder forte não é um líder abusivo. Mas é uma pessoa que leva em consideração a opinião das pessoas em sua volta e não tem medo de tomar uma decisão de risco.

Se a diretoria está instável, os colaboradores também estarão instáveis e inseguros. Por isso é extremamente importante uma liderança forte na sua empresa.

Considerações finais

Nesse artigo você conferiu o que é uma gestão colaborativa e porque ela é tão importante nas empresas.

Espero que as dicas aqui citadas tenham sido uteis para que você aplique no seu negócio.

Gostou do artigo? Compartilhe com quem também se beneficiaria desse conhecimento.

Continue nos acompanhando e até a próxima.


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