O poderoso resultado que o seu negócio obtém quando você envia mensagem para clientes especiais

mensagens para clientes especiais
5 (100%) 4 vote[s]

O SMS é um meio que várias marcas possuem para se conectarem com os clientes, desde aqueles que são recém chegados, até aqueles que estão sempre indo até o seu negócio  (clientes lovers). As mensagens são formas de geração de engajamento e hoje, trouxemos algumas sugestões para melhorar o engajamento dos seus clientes especiais com o seu negócio através de mensagens de desconto.

O uso do SMS

Apesar de nos últimos tempos terem surgido novas formas de comunicação com os clientes, como chatbots, redes sociais e outras, o SMS não se tornou ultrapassado, e é na verdade, totalmente eficaz, afinal, uma boa parte dos consumidores utilizam o celular.

Uma das coisas que comprova a eficácia do envio de SMS é que eles são utilizados por grandes empresas como Uber e Ifood.

Diversas utilidades do uso do SMS

Com o envio de SMS você pode disparar agradecimentos, lembretes e até descontos para os seus clientes. E o melhor, a comunicação é imediata já que para a entrega da mensagem não é preciso de conexão com internet.

Utilize as mensagens de textos para pelo menos essas duas das principais finalidades. Descubra como essas estratégias podem ser eficazes para melhorar o engajamento do seu negócio.

1. Ações de marketing

Com ferramentas específicas, como a StayApp, é possível encaminhar para clientes específicos, diferentes tipos de mensagens, sejam elas informativas, promocionais, lembretes e outras. Tudo isso de maneira descomplicada, que alcança a tantos, aumentando a taxa de conversão.

2. Manter o cliente informado

Os disparos de SMS fazem os clientes sempre se lembrarem de sua empresa, e, ainda que a compra não ocorra no mesmo momento do recebimento da mensagem, ele terá em mente que haverá uma próxima oportunidade para comprar de você.

E ainda outras funcionalidades para o envio de SMS para clientes especiais, como:

Estreite laços

Através do envio de mensagens para aqueles clientes especiais sua mãe a se torna cada vez mais próxima deles. Utilize o SMS para lembrar de uma comemoração ou simplesmente dizer que está com saudades, convidando-os para passarem em sua loja.

Faça cobranças

Com certeza receber um SMS de cobrança é menos constrangedor que uma ligação ou até uma mensagem no WhatsApp, já que não se cria um diálogo instantâneo e a pessoa vai receber imediatamente, sem a necessidade de internet.

Essas mensagens de texto são enviadas para a pessoas que já compraram de uma determinada empresa. Isso significa que houve o cadastramento de dados desses clientes em alguma plataforma. Inclusive, um bom momento para se iniciar o envio de SMS  é logo após a primeira compra, incluindo assim, essa ferramenta no processo de pós venda, tentando conduzir o cliente para a fidelização.

A importância da fidelização

Não bastam novas vendas, é preciso clientes recorrentes.  Tão importante quanto vender os produtos disponíveis, é ter estratégias eficazes para o pós venda. O relacionamento com o cliente não acaba quando ele sai do estabelecimento. Na verdade, ele começa a percorrer a jornada da fidelização, quando acaba de sair da sua loja.

Aprendendo o valor da fidelização

Já falamos em um post anterior sobre as vantagens da fidelização de um cliente, você pode ler clicando aqui. Mas, reforçamos, que o custo de retenção de cliente é bem menor que o custo de aquisição.

Se esses nomes são novidades para você, não tem problema, pois fizemos um breve resumo para você entender melhor.

Para entender o valor da fidelização dos seus clientes, você precisa saber quanto gasta para adquirir um cliente e quanto gasta para vender novos produtos para o mesmo cliente.

Para isso, você precisa conhecer pelo menos esses dois termos, que na verdade são indicadores utilizados por diversas empresas, desde pequenas startups a grandes negócios.

CAC – Custo de aquisição de cliente

CAC, é um indicador que calcula quanto a sua empresa precisa gastar para conseguir realizar uma venda. Neste cálculo, é preciso somar todas as despesas de marketing e comercial. Para você ter um resultado real é preciso envolver todos os gastos necessários para o processo de venda como, mão de obra, horas investidas das pessoas de vendas, etc.

LTV – Lifetime Value

Traduzido para o português, Lifetime Value significa valor de um cliente. As startups SaaS usam bastante esse indicador para saberem por exemplo, quanto (R$) o cliente está comprando no período em que ele é fidelizado.

Esse cálculo então, serve para você saber quanto de retorno financeiro um cliente especial traz para o seu negócio, e assim você pode replicar estratégias através de mapeamentos; podendo aumentar as vendas e até, elevar o valor do seu produto.

Agora que você já leu sobre a importância do SMS, e da finalização do cliente para sua empresa (independente de qual setor seja), vamos falar sobre descontos para clientes especiais (clientes lovers) e como fazer tudo isso.

Incentivos para clientes bons

Imagine aquele cliente que gosta muito do seu negócio que sempre compra de você e que inclusive ele está cadastrado em sua base de clientes fidelizados. agora imagine um casal que possui compromisso um com outro. Você sabe dizer o que é preciso pra esse relacionamento continuar saudável? Pense, eles se amam, mas é preciso algo. É necessário cultivar esse relacionamento através de gestos simples, porém, constantes.

A batalha está sendo ganha dia após dia

Esse exemplo foi somente para esclarecer a importância de cultivar um bom relacionamento com aquele cliente que já ama sua marca. Muitas pessoas depois que fidelizam o cliente, acaba deixando ele de lado, não dando valor que ele merece, pois considera que já fez “tudo certo”. E se esse é o seu caso, pode ser que esse cliente continue comprando de você, mas no momento em que outra empresa oferecer o que você já oferece e algo a mais, esse cliente com certeza vai abandonar você escolher esse novo, pois, os clientes hoje buscam mais que apenas um lugar para comprar um produto, eles querem estreitar relacionamentos e ter novas experiências constantemente.

Para cultivar esse relacionamento, o cliente precisa de incentivos constantes para continuar se lembrando da sua marca e sendo fiel a ela. Vamos dar o exemplo de um cliente aqui da StayApp, como ele incentivou os clientes fidelizados, e vamos mostrar o resultado de tudo isso.

mensagem para clientes especias

A imagem acima mostra uma automação que foi enviada de uma sorveteria. A sorveteria, por sua vez, enviou para os melhores clientes, aqueles que mais compram deles, um SMS com um mimo, chamando o cliente para comprar novamente. O resultado? Mais de R$ 2.500 de retorno, mais de 29% dos clientes retornando em menos de 5 dias.

Viu só o valor de cuidar do relacionamento com o cliente? E isso pode ser simples, mas o impacto e retorno são significante!

Esses clientes já gostavam da marca, mas talvez se não fosse uma simples mensagem, eles não comprariam novamente ou não seria naquele momento, porque como você pode ver, mais de 29% dos clientes retornaram antes de 5 dias.

Aprenda a enviar mensagens de incentivo para clientes especiais

Incentivando clientes mornos

Para aqueles clientes que estão a um bom tempo sem ir até o seu negócio, uma boa estratégia é aproveitar datas especiais e assim disparar mensagens com condições especiais para ele, que já comprou de você. Nesse caso, você pode dizer que está sentindo falta dele e que esse momento é a oportunidade certa para fazer uma visita na loja. Se você preferir, pode até enviar um link ou uma prévia dos produtos em promoção, com a data disponível.

Exemplo de mensagem para enviar para clientes que estão mornos.

“Olá fulano! Quanto tempo! Sentimos saudades de você por aqui!

Como somos sempre antenado os aproveitamos essa mensagem para te contar que estamos em uma promoção especial em comemoração ao di

a das mães.

Incentivando clientes assíduos

Sabe aqueles clientes que compram quase todo dia de você? Para ele se você pode oferecer até descontos menores ou um brinde por compra realizada. Esse cliente é assíduo, então ele compra mais facilmente, por isso, a estratégia não é para resgatá-lo, e sim para manter esse cliente ativo e feliz com a sua marca.

Exemplo de mensagem para enviar para clientes

assíduos

“E aí Fulano, tudo bem? Qual o seu sabor de sorvete preferido?

Ele está com desconto somente hoje. Aproveite e passa em nossa unidade hoje mesmo. 10% de desconto pra você comemorar a sexta-feira da melhor maneira!”

Concluindo, muitos dos clientes que estão há um tempo sem ir no seu negócio provavelmente não voltarão, mas os clientes que estão indo hoje, podem continuar fidelizados, mas para isso, você precisa cultivar relacionamentos através de diversas ações, entre elas, a prática  do envio de mensagem com promoções, descontos ou vantagens especiais.

Se você já possui o StayApp na sua empresa, aproveite essa funcionalidade da ferramenta e venda mais, como o case da sorveteria, enviando mensagens específicas para os diferentes nichos de clientes existentes em sua base.

Se você ainda não possui, fale com a gente aqui, nós podemos te ajudar a vender mais para os mesmos clientes!


Quer mais dicas de marketing para crescer o seu negócio? É só clicar aqui para ler mais artigos relacionados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *