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Como a Starbucks e a Amazon ganham dinheiro: Descubra os melhores programas fidelidade do mundo

Tempo de leitura 6 mins | Publicado por: Admin

Os melhores programas fidelidade do mundo, que mais geram venda e retenção de clientes, claramente pertencem a três empresas gigantescas:

  • Programa fidelidade da Amazon;
  • Programa fidelidade da Starbucks;
  • Programa fidelidade da Sephora.

Não é mais segredo para você que ter um programa de fidelidade é realmente um caminho eficaz para reter clientes e criar embaixadores para a sua marca, especialmente em se tratando de varejo.

Um incremento nas suas ações de marketing com ações que realmente encantam e geram retorno em lucros.

Diante de um cenário econômico em que o cliente busca por produtos e serviços que vão além das suas necessidades, criar estratégias que surpreendam, fazendo-o se sentir especial, é um dos principais desafios de uma marca na hora de planejar e implementar um programa que realmente gere desejo.

Por isso, fomos buscar nas maiores empresas do mundo algumas lições importantes que podem servir como norte para você que vê na fidelização uma oportunidade para melhorar os rendimentos do seu negócio a curto e longo prazos. Dessa forma encontramos os melhores programas fidelidade do mundo.

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É hora de se inspirar com esses cases que deixam um legado de planejamento e criatividade, gerando negócio ao criar vínculos que ultrapassam uma compra única e fogem do tão corriqueiro cupom de desconto.

Todos os três exemplos têm um ponto em comum: a tecnologia a favor da aproximação com o cliente, deixando para trás aquela velha escola do cartão impresso de fidelidade, que acaba se perdendo entre tantos outros e que não fazem o cliente se sentir exclusivo e único.

Outra ponto em comum entre os cases escolhidos para te inspirar são a dinâmica simples para receber os benefícios do programa de fidelização e a criatividade nas premiações.

Lembrando que todo esse esforço pode render em um ciclo de vida maior do cliente com o seu produto ou serviço, aumentando a frequência de compra e, consequentemente, suas receitas. Vamos lá para os melhores programas fidelidade do mundo.

Estudo de caso dos melhores programa fidelidade do mundo – Como a Sephora faz

Com o Beauty Insider Rewards, a Sephora angariou uma legião de fãs. Tudo isso por basear suas estratégias de fidelização nos desejos de cada cliente, personalizando as recompensas e criando vínculos por meio de experiências valiosas.

Uma grande sacada de marketing, diga-se de passagem, pois fez aumentar o ticket médio de gasto de cada cliente a cada compra.  

Dentre os diferenciais do programa de fidelidade da Sephora, vamos destacar os seguintes:

  • Uma vez cadastrado no programa de fidelização, o cliente passa a receber recomendações de produtos conforme seu perfil de beleza, definido a partir de informações fornecidas pelo próprio cliente. Qual a vantagem dessa estratégia? A personalização gera vínculo e desperta o desejo de compra, já que as sugestões antecipam necessidades.
  • A Sephora desafia seus clientes a atingirem níveis cada vez mais “altos” no Beauty Insider Rewards. Para chegar a um patamar melhor, onde as recompensas são melhores na mesma medida, o cliente deve cumprir metas. E detalhe: quanto mais alto o nível, mais restrito o programa vai ficando, diminuindo o número de participantes. Qual a vantagem dessa estratégia? Justamente essa sensação de exclusividade que o cliente sente ao atingir um nível mais alto, a fim de fazer parte de um seleto grupo. Todo esse prestígio se converte em uma lucratividade acima do comum para a Sephora.
  • A cada nível, o cliente tem acesso a premiações exclusivas e que geram desejo aos que ainda não chegaram a esse patamar do programa de fidelidade. Uma estratégia é dar ao grupo restrito a oportunidade saber em primeira mão quais produtos serão lançados e de terem acesso VIP a eventos de beleza de interesse da grande massa. Qual a vantagem dessa estratégia? Ir além do cupom de desconto e de troca de produtos, oferecendo recompensas valiosas.

Estudo de caso dos melhores programa fidelidade do mundo – Como a Amazon faz

O Amazon Prime é um exemplo valioso de como trabalhar os dados disponíveis para envolver o cliente e retê-lo por mais tempo junto à marca, ainda mais se tratando de um varejo online.

A estratégia de fidelização de clientes é ousada, afinal para participar do programa de recompensas, o cliente deve pagar uma taxa.

Mas o gigante soube usar bem essa sacada, ao oferecer pelo programa de fidelidade benefícios que realmente fazem a diferença para quem compra pela Amazon, como envio gratuito em até dois dias para a maioria dos pedidos sem mínimo de compra e acesso a dezenas de milhares de programas de TV e filmes.

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Tudo isso garante que o cliente do Amazon Prime passe mais tempo navegando pelo site, ou seja, com grande propensão a gastar mais. Qual a vantagem disso? Reter o cliente a longo prazo, aumentando o ticket médio e garantir menos gastos em outra ponta: a de aquisição de novos clientes.

Estudo de caso dos melhores programa fidelidade do mundo – Como a Starbucks faz para vender mais

Recentemente, a marca deu uma reviravolta no seu programa de fidelização como um melhor do mundo, passando a premiar os clientes não mais pelo número de compras, mas tendo como parâmetro o total de dólares gastos com a marca.

Mesmo diante das reclamações dos clientes perante a mudança, ainda temos muito o que aprender com essa gigante do varejo de alimentos em como fidelizar clientes.

E uma das grandes soluções encontradas pela Starbucks foi centrar as informações e recompensas em um aplicativo mobile, dispensado o cartão de fidelidade impresso, que acabando caindo no esquecimento do cliente. Isso realmente tem inspirado muitas empresas a utilizarem a tecnologia a favor da retenção de clientes, deixando a fidelização fluir de forma natural e duradoura.

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Para completar, a Starbucks criou uma estratégia de recompensar os clientes dos mais altos níveis de fidelidade com troféus de recompensa, como produtos exclusivos.

Agora é hora de avaliar o que o seu negócio pode oferecer de valor além do que o cliente já espera, para que esse ciclo não termine na primeira experiência de compra.

E o mais importante: apesar de serem cases de grandes empresas, as ideias aplicadas são compatíveis com qualquer tamanho e segmento de varejo.

O desafio é usar a criatividade para diferenciar o seu programa de fidelidade da concorrência, criar uma dinâmica simples de acompanhamento para o cliente e garantir recompensas que façam realmente a diferença.

Confira também: Guia definitivo para fidelizar clientes em seu negócio físico e vender mais para eles.

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