Você sabia que muitas empresas fecham no Brasil e o motivo disso nem sempre são os impostos e burocracias?
Não conhecer o seu cliente ou não se esforçar para entregar o melhor produto ou serviço pode ocasionar a falência de um negócio. Aprenda 4 medidas simples para implementar hoje mesmo no seu negócio!
Os pequenos negócios, composto pelas Microempresas (ME) e pelos Microempreendedores individuais (MEI), são de grande importância para o país.
Afinal, segundo SEBRAE, cerca de 98,5% do total de empresas privadas, representam 27% do PIB, e ainda, são responsáveis por 54% dos empregos formais, isso quer dizer que eles empregam mais que as grandes empresas.
Ainda que os números sejam grandes, as dificuldades enfrentadas pelos pequenos negócios são diversas, e se manterem ativas no mercado demanda muito planejamento e melhoria constante.
O que comprova isso são dados levantados pelo SEBRAE que aponta que 1 a cada 4 pequenos negócios, fecham antes de completar 2 anos de mercado.
Entre os motivos que fazem essas empresas fecharem as portas estão a falta de lucro, impostos elevados e falta de apoio. mas a verdade é que parte dos empreendedores não levantam dados importantes sobre o mercado e não planejam, o que resulta na morte de negócio.
Muitas empresas são boas e possuem produtos bons mas as falhas na gestão acabam trazendo resultados indesejados para os empreendedores.
Diante dessas informações você pode avaliar como está o seu negócio. Ele está indo mal? Bem? E mesmo que você responda que ele está bem, será se ele não poderia melhorar?
Verdade é que empreender é trilhar um caminho de inovação e de melhoria constante. E para isso, o empresário deve ficar de olho nas oportunidades para alavancar o seu negócio.
Uma área que é necessário ficar bastante atento e investir nela é no atendimento. Sem o cliente satisfeito com o seu negócio, as coisas não irão bem por muito tempo.
Atente-se a esses quatro pontos para você oferecer um bom atendimento para seu cliente.
Esses quatro pontos foram desenvolvidos pelo Sebrae para melhorar a qualidade das pequenas empresas.
1- Serviços
Atualmente existe o conceito marketing de serviços, o que se trata de um conjunto de táticas que falam sobre a utilidade do produto, gerando valor para o cliente.
Na prática, a empresa precisa surpreender o cliente, seja com canais de comunicação -como as redes sociais-, empatia, segurança diferenciada no local, cortesia, algum tipo de consultoria -melhorando a experiência da compra- e outros.
O serviço é aquele “algo a mais” que faz o cliente escolher determinada marca diante de tantas outras.
Se seus clientes não estão fidelizando ao seu negócio ou se novos clientes não têm chegado, reveja sobre o que você tem oferecido além do produto em si. O cliente de hoje em dia buscar mais que suprir uma necessidade, ele busca boas experiências, e são os serviços que ajudam a proporcionar isso.
2- Elementos tangíveis
Os elementos tangíveis são coisas físicas que influenciam na performance do serviço do produto. Além de representar o produto em si, são tangíveis: o ambiente do seu negócio, as embalagens, sacolas e outros.
Você já parou para analisar se talvez não é hora de mudar alguma coisa na decoração, máquinas, ou ainda, a forma como você apresenta o seu produto?
3- Pessoal
O negócio é composto por pessoas. A não ser que ele seja como a loja da Amazon, que dispensa atendente de caixas. Fora isso, ele necessita de pessoas para funcionar. E essas pessoas meio que constrói a “cara” do negócio. Para isso, é necessário alinhar bem sobre como a marca é e como os colaboradores estão se posicionando.
4- Melhoria
Pensar na melhoria é pensar na satisfação do cliente das partes que envolvem negócio.
Todo negócio erra, porém é preciso avançar e melhorar. Isso não significa que o negócio vai ficar perfeito, significa que ele vai começar a errar em outras coisas, porém, coisas novas. E é por isso que a melhoria precisa ser contínua.
Só melhora quem ouve. Você tem oferecido canais onde seus clientes e fornecedores possam sugerir melhorias?
Além de ouvir os clientes e fornecedores, é preciso ouvir os colaboradores, e além disso, transmitir a eles a importância de valorizar e ouvir os clientes.
Empreendedores precisam aprender rápido com os erros para se diferenciar dos concorrentes, para se manter no mercado, fidelizar os clientes atuais e conquistar novos.
O seu produto pode ser muito bom, mas, ele precisa de apoio para ser vendido continuamente e não cair no esquecimento.
Esses 4 pontos que foram abordados são alguns exemplos de coisas que você pode fazer pelo seu negócio de forma simples e prática. É necessário também que você pratique todas, afinal uma está relacionada com a outra.
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