sábado, outubro 16, 2021
Soft Bell Sorvetes

Marketing Sorveteria: como a Soft Bell Sorvetes foi da “quase-falência” para a loja sempre cheia!

Casos de sucesso
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Uma boa estratégia de Marketing Sorveteria é a chave para ter uma loja sempre cheia.

Foi exatamente essa a estratégia que a Lenita, proprietária da Soft Bell Sorvetes adotou em 2018 para alavancar suas vendas, encher a sorveteria de clientes e ainda provar para o mundo que era uma empreendedora de sucesso.

Descubra o case de sucesso de Marketing para Sorveteria que ajudou uma simples empreendedora a se livrar da falência e manter a sorveteria sempre cheia, mesmo em época de altos impostos, crise econômica e competitividade!

Trata-se do maior caso de sucesso de Marketing para Sorveteria do mercado varejista!

Desde pequenos ouvimos que “a prática leva à perfeição” e isso reforça como as experiências moldam você rumo ao sucesso, seja no Marketing de uma Sorveteria, ou de qualquer outro negócio físico, que lida com impostos caros, encargos e um mercado competitivo.

Na Era da informação em que vivemos, contamos com mais uma vantagem: “vivenciar” a experiência de outros e aprender com seus erros e acertos para potencializar ainda mais o nosso raciocínio na hora de fazer escolhas.

Foi refletindo sobre isso que a ideia de compartilhar algumas das experiências com as quais me deparei ao trabalhar em conjunto com mais de 400 empresas de pequeno e médio varejo surgiu.

Em outro artigo contamos a história do Roberto do Meats Grill Express e sobre como ele insistiu no sonho até fazer acontecer.

Foi um outro estudo de sucesso de Marketing para negócios físicos, como é o caso da sorveteria também.

E por causa desse texto, outra pessoa entrou em contato conosco e compartilhou uma história que merece ser contada!

Hoje você vai conhecer a superação da Soft Bell Sorvetes e descobrir como a estratégia de publicidade dessa sorveteria pode ajudar a sua a explodir as vendas.

A Soft Bell é a menina dos olhos da Lê e surgiu com uma proposta que todo cliente busca: o aconchego.

Como toda empreendedora de sucesso, a Lenita não pensou apenas em construir um Marketing de Divulgação para a Soft Bell, mas também se preocupou em ter como publicidade para sua sorveteria uma excelente experiência para o cliente!

Para alcançar o resultado dessa estratégia de Marketing da Sorveteria, a Lê fez um estudo de público muito aprofundado.

Passou diversos meses observando, lendo e anotando sobre o que fazia as pessoas se sentirem confortáveis em um empreendimento comercial.

Foi só a partir desse estudo que o ambiente começou a ser montado, com tudo minimamente planejado. E, no fim, a estrutura ficou linda, viu? Quem já visitou sabe como o local parece uma extensão da sua casa!

Um verdadeiro Marketing de Experiência para Sorveterias invejarem!

Com o ambiente montado a Lê partiu para se dedicar ao estudo de como produzir seu produto da melhor forma possível.

Foram inúmeras e extensas conversas antes de escolher fornecedores; horas diárias aprendendo sobre as obrigações legais de empreendimentos do ramo; centenas e centenas de tentativas de encontrar a receita ideal… enfim.

Você que já iniciou um negócio do zero, munido apenas da força de vontade, sabe como essa etapa é delicada, não é?

Mas a Lê fez tudo com muita empolgação e depois de algum tempo chegou a um sorvete leve, saboroso, inspirado nos gelatos italianos e com um preço acessível.

Estava tudo pronto para o caminho do sucesso ser trilhado!

Mas não bem foi assim. O caminho é muito mais complexo antes do sucesso do Marketing da Sorveteria.

A Soft Bell abriu as portas, mas os clientes não quiseram entrar. O movimento era baixo demais para pagar as contas do local.

Ela sentia que a divulgação da sorveteria ainda estava fraca!

A Lê não se desesperou no início porque achou que era “coisa de primeiros meses”. Só que os primeiros meses passaram e o aperto financeiro não. Foi aí que a Lê se deixou abater.

“Não tem nada de inovador em abrir uma sorveteria”

“Hoje em dia todo mundo é fitness. Não tem mais espaço para sorveterias”

“Sorvete é produto de temporada. Não dá pra viver disso o ano inteiro!”

Os “sabichões do mundo dos negócios”, também conhecidos como certos amigos e parentes, e que provavelmente também estão presentes na sua vida, logo começaram a desestabilizar ainda mais o emocional da Lê.

Aquelas palavras eram como agulhas que feriam seus ouvidos e coração. Depois de algum tempo, ela começou a acreditar que tudo aquilo que diziam era verdade.

E quase que a história do maior caso de Marketing para Sorveteria não foi contado…

O desespero bateu!

Com o baixo movimento, as contas apertando, os incrédulos distribuindo críticas, a Lê notou que precisava mudar algo no estabelecimento.

Foi aí que ela deixou aquela proposta inicial super legal para trás e começou a fazer uma mistura doida de funções no seu estabelecimento.

Ela praticamente bagunçou o marketing de experiência que a sorveteria tinha!

A Lê começou a jogar um caminhão de produtos fora do cardápio para vender na Soft Bell e tentar chamar a atenção de clientes. Os investimentos foram muitos e bem variados na busca por uma tática de atração.

Não funcionou. Nada disso foi responsável pelo sucesso.

O “último” mês

Apesar do investimento, a situação na sorveteria não mudou. O empreendimento já tinha virado um “gerador de prejuízos” muito grande.

Aconteceu mais de uma vez do caixa ser fechado no fim do dia sem uma venda sequer.

Desgastada, sem apoio e sem mais dinheiro do próprio bolso para investir, a Lê começou a pensar sobre fechar as portas do Soft Bell.

Decidiu tentar por mais um mês e se não encontrasse melhoras aparentes, desistiria do sonho. E ao que tudo indicava nas duas primeiras semanas, essa melhora realmente não viria.

O sopro de esperança: a descoberta que começou o sucesso do marketing da sorveteria!

Depois de um dia de trabalho cansativo, a Lê foi ao ParkSushi. Na hora de pagar a conta, o garçom perguntou se ela gostaria de ser fidelizada e acumular pontos como cliente do restaurante japonês.

Ela aceitou e, após receber a mensagem, decidiu baixar o aplicativo em casa. Gostou da interface e funções e então decidiu pesquisar mais um pouco sobre ele.

Descobriu na internet que ela podia experimentar a plataforma sem custos e sem compromisso durante 3 dias e então o fez naqueles dias que “restavam” ao seu empreendimento.

Com os materiais produzidos pelo StayApp em mãos e o treinamento da equipe, a Lê conseguiu enxergar o que não estava conseguindo ver antes: o problema não era a proposta do seu negócio, mas sim a falta de construir um relacionamento com o cliente da sorveteria.

Faltava relacionamento no marketing da sorveteria dela!

Depois disso, sabendo qual era o problema real e focando nas soluções necessárias, consciente de que investir em relacionamento e fidelização com o cliente fazem a instituição vender mais, a Lê finalmente começou a ter retorno financeiro e pôde voltar a acreditar no seu objetivo.

A estratégia de marketing proposta para a sorveteria na plataforma era bem simples:

A partir de agora todos os clientes que chegavam ao balcão da sorveteria eram bem servidos, como de costume, e após adquirir o produto o operador do caixa dizia “você quer participar do nosso Programa Soft Vip?

Quando você lê isso imagina uma espécie de cartão de fidelidade de papel, certo?

Errado!

Após concordar com o pedido do caixa, o cliente passa seu número de telefone para o operador e aí a mágica começa!

A plataforma automatiza disparos de Marketing e Publicidade para a sorveteria!

Por exemplo: se o cliente não retornasse em 7 dias chegava a seguinte mensagem para o cliente!

Heeey, aconteceu algo? Você sumiu, bastante tempo que não vem nos visitar! Estamos com saudades aqui na SoftBell Sorveteria

Imagine quantas vendas a sua sorveteria faria, exclusivamente após receber uma mensagem como essa?

E adivinha? Tudo isso automatizado. Se o cliente voltassem dentro do período de 7 dias a mensagem era totalmente diferente.

E dessa forma o Marketing da Sorveteria Soft Bell se tornou personalizado e extremamente efetivo!

Nas palavras da própria Lê:

Eu posso ver tudo que acontece na minha loja, de qualquer lugar. Eu consigo agradar meu cliente. Consigo também ver meu crescimento e minha evolução, após esse marketing na minha sorveteria. Posso ver o meu cliente satisfeito cada vez que ele vem até a sorveteria e comenta quanto ainda falta para completar a promoção no programa.

Veja o vídeo no qual ela conta como a chave virou após o sucesso da Publicidade Personalizada para a Sorveteria dela:

Agora a Soft Bell conta com um cardápio consolidado e não precisa mais investir em produtos fora do contexto da proposta.

A mudança foi tão exponencial que recentemente ela precisou aumentar o seu plano porque o antigo não era mais capaz de trabalhar com a base de clientes fiéis da sorveteria.

E a melhor parte dessa história foi quando a Lê nos contou sobre os planos para o futuro da sorveteria. O negócio que estava quase fechando as portas, agora já tem uma meta que vou resumir em uma palavra: FRANQUIAS!

Felizmente, a Soft Bell não foi uma das 341,6 mil empresas fechadas no Brasil nos últimos anos. Apesar de ter visto as coisas escurecerem, no fim a empresa conheceu o sucesso.

Talvez você também esteja em uma situação parecida com a que a Lê enfrentou. Não desista antes de esgotar todas as opções. Clique aqui e experimente o Stay gratuitamente no seu negócio para começar a vender no modo automático.

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2 thoughts on “Marketing Sorveteria: como a Soft Bell Sorvetes foi da “quase-falência” para a loja sempre cheia!

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