Marketing para Delivery: Conheça as 10 Melhores Estratégias!

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Uma empresa de alimentação que não possui serviço delivery hoje, pode ser considerada atrasada no mercado. Por isso é de extrema importância investir em marketing para delivery. Quem diz isso são os próprios dados da Associação Brasileira de bares e Restaurantes (Abrasel), os quais mostra um faturamento anual de R$ 9 bilhões em todo o país.

O número revela a importância de ter não apenas um serviço delivery para sua empresa, mas também como é essencial se destacar em meio a tantas ofertas. Isto é, se você tem um estabelecimento no setor alimentício e ainda não implementou o delivery, está na hora de mudar.

Em contrapartida, caso sua empresa já possua, vale a pena repensar estratégias para valorizar o negócio e aprimorar as vendas. Pensando nisso, separamos algumas dicas de ouro para ajudar no caminho.

Por que investir em marketing para delivery

Primeiro de tudo, é essência que o consumidor saiba sobre a existência da oferta no seu restaurante. Para fazer isso acontecer, antes o ideal é fazer uma pesquisa do público-alvo, a fim de entender quais seriam os melhores meios de comunicação com ele.

A partir desse estudo, é possível criar um plano de divulgação mais assertivo. Porque por meio dele, você irá descobrir se o seu público é assíduo de alguma rede social. Quais produtos eles tendem a consumir pela internet. Quais são seus hábitos enquanto navegam.

Todos os dados obtidos são levados em consideração na hora de criar o planejamento. Essas são informações que fazem toda a diferença quando postas em práticas.

10 melhores estratégias de marketing para delivery

Depois de criar o planejamento de marketing para delivery, o próximo passo é pensar nas estratégias para melhor desenvolvê-las. A partir delas, você o caminho para atingir seus objetivos fica mais claros, da mesma forma o aumento do lucro assim que a ação começa a ser executada. Confira o que pode fazer para acertar o alvo!

1 – Alinhe todo o processo do delivery

Antes de tentar captar clientes, o ideal é estruturar o processo de entrega. Isso significa definir a região que atenderá aos pedidos. A entrega será realizada num raio máximo de 5 Km? De 10 km? Ou sua estrutura permite atender toda a região metropolitana da cidade?

Sendo assim, é importante estabelecer três pontos antes de começar a divulgação do delivery:

  • Área de entrega
  • Horário de funcionamento do delivery
  • Equipe para realizar as entregas

2 – Integração do serviço ao site

Depois de organizar o processo de delivery, eis que chega o esperado momento para a divulgação. Um dos primeiros lugares para mostrar ao público a novidade é o próprio site do restaurante.

O melhor é que o anúncio seja visível assim que a pessoa o acessar. Faça uma landing page ou coloque uma seção especial para ele, onde poderá detalhar com exatidão todo o seu funcionamento. Lembre-se também de sempre colocar as formas de contato (telefone/WhatsApp), horários de atividade e, claro, se tiver aplicativo, disponibilize o link para o cliente baixar

3 – Tenha materiais gráficos

Mídias off-line ainda são bastante utilizadas para divulgação, pois trazem resultados. Uma ideia é usar materiais gráficos para comunicar sobre o delivery. Pode ser folders, folhetos e o próprio cardápio.

Eles podem ser entregues junto com o pedido e também disponibilizados in loco, para os clientes que frequenta o local. Dependendo da região, ainda vale considerar fazer panfletagem.

4 – Personalize a entrega

Seja por meio dos uniformes dos entregadores ou na caixa de transporte, esses meios são outras opções válidas para divulgar o delivery do seu estabelecimento. Mostre a logo a empresa, o slogan e até mesmo o nome. O mais importante é chamar a atenção para o serviço.

5 – Divulgação nas redes sociais

Uma ação essencial nos dias de hoje. Implementar ou aprimorar o serviço de delivery sem notificar em suas redes sociais é praticamente inaceitável. Os brasileiros passam a maior parte do tempo livre navegando por elas, portanto, esse é um dos melhores meios para fazer marketing.

6 – Mídias pagas

Desembolsar uma verba para a propaganda do seu negócio também é um investimento. Praticamente todas as mídias digitais possuem impulsionamento, como Facebook, Instagram e Twitter. Faça um teste nas quais seu empreendimento está cadastrado e veja qual a melhor opção.

Vale lembrar que, para o site, existe os links patrocinados no Google Adwords, o qual é uma ótima ferramenta para alcançar mais usuários.

7 – Crie plano de fidelidade

O programa de fidelidade tem sido uma prática amplamente utilizada no mercado. Existe várias formas de implementar a ideia, sendo uma delas a some de pontos. A cada pedido, o cliente ganha X pontos, os quais poderão render uma entrega grátis ou qualquer outro brinde.

A StayApp te ajudar a criar uma estratégia de marketing para delivery ideal, oferecendo cardápio/catálogo digital gratuitamente, além do serviço de fidelização. Saiba mais sobre ele clicando AQUI.

8 – Use fotos profissionais

Quando o assunto é divulgar seu trabalho, não tenha miséria. Nada de imagens com baixa qualidade, sem foco, fora de quadro e nenhuma produção. Lembre-se que a comida é vendida primeiro aos olhos. Por isso, capte a atenção do cliente por meio de uma foto com padrão profissional. No fim, técnica faz total diferença.

9 – Atente-se ao Instagram

Dentre as atuais redes sociais, o Instagram é um dos mais usados no mundo. Então, nada mais certo dar uma atenção especial a ele. Isso implica em planejar conteúdo, montar estratégias voltadas para ele. Acertar na imagem, no texto e nos formatos dos stories.

10 – Qualidade gera engajamento

Engajamento é o outro que toda a empresa procura na internet. Quanto mais engajamento sua marca tiver, mais atenção ela irá conquistar. Para alcançar esse nível, você deve produzir conteúdos de qualidade, através de fotos, vídeos e memes. Analise qual estratégia é a melhor para sua empresa.

Bônus – Cupons

No mundo do delivery, quem oferece cupom é rei! Não tem jeito, vez ou outra você terá de liberar alguns cupons, pois essa é uma palavra que brilha na tela para os clientes. Além de ser uma forma de fidelizar o consumidor, também pode ser uma oportunidade para gerar engajamento.

Para conseguir o cupom, a pessoa terá de marcar algum amigo no comentário, ou compartilhar a publicação, ou mesmo enviar a propaganda para X amigos. Oferecer cupons também é uma forma de estratégia.

Que tal essas estratégias de marketing para delivery? Com o planejamento certo e cuidado, as dicas viram lucro!


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