Marketing Gastronômico: O Que É e 5 Dicas de Estratégias

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Você trabalha, ou pensa em abrir um restaurante, uma lanchonete, uma pizzaria ou qualquer outro empreendimento que envolva estabelecimentos alimentícios? Então precisa conhecer, detalhadamente e mais a fundo, o conceito de marketing gastronômico. 

Quando pensamos no marketing tradicional, ou mesmo no marketing de conteúdo, tendemos a imaginar que os seus fundamentos funcionam para qualquer tipo de negócio. Isso não é verdade. Certas áreas precisam pensar no marketing do seu negócio de forma única, 

Afinal, o que é Marketing Gastronômico? O marketing gastronômico é um tipo de marketing voltado apenas para estabelecimentos alimentícios. Ela visa pensar estratégias que angarie clientes e fidelize-os. Apesar disso, essas ações só funcionarão, se a empresa tiver um bom produto e atendimento na sua base. 

Antes de irmos para as dicas de estratégias para esse tipo de estabelecimento, preparamos três dicas para você implementar o marketing gastronômico com sucesso!

O artigo foi dividido da seguinte forma:

Implementando o marketing gastronômico em 3 passos

1 – Público-alvo

Tanto no marketing gastronômico, quanto em qualquer outro tipo específico de marketing, é importante que a empresa conheça bem que é o seu público-alvo e como ele age. Lembre-se que ele é diferente em cada tipo de negócio, e varia muito entre os tipos de estabelecimento alimentícios. 

Trate de definir a faixa etária do seu público, quais são os seus interesses principais, as suas dificuldades e dores, os seus hábitos, entre todas as outras características que os seus clientes têm em comum. Todas essas informações são valiosas, e definirão as ações do marketing gastronômico.

2 – Experiência do cliente

Se você deseja que qualquer ação de marketing funcione no seu estabelecimento, precisa primeiro garantir a boa experiência do mesmo. Isso irá garantir que o cliente volte a consumir no seu estabelecimento. 

A sua empresa precisa investir em um ambiente bem organizado, com mesas e cadeiras confortáveis, música de fundo agradável e, principalmente, uma comida muito gostosa. 

Também dê atenção às refeições entregues pelo serviço de delivery. Invista em embalagens de alimentos adequadas e uma boa montagem dos pratos. Isso irá garantir que ele compre novamente. 

3 – Redes sociais 

Para que as ações de marketing funcionem, é preciso dedicar tempo e dedicação para as redes sociais. Elas precisam ser bem cuidadas para que a imagem do seu estabelecimento na internet seja o melhor possível. 

Para começar, incentive que os seus consumidores postem fotos dos seus produtos nas redes sociais e insiram a localização do seu estabelecimento.

Estimule o check-in no Facebook para obter acesso ao Wi-Fi, crie promoções e sorteios ou tenha algo divertido no estabelecimento que faça com que seus clientes queiram tirar fotos para publicar. 

5 Dicas de estratégias de marketing gastronômico 

1 – Eventos

É importante participar de eventos locais nos quais seus consumidores possam ter interesse. Todo tipo de evento é válido, indo de festas até mesmo as feiras. 

Isso possibilitará encontrar pessoas que se encaixem no seu público-alvo e divulgar a sua marca e os seus produtos para elas. Participe de eventos que seja possível preparar e entregar os alimentos de forma semelhante feita no seu estabelecimento. 

Essa será a primeira experiência de parte do público com seu estabelecimento, e a primeira impressão precisa ser boa. 

2 – Ações beneficentes 

Ser voluntário ajuda, e muito, no marketing gastronômico. Muitas possibilidades existem, como a promoção de um evento beneficente no estabelecimento. 

Nesse dia, a comida precisa ser, no mínimo, extraordinária. De preferência, crie um prato especial só para aquele dia. Faça o marketing em cima do acontecimento com antecedência, promovendo o engajamento do público na ação.

3 – Geolocalização 

Garanta que o seu restaurante esteja presente nos principais aplicativos de geolocalização, por exemplo iFood e o TripAdvisor. Confirme a localização e reivindique a propriedade. Isso é essencial para a atração de clientes.

Para melhorar a visibilidade da empresa, configure o Wi-Fi do Facebook no seu negócio. Dessa forma, o cliente terá que realizar o check-in quando for usar os serviços. 

4 – Identidade no marketing

O seu estabelecimento certamente tem um manual de identidade visual em que estão contidas as informações mais relevantes do empreendimento. Nele devem estar informações como: 

  • a paleta de cores;
  • o logotipo;
  • a missão;
  • a visão;
  • os valores.

Para qualquer ação de marketing que a empresa for realizar, é necessário ter como fundamento esse manual. Ele contém todas as informações que a sua empresa deseja transmitir para a frente. 

5 – Valor agregado 

Para qualquer ação dentro da sua empresa, é necessário uma estratégia de marketing. Lançar um novo prato, oferecer um ingrediente diferente ou propagar uma bebida que agora está disponível no seu estabelecimento deve ser acompanhada de uma estratégia de marketing. 

Dentre as estratégias possíveis, a mais interessante, como também mais usada, é o valor agregado. 

Quer um exemplo? Pense em uma nova bebida. Escolha o carro-chefe e monte um combo com a nova bebida. Dessa forma, o novo produto vem com um valor agregado. 

Outro exemplo é o lançamento de um novo prato. Coloque um preço com menor lucro na novidade e comercialize junto com a sobremesa mais vendida ao preço normal.


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