sábado, outubro 16, 2021

Marketing em Farmácias e Drogarias: Como ajudamos uma farmácia a faturar R$ 11.103,81 com um simples disparo de mensagem

Casos de sucesso
Curtiu o post? Então compartilhe!

Apesar de bater frequentemente nesta tecla quando auxilio pequenas e médias empresas do varejo a alcançarem seus potenciais de crescimento, muitos gestores ainda subestimam o valor deste recurso valioso que é o disparo de SMS para o cliente.

Aproveite para ouvir o episódio “Growth hacking – técnicas não convencionais para negócios FÍSICOS”!

Sendo um canal direto e que o público tem constantemente nas mãos, utilizar o SMS marketing

faz com que a comunicação entre empresa e cliente alcance uma eficácia que merece atenção.

Foi com base nisso e seguindo uma estrutura que você conhecerá hoje que a Naturofarma, parceira StayApp, otimizou seus disparos de SMS e chegou a alcançar o incrível retorno de R$ 11.103,81 com apenas um simples disparo!

Você está prestes a ver uma grande estratégia (que pode ser utilizada por você!) de marketing em farmácias e drogarias:

Com vocês, a Naturofarma!

Fundada em 1980 no centro da cidade de Goiânia, a Naturofarma é fruto do sonho de atender todo o estado de Goiás com produtos de qualidade excelente.

Priorizando a transparência e satisfação dos clientes, a empresa já conquistou credibilidade entre os profissionais das mais diversas áreas da saúde.

A gestão da Naturofarma sempre encarou os desafios que apareceram em sua história com ânimo e buscou o desenvolvimento.

Foi justamente a filosofia de sempre entregar o melhor que podiam ao público que fez com que essa farmácia de manipulação chegasse ao Stay.

A Naturofarma já possuía uma base concreta de clientes, mas ainda não tinha encontrado uma boa forma  de administrá-los para potencializar os ganhos financeiros e deixá-los ainda mais satisfeitos com o serviço.

Depois de conversarmos um pouco, percebi que, além dos outros benefícios que já mencionamos em outras ocasiões que você alcança com um bom programa de fidelidade, uma das maiores necessidades da Naturofarma era um canal simples, direto e eficiente para comunicar as informações necessárias sobre novidades, promoções, avisos e etc para seu público. Foi aí que explicamos um dos processos possíveis a clientes Stay.

O retorno eficiente a uma automação de distância

Se em 2013 pesquisas já indicavam que 97% das mensagens de texto enviadas ao celular eram abertas, enquanto os e-mails só chegavam a 22% de abertura, imagine só como tem sido o avanço desses números hoje em dia, onde os smartphones têm ganhado cada vez mais relevância na rotina da população.

É aí que se enxerga uma grande oportunidade de inserir a sua marca no dia a dia do cliente! Baseando-se uma estrutura simples e funcional, você pode falar com o público diretamente e estabelecer a comunicação desejada.

Com uma cobertura inigualável, o disparo de SMS é praticamente uma garantia de entrega, uma vez que é uma função nativa de todos os aparelhos, dos mais simples aos mais modernos.

Vale pontuar também que não é necessária a conexão com internet para se receber um SMS, o que é particularmente positivo quando se pensa em questões de timing.

Com as duas características já mencionadas de cobertura mais ampla e recebimento mais fácil de acessar, o SMS acaba por ter algumas vantagens sobre plataformas como, Facebook e Instagram. Os ADS, mais especificamente, não são entregues de forma tão direta e por isso são constantemente mais ignorados.

E a vantagem quando comparada a plataformas fora do celular é ainda mais gritante, uma vez que quase metade dos brasileiros verifica seu celular compulsivamente.

A estrutura

Cientes dessas informações, o pessoal da Naturofarma concordou em experimentar o disparo automático de SMS marketing seguindo algumas dicas para sua estrutura.

5 dicas de marketing em farmácias e drogarias:

Abaixo eu te mostro 5 dicas essenciais para quem quer aprender a fazer marketing em farmácias e drogarias de forma correta.

Atenção total à ortografia:

É normal que as pessoas se fiquem um pouco desleixadas com a gramática em um espaço de texto tão pequeno quanto o dessas mensagens, mas isso acaba com toda a credibilidade da informação. Lembre que por vezes alguns indivíduos tentam aplicar golpes por essa plataforma, então um texto mal escrito pode ser filtrado como “criminoso”.

Vá direto ao ponto!

Como já mencionamos, o espaço é bastante limitado dentro da caixa de texto de um SMS. Então seja objetivo, sem rodeios. Solte logo a informação.

Incentive que o cliente realize uma ação com limitação de tempo

É natural que as pessoas adiem com certa frequência as ações que vão realizar. Para evitar isso, coloque uma data limite na ação que você deseja que seu cliente realize. Um exemplo é definir um prazo de validade para a promoção que você acabou de apresentar a ele.

Aproveite momentos estratégicos

Saiba utilizar o tempo a seu favor. Uma mensagem depois de uma compra, durante um aniversário, em uma data comemorativa importante para o público e etc vão causar um impacto muito maior no cliente durante a leitura e trazer aspectos positivos ao seu relacionamento com a base.

Estimule a fidelização do cliente

Um cliente fidelizado é um recurso poderoso. Por isso é importante fazer com que ele sinta vontade de retornar ao seu estabelecimento com frequência. Ofereça vantagens para ganhar um lugar prioritário na preferência dele.

Levando tudo isso em consideração, a Naturofarma colocou sua automatização em prática.

Com um conteúdo de qualidade e estratégia bem articulada, eles aproveitaram o recurso oferecido pelo StayApp em que se permite disparar a mensagem na hora certa, baseando-se no retorno (ou no não-retorno) do cliente ao estabelecimento.

O resultado você já pôde conferir no título, mas é sempre bom relembrar: um retorno de um impressionante montante na quantia de R$ 11.103,81.

A automação da Naturofarma continua surpreendendo e mostrando que uma estratégia bem elaborada traz retorno até na mais subestimada das plataformas.

E você? Já começou a planejar a sua tática para usar o disparo automático de SMS como um recurso poderoso para o relacionamento com a clientela e assim aumentar a sua receita? Então agora é a hora de botar as dicas em prática!

Quer ver outros casos de sucesso de quem utiliza StayApp? É só clicar aqui para ler mais artigos relacionados.


Curtiu o post? Então compartilhe!

4 thoughts on “Marketing em Farmácias e Drogarias: Como ajudamos uma farmácia a faturar R$ 11.103,81 com um simples disparo de mensagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *