marketing digital para bares e restaurantes

Marketing Digital Para Restaurantes e Bares: Dicas Para Começar Agora!

Bares e Restaurantes
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Falar em marketing digital pode fazer muitos empreendedores tremer na base. Apesar do medo, é essencial e o marketing digital não pode ser ignorado em hipótese alguma. Principalmente para os bares e restaurantes.

Primeiramente, grande parte dos consumidores (grande mesmo) usam a internet para consumo. Ou seja, essa área não funciona apenas para entretenimento e comunicação, mas também para consumo. 

Além disso, é muito raro ver uma pessoa que não possui, ao menos, uma rede social. Consequentemente, existe uma infinidade de consumidores diariamente nas redes sociais.

Dito isso, as empresas precisam criar, obrigatoriamente, uma presença digital forte. Quem não faz isso, provavelmente, está perdendo constantemente vários clientes e vendas. 

Tudo isso também vale para os bares e restaurantes. Atendimento excelente e pratos saborosos são fundamentais, mas estar na internet é tão importante quanto, uma vez que será uma porta de entrada do consumidor. 

Agora você consegue entender a importância do marketing digital para bares e restaurantes?

Se a resposta foi sim, selecionamos várias dicas importantes para criar uma estratégia perfeita de marketing digital para esse tipo de empreendimento.

5 dicas para criar uma boa estratégia de marketing digital para bares e restaurantes:

1 – Público alvo

Inicialmente, antes de tentar atingir o seu público, é necessário descobrir quem ele é. Para isso, você precisa traçar a persona de quem frequenta o seu bar ou restaurante. 

Para determinar o seu público alvo, e tentar atingi-lo na internet, você pode fazer uma pesquisa dos clientes que já frequentam o seu estabelecimento. Reúna alguns deles (10, por exemplo) e faça uma pequena entrevista. 

O objetivo é descobrir as suas principais características. Descubra a idade, estado civil, formação acadêmica, cargo que ocupa. Também é interessante descobrir algumas questões comportamentais. 

Assim, você conseguirá um perfil ideal de cliente que se atrai pelo estabelecimento, e poderá mirar exatamente em pessoas com esses traços na hora de criar o marketing digital. 

Isso é importante porque para que a empresa atire para todos os lados e tenha um foco. O objetivo é atrair pessoas que têm potencial para consumir os seus serviços, e não desperdiçar tempo e dinheiro se comunicando com as pessoas erradas. 

2 – Site do bar ou restaurante

É preciso um site de qualidade para o bar ou restaurante, e não um meia boca. Além disso, ele precisa ter uma usabilidade maravilhosa, ser intuitivo e, acima de tudo, precisa ser otimizado. 

A identidade visual do negócio é um ponto a mais. O local precisa ter uma personalidade marcada, e, através do marketing digital, a sua comunicação será essa identidade visual.

Para o cliente criar um laço com o estabelecimento, o site precisa ter a sua visão, essência e contar a sua história. Acredite, os clientes ficarão motivados a consumir no local. 

Além disso, é preciso prestar atenção em pontos importantes quando pensamos nisso:

  • Responsivo: Trata-se de um site que se adapta a diferentes tamanhos de tela. Atualmente, a maioria dos acessos são de um celular. Consequentemente, o site precisa ser adaptável a qualquer tamanho de tela;
  • Blog: O blog, a longo prazo, pode se tornar um dos canais mais relevantes para atração e retenção de clientes;
  • SEO: O SEO é essencial para que o seu site chegue até as pessoas na internet. SEO é o caminho que leva o cliente até o seu negócio, sem ele, todo o investimento em digital seria em vão.

Por fim, existem algumas outras características que esse site precisa ter, por exemplo:

  • Atender às necessidades do cliente;
  • Ter um botão de reservas online;
  • Apresentar os dados para contato;
  • Possuir os links para as redes sociais utilizadas.

3 – Redes sociais

No planejamento do marketing digital, outro ponto importante são as redes sociais. Lembre-se que realizar promoções, promover eventos, sorteios e descontos por interação com a página são importantes para a estratégia.

Primeiramente, para atrair mais pessoas é interessante criar eventos no Facebook e utilizar o Instagram. Pode ser um momento especial por semana ou por mês. Esse é um bom motivo para os clientes retornarem ao restaurante. 

Já o Instagram tem um apelo visual muito forte. A gastronomia é um segmento que se destaca nessa rede, pois o engajamento com as imagens relacionadas à comida é muito grande.

Para aproveitar, crie promoções. Sorteios de um jantar especial, ou um desconto para quem levar mais três amigos e apresentar a publicação do instagram no estabelecimento. 

Apesar disso, não se esqueça: boas fotos e um feed bem organizado criam uma relevância maior para o seu perfil.

4 – Marketing de relacionamento 

Nunca vamos nos cansar de lhe mostrar a importância do marketing de relacionamento. 

Seguindo as dicas dessa lista, a fidelização do cliente acontecerá naturalmente. Apesar disso, se você quer tornar esse o objetivo do seu plano de negócios, então há algumas coisas mais específicas nas quais você precisa focar.

Por exemplo:

  • Programa de fidelidade;
  • Um canal de comunicação com o cliente;
  • Atendimento de qualidade;
  • Realização de campanhas personalizadas;
  • Monitoração dos resultados dessas campanhas.

5 – Diferencial

Por fim, no mercado nada sobrevive se não houver ao menos um diferencial. É preciso ter pelo menos uma coisa que te diferencie dos concorrentes. Isso é fácil? Claramente não! Algumas dicas são:

  • Aplicativo para pedido: Apesar de já existirem diversos aplicativos de delivery, ter o do próprio bar ou restaurante passar mais credibilidade;
  • Cardápio digital: Recurso que permite o clientes fazer pedidos com mais eficiência e praticidade!

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