Marketing Digital para Produtos Físicos: Saiba O Essencial!

Curtiu o post? Então compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O marketing digital é um dos meios mais eficientes para a divulgação de um produto pela internet. Isso também é válido para os produtos físicos. Quando esse tipo de estratégia é bem executada, é possível que uma grande gama de clientes tenha acesso aos seus produtos. 

Além disso, o marketing digital também pode possibilitar a divulgação das soluções oferecidas, promover a imagem da marca, atrair novos clientes e desenvolver um relacionamento duradouro com eles. Isso é, ou não, um baita de um bom negócio?

O que é o marketing digital?

Antes de falarmos das estratégias de marketing digital para produtos físicos, precisamos primeiramente lembrar a definição de marketing digital. Em resumo, o marketing digital é um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais.

Sobretudo, o objetivo é promover empresas e produtos. Por exemplo, se você tem uma pizzaria – com estabelecimento físico ou só delivery – usará o marketing digital para divulgá-la em todos os cantos da internet: site, blog, WhatsApp e redes sociais. 

Dessa mesma forma, o marketing digital pode ser usado para divulgar produtos físicos. Podem ser tanto produtos físicos vendidos pessoalmente, em lojas, como produtos físicos vendidos em e-commerce. Por fim, quais são as melhores estratégias do marketing digital para isso?

5 estratégias de marketing digital para produtos físicos

Finalmente, como o marketing digital pode funcionar na prática para produtos físicos? A StayApp separou cinco estratégias que podem funcionar perfeitamente no seu negócio! 

1 – Marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é, certamente, uma das principais ações de marketing que existem. Inclusive, ela funciona muito bem se você vende produtos físicos. 

O marketing de conteúdo refere-se à produção e publicação de conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Mais importante do que isso, esses conteúdos precisam ter uma relação com os produtos que você tem a oferecer.

Todos esses conteúdos produzidos tem o objetivo de atrair, nutrir e converter novos consumidores. Além disso, essa também é uma forma de posicionar a sua marca como autoridade no assunto, ou seja, o marketing de conteúdo irá agregar valor a sua marca. 

Quer saber qual é a melhor forma de colocar o marketing de conteúdo em ação? Criar um blog e um site é a melhor opção nesse caso. 

2 – Técnicas de SEO

Se a primeira dica é sobre criação de conteúdo na internet para divulgar os seus produtos físicos, as técnicas de SEO é o que irão garantir que elas sejam eficientes e que cheguem ao seu público. 

Quando um usuário pesquisa na internet sobre algum assunto relacionado ao seu produto, ele precisa encontrar imediatamente o link do conteúdo que você produziu e acesse o seu blog ou site. Isso só será possível se você usar as técnicas de SEO. 

Em resumo, técnicas de SEO são estratégias de otimização de busca (SEO). Por exemplo, você deve inserir palavras-chave no seu conteúdo para que, quando elas forem digitadas nos sites de busca, tipo o Google, o seu post apareça entre os primeiros links.

Isso aumentará o tráfego do seu site a atrair cada vez mais leads. Isso também pode funcionar por meio de links patrocinados.

3 – E-Mail marketing

Em terceiro lugar está o e-mail marketing. Em resumo, são feitos disparos de e-mails para uma lista de contatos a fim de divulgar alguma promoção, algum conteúdo ou incentivar o usuário a executar alguma ação que o faça avançar na compra.

Além disso, com o e-mail marketing você pode segmentar os seus contatos de acordo com diferentes critérios. Consequentemente, dá para enviar o e-mail certo, na hora certa e para o usuário certo.

4 – Redes Sociais 

A estratégia de marketing digital nas redes sociais é realmente muito interessante e pode render bons frutos. Nesses espaços  os consumidores fazem suas pesquisas sobre os produtos que querem comprar, como também pedem recomendações. Não se esqueça que eles lêem os comentários. 

Além disso, as redes sociais são ferramentas para dar maior visibilidade para o seu produto. Ou seja, isso irá gerar grande engajamento. Quer um exemplo prático? Pegue um post do seu site ou blog e faça um post nas suas redes sociais com ele. 

A estratégia para a montagem desses posts irá depender de fatores como o público alvo e o tipo de produto físico vendido. 

5 – Mídia online paga

Por fim, é possível usar mídia online paga.  Eles são chamados de links patrocinados. Por exemplo, dá para pagar o Google para que os seus conteúdos apareçam entre os três primeiros resultados sempre que um usuário digitar alguma palavra-chave associada ao seu produto.

Também dá para fazer com que um banner do seu produto apareça em outras plataformas do Google, como Gmail e YouTube. Isso só é possível por que os algoritmos segmentam os usuários de acordo com suas preferências buscas anteriores.

Enfim, também dá para colocar post patrocinados nas redes sociais, como Facebook e Instagram.


Curtiu o post? Então compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário