Marketing de relacionamento: benefícios para sua empresa ou negócio

Curtiu o post? Então compartilhe!

Classifique este post
[Total: 0 Média: 0]

O marketing de relacionamento pode trazer muitos benefícios para sua empresa ou negócio.

Foi-se o tempo em que era apenas lançar um produto ou serviço no mercado e tentar fazer com que seu cliente o adquirisse.

Hoje em dia as pessoas prezam pela experiência que terão com uma empresa ou marca.

Por isso o marketing de relacionamento tem sido uma das principais estratégias das empresas de pequeno, médio e grande porte.

O que é o marketing de relacionamento e como ele funciona?

Se você quer que a sua empresa cresça, hoje em dia o marketing de relacionamento é algo totalmente indispensável.

Depois que a internet tomou um lugar importante na vida das pessoas, elas tem acesso a mais informações e, agora, tornaram-se mais seletas, logo, estratégias utilizadas no antigo marketing, que tinha em vista apenas vender um produto ou serviço, já não funcionam mais nos dias atuais.

Hoje em dia a empresa que deseja crescer e se desenvolver, alcançando mais e mais pessoas, precisa trabalhar no relacionamento com o seu cliente.

O principal patrimônio que as empresas tem hoje em dia são os seus clientes.

Se um estabelecimento comercial físico que vende bastante mudar o nome, dificilmente seus clientes deixarão de comprar ali por causa disso. Isso porque o cliente já construí um relacionamento e confia naquela empresa

O marketing de relacionamento se concentra no seu cliente, no objetivo da sua empresa ou negócio em oferecer uma experiência positiva para ele. E tudo isso trará benefícios para a fidelização de clientes e para o desenvolvimento da sua marca.

As empresas investem nesse tipo de marketing porque, dentre os diversos benefícios, os custos que terão sobre ele representam apenas uma pequena parcela diante dos benefícios que trarão para o seu negócio.

Como fazer isso?

Existem diversas maneiras de se trabalhar com o marketing de relacionamento.

No caso de empresas físicas, você pode contar com o uso de aplicativos, afinal de contas estima-se que atualmente no Brasil o número de celulares é maior do que o de pessoas. E, certamente, seu cliente possui um aparelho celular.

Como as pessoas hoje em dia passam grande parte do tempo usando seus celulares, a melhor maneira de criar um relacionamento com o seu cliente é usando os recursos digitais para atrair sua atenção.

É possível utilizar um aplicativo de automação de marketing. Com ele você pode fazer o envio automático de mensagens para seus clientes de forma segmentada.

Mas talvez você possa estar se perguntando “mas como assim?”.

Com a automação de marketing você consegue lidar com os diferentes tipos de clientes que visitam seu estabelecimento: aqueles clientes que compram ocasionalmente, aqueles clientes que fizeram apenas uma compra e não retornaram ou mesmo aqueles clientes assíduos.

Você pode programar mensagens automáticas para cada um desses clientes e, com isso, ter melhores retornos.

As ações que são utilizadas no marketing de relacionamento são voltadas para os seus atuais clientes.

Contudo, elas acabam impactando indiretamente os novos clientes. Já que os clientes fidelizados poderão falar sobre seu negócio para outras pessoas.

Por que você deveria fazer uso do marketing de relacionamento?

Se você deseja fazer a fidelização de clientes e melhorar os resultados do seu negócio (em vendas ou desenvolvimento da sua marca), o marketing de relacionamento é essencial. Mas, a seguir estaremos te apresentando alguns benefício que esse tipo de marketing traz para sua empresa ou negócio.

Aumento das vendas

Obviamente, quando você trabalha com marketing de relacionamento estará melhorando a imagem da sua empresa e os benefícios nas vendas provém tanto por parte dos atuais clientes que compraram mais de você, quanto de novos clientes que ficarão sabendo do seu negócio.

Baixo investimento

Quando você compara os custos de adquirir novos clientes com os de manter os seus atuais, verá que os custos de manter um cliente são menores.

Mas é importante adotar estratégias que beneficiem ambos os lados (tanto a empresa quanto o cliente).

E para as empresas de pequeno porte que querem crescer, contudo não desejam investir muito ou não disponham de recursos para isso, saiba que o marketing de relacionamento te permite investir de maneira a não comprometer seu orçamento.

Construir autoridade

Quando você constrói autoridade para sua empresa ou negócio isso faz com que seus clientes confiem em você. Que ver um exemplo de como a autoridade é importante?

Vamos supor que você tenha ido até o escritório de um advogado e ele esteja vestindo roupas de praia (camisa florida, chinelo e uma bermuda).

Agora digamos que você tenha ido ao escritório de outro advogado que está vestindo roupa terno e gravata. Qual desses te passaria mais autoridade no assunto? Obviamente o que estiver de terno e gravata.

Diversas redes de fast food, por exemplo, tem adotado o marketing de relacionamento através de programas de ponto (uma das principais estratégias desse tipo de marketing) e tem consegui construir autoridade no mercado.

Quando uma pessoa compra e é convidada a participar de algum programa de benefícios, geralmente ele retorna (afinal, as pessoas gostam de ganhar coisas).

E, com isso, se ela gostar da sua empresa, certamente irá recomendar. Tudo isso gerará mais autoridade para sua marca.

Um atendimento mais humanizado que gera retornos

Os sistemas de atendimento automático hoje em dia ajudam a deixar o atendimento mais humanizado, ou seja, quando um cliente entra em contato com a sua empresa ele não é tratado como “prezado” ou “caro cliente”, mas sim como “João” ou “Maria”, por exemplo.

E isso faz com que o seu cliente tenha uma visão mais positiva da sua empresa ou negócio. Ele se sentirá destacado e não apenas mais um.

Quando você trata seu cliente bem e de forma especial, ele terá uma experiência positiva quanto a sua empresa e, consequentemente, poderá falar bem dela para outras pessoas.

Fora que ele lembrará da sua empresa quando precisar de algum produto ou serviço.

Aumento do faturamento

Como falamos aqui antes, trabalhar para conseguir novos clientes é bom, contudo fidelizar os seus atuais clientes é ainda melhor. Isso por que o custo de aquisição de novos clientes costuma ser alto. E você gera mais vendas com os clientes fidelizados.

Tendo a oferta ideal para o cliente certo, é possível fazer muito mais vendas. E isso você consegue por meio de estratégias do marketing de relacionamento.

Clientes ajudando a expandir seu negócio

Já comentamos aqui dos benefícios do marketing de relacionamento para criar experiência positivas para seu cliente. E isso fará com que hajam clientes recomendando sua empresa para seus amigos e familiares.

Mesmo que haja algum problema, seus clientes leais permanecerão leais se você lhes oferecer uma solução satisfatória.

Esses clientes também são mais propensos a aceitarem aumentos de preços na sua empresa ou negócio, já que confiam na sua marca.

Avaliações para melhoria dos produtos

Com a ajuda dos seus clientes fiéis você consegue feedback para melhorar seus produtos ou serviços e, com isso, evitará problemas ou mesmo conseguirá gerar mais vendas.

Esses clientes podem até mesmo fornecer ideais que ajudem no desenvolvimento de um produto.

Menos riscos para o seu negócio

Ao contrário de outras estratégias de marketing nas quais você pode ter perdas muito altas, com o marketing de relacionamento você corre menos riscos quanto a isso.

Com esse marketing você não está promovendo um produto ou serviço, mas criando um terreno seguro para o seu cliente. E o objetivo disso é que esse cliente confie mais no seu negócio e se apaixone por ele a ponto de comprar mais de você e contar sua experiência para outras pessoas.

Considerações finais

Como você pôde ver, o marketing de relacionamento gera muitos benefícios tanto para quem possui uma empresa física quanto para que atua com serviços.

Te ajudando a criar autoridade, fidelizar clientes e, claro, aumentar as vendas. Com esforço e as estratégias certas você consegue criar um relacionamento com o seu cliente que que impactará no crescimento da sua marca.


Curtiu o post? Então compartilhe!
Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *