Marketing de Proximidade: O que é e Benefícios e Tecnologias!

Curtiu o post? Então compartilhe!

Você já ouviu falar sobre Marketing de Proximidade? Também chamado de Proximity Marketing ou Hyperlocal Marketing, trata-se de uma estratégia que pode ser adotada como ação de marketing dentro de uma empresa. 

Sua empresa é pequena e não possui equipe de marketing? Certamente a ação também pode funcionar da mesma forma, mas ainda assim será necessário contratar uma equipe especializada para aplicar a ação, que só pode ser feita por profissionais especializados. 

Mas, definitivamente, o que é o Marketing de Proximidade? É uma estratégia usada por comércios, principalmente pelo varejo, onde a empresa envia mensagens sobre promoções, produtos e serviços para dispositivos móveis de potenciais clientes que estejam na proximidade do estabelecimento. 

Esse é o tipo de estratégia que a tecnologia proporciona para lojas físicas, que buscam ações diferenciadas para angariar novos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas. 

Algumas tecnologias permitem a disparada de mensagem com o cliente a apenas um metro de distância da vitrine da sua loja. Essa ação pode fazer com o cliente compre na hora. 

Para facilitar sua leitura o artigo foi dividido da seguinte forma:

Importância do Marketing de Proximidade

Em resumo, o Marketing de Proximidade é importante para que a marca distribua conteúdo relevante e preciso para um público específico.

O Marketing de Proximidade pode ser utilizado na estratégia de negócios de diversos tipos de empresas, como ações de divulgação de produtos, serviços e promoções, e para promover uma experiência mais interativa com clientes e potenciais clientes. 

Consequentemente, ela possui uma infinidade de benefícios, sendo muito importante para o aumento de clientes e vendas da sua loja de varejo. 

Benefícios do Marketing de Proximidade 

Certamente, o maior benefício desse tipo de estratégia é o aumento de vendas da sua empresa. Apesar disso, existem muitos outros benefícios que vem dessa ação

Esse tipo de tecnologia é inovadora, e consegue resultados que simples e-mails e cupons de papel não conseguem alcançar. O melhor de tudo, é que a ação não é cara, pelo contrário! Após configurar, você poderá enviar mensagens sem pagar por cada uma. 

Além disso, o marketing de proximidade pode ser feito de forma automática. Após configurar, a disparada de mensagens será feita a partir das regras que você mesmo definiu inicialmente. Ou seja, você não precisará mandar a mensagem toda vez que alguém passar em frente sua loja física. 

Essa ação é feita completamente no campo digital, sendo tudo mensurável e rastreável. Esta é uma alternativa melhor que as abordagens com folhetos e panfletos, onde é difícil (quase impossível) mensurar os resultados. 

O Marketing de Proximidade não tem escalas definidas, ou seja, ele não dispara mensagem para uma pessoa de cada vez. Ele pode alcançar várias pessoas (centenas delas) ao mesmo tempo que esteja dentro do perímetro que você definiu. 

Você também precisa ficar ciente que não existe um modelo de mensagem único que pode ser usado nesse tipo de estratégia. Ela pode ir muito além do texto, enviando diferentes tipos de conteúdo: texto, GIF, imagem. áudio, vídeo, etc. 

Por fim, esse tipo de estratégia melhora o relacionamento com seus clientes, e abre a possibilidade conseguir muitos novos clientes. Além disso, se o conteúdo for bom, é uma grande oportunidade conseguir um conteúdo viral, que talvez quem receba envie para outras pessoas. 

6 Tecnologias disponíveis para Marketing de Proximidade

Agora que você sabe o que é e os seus benefícios, precisa saber quais as tecnologias disponíveis para começar a usar a estratégia. Nós trouxemos cinco possibilidades para você!

1 – GSM

A conexão com a internet, no seu celular, é definida por torres. Consequentemente, esse sistema utiliza as antenas telefônicas para identificar a posição dos possíveis clientes. Ela costuma alcançar em, no máximo, pessoas em até dois quilômetros de distância. 

A tecnologia, também chamada de Geofencing SMS, não é muita precisa, mas garante que a mensagem seja enviada apenas para o público-alvo desejado.

2 – NFS e QR Code

Essas duas tecnologias são bem similares e simples. As tags podem ser impressas em adesivos, materiais de PDV e afins. Feito isso, o possível cliente irá precisar apenas fazer a leitura com seu celular para que abra a mensagem embutida nele.

3 – Bluetooth Marketing e Beacons 

Os beacons, também chamados de Ibeacons, são pequenos dispositivos que ficam posicionados em locais estratégicos da loja ou estabelecimento, e transmitem, mensagens via Bluetooth. 

4 – Social Wi-fi

Utiliza a rede de conexão para interagir com os clientes dentro do estabelecimento que solicitarem o acesso a rede.

5 – NFC

A localização do telefone pode ser determinada pelo Near Field Communication (NFC), sendo uma tecnologia implantada para o Apple Pay e outras tecnologias de pagamento.

As lojas de varejo podem implantar NFC nas prateleiras para obter informações sobre produtos. 

6 – Indoor

Por fim, O Indoor é a última opção para aplicar o Marketing de Proximidade com seus clientes. O diferencial é que essa tecnologia é completamente brasileira, tendo sido desenvolvida no nosso país.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe um comentário