Influenciadores Digitais: 5 Dicas Para Fazer uma Boa Parceria!

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Com o advento das redes sociais, surge uma figura pública cultuada por aqueles que passam horas do dia na internet: os influenciadores digitais. Você deve estar se perguntando o que isso tem haver com o seu negócio. Na verdade, eles podem, sim, ajudar na sua loja. 

O marketing da sua empresa é o responsável para pensar estratégias de divulgação da marca e de relação da empresa com o público. Profissionais desse meio que consideram anúncios em TV, rádio ou impresso as únicas formas de divulgação possíveis, estão parados no tempo. 

Atualmente, o fenômeno dos influenciadores digitais permite que as lojas, principalmente aquelas que fazem delivery (ou seja, que conversa diretamente com quem compra pela internet), façam parcerias que podem elevar as vendas nas alturas. 

Os produtores de conteúdo nas mídias sociais geram materiais ou participam de campanhas e ações em prol das marcas. Consequentemente fazem jus ao nome e influenciam pessoas.

Para melhorar sua leitura, separamos o artigo em dois tópicos:

Importância dos Influenciadores para lojas

Primeiramente, você entendeu a definição de um influenciador digital? Simplificando, são pessoas com uma grande influência na internet, mais precisamente nas redes sociais. Eles conseguem esse poder de influenciar devido ao alto número de seguidores nas redes. 

Normalmente o seu sucesso é muito grande em algum nicho específico de interesse ou em algum público bem segmentado. Consequentemente, às vezes, podem ser desconhecidos pelas pessoas que não fazem parte daquela comunidade.

O sucesso dos influenciadores podem alcançar vários segmentos, como a área de moda, beleza, games, cultura pop e etc. 

A forma como os influenciadores digitais se expressam são muito importantes. A irreverência, verdade e autenticidade podem ajudar na hora de fazer parcerias com as lojas, pois essas características levam o público a enxergar uma identificação com o influenciador, e a marca. 

Dito isso, a StayApp reuniu algumas dicas para você negociar com influenciadores e fazer uma boa parceria. 

5 Dicas para negociar com influenciadores e fazer uma boa parceria

influenciador digital

1 – Conheça bem o seu público

Antes de começar qualquer parceria, inclusive parcerias digitais, você precisa conhecer bem o seu público. O motivo é que você precisa entender, profundamente, o que o seu público gosta e a forma como ele consome coisas nas redes sociais. Isso torna essencial para montar a estratégia. 

Você precisa entender em quais formatos o seu público costuma consumir conteúdos e também identificar quais são as pessoas que influenciam a sua decisão de compra.

Nessa hora, será possível identificar quais são as melhores opções de influenciadores digitais para a sua empresa. 

2 – Pesquisar os influenciadores

Após identificar o perfil do seu público no Instagram, você também consegue identificar as páginas a rede social que ele acompanha, os canais no YouTube que não perde e também os influenciadores que ele gosta. Dessa forma, você já pode montar o padrão do seu público. 

Liste-os em uma planilha simples e comece a sua pesquisa sobre os influenciadores que mais agrada o seu público. Primeiro é importante que você veja os números de acessos do influenciador, como:

  • número de inscritos no canal do youtube;
  • número de seguidores nas mídias sociais;
  • média de visualizações por vídeo;
  • média de engajamento nas postagens e outros que conseguir identificar.

Nunca se esqueça, antes de definir o influenciador, que ele será uma autoridade que estará atrelada ao seu produto. Por isso, saiba se as qualidades, valores e interesses são similares ao da sua empresa. Verifique se o influenciador:

  • é divertido ou sério;
  • é polêmico;
  • Como isso pode afetar a minha empresa?
  • Ele já fez parceria com meu concorrente?

Por fim, entenda a curva de ascensão do influenciador. Alguns influenciadores ganham muitos seguidores e crescem rapidamente devido a sua originalidade. Mas outros podem, ao longo do tempo, ir perdendo sua autoridade e prestígio.

Consequentemente, é importante entender em qual momento está o influenciador com quem você quer negociar. O ideal é fechar parceria com aqueles que estão chegando ao auge. 

Ou seja, verifique o engajamento do influenciador e verifique a média de interações ao longo de um determinado período para descobrir em qual estágio ele está.

3 – Primeiro contato

Influenciadores famosos costumam ter agenciadores para fazer negociação de mídia. Consiga o telefone e o e-mail da pessoa responsável por fechar essas parcerias. Tente ver se você tem algum contato para conseguir esse número/e-mail ou faça uma pesquisa para descobrir. Existem também a possibilidade entrar em contato via direct no perfil do influenciador!

Após descobrir o contato, o primeiro contato deve ser o mais agradável possível. Faça questão de deixar claro o que o influenciador tem de interessante para você e o que a sua marca tem de diferenciais para ele. Além disso, deixe a negociação mais aberta. 

Ainda no primeiro contato, discuta os possíveis valores. Pergunte o preço que o influenciador cobra. Após esse primeiro contato, os agenciadores levam a proposta de parceria para o influenciador, que tomará a decisão se a parceria será fechada. 

Quando receber o retorno, se for positivo, saiba que quanto mais famoso o influenciador, mais caro ele é. Não se esqueça que ele está cobrando pela sua autoridade e respeito diante de uma comunidade, ou seja, “isso não tem preço”. 

4 – Ofereça algo para o público do influenciador

Agora que o negócio está fechado, e o influenciador está fazendo publicidade da sua loja, proponha um presente para o público dele. 

Converse com o influenciador e ofereça um cupom de desconto, por exemplo, para os seguidores. O influenciador pode divulgar esse desconto no vídeo ou texto da parceria. 

5 – Verificando e mensurando os resultados da parceria 

Após produzir, o influenciador envia o material da parceria para aprovação. Verifique se a mensagem sobre a sua empresa ou campanha foi passada da forma correta.

Caso o conteúdo destoe demais, busque no contrato o que foi acordado. Em alguns casos, o influenciador deve gravar um novo vídeo, ou simplesmente pode desistir da parceria.

Agora que está tudo pronto, prepare os seus colaboradores e os faça engajar com a campanha.

Após a promoção do conteúdo pelo influenciador, divulgue também a parceria com a sua base de e-mails e clientes. Isso trará mais credibilidade e prestígio para a sua marca.

Não esqueça de acompanhar ainda mais de perto os seus canais de comunicação, principalmente, as mídias sociais. Muitos seguidores vão querer conhecer seu produto/serviço e esperam que a sua marca corresponda e converse da mesma forma que o influenciador.

Acompanhe os números de acessos ao seu site vindos do canal do influenciador e os números de engajamento nas suas mídias sociais. Não se preocupe só com as curtidas, mas também com o crescimento de comentários, compartilhamentos e cliques.

Esses dados dirão se a parceria teve bons resultados e se você pode seguir com novas parcerias com o mesmo perfil do influenciador anterior ou não.


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