indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho auxiliam na tomada de estratégias mais assertivas

Curtiu o post? Então compartilhe!

Imagine só: todas as pessoas realizam tarefas diariamente, mas, se estas estão sendo feitas com mínimo ou máximo desempenho é algo importantíssimo a ser levado em consideração.

Com empresas este procedimento não é tão diferente assim e saber de que forma monitorar e perceber este desempenho é algo necessário e desafiador.

Muitos itens são levados em consideração para se avaliar como os resultados de uma empresa estão.

Este artigo procura amplificar esta discussão, visando a importância de todas a empresas, por menor que sejam o empreendimento, de usarem os indicadores de desempenho.

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho, ou como também são chamados, KPIs- Key Performance Indicators são ferramentas que vêm para colaborar aos profissionais de uma empresa a verificarem as melhores saídas para que possam alcançar seus objetivos.

Gerenciar atividades é o que de melhor uma empresa pode fazer para mensurar ações e ir atrás de resultados eficazes.

O monitoramento destas atividades pode ser feito de forma quantitativa ou qualitativa, e isso vai depender do que avaliar e das necessidades de uma empresa, levando aos rumos que se deseja chegar.

Processos versus estratégicos

Existem indicadores de desempenho que precisam ser diferenciados para melhor compreensão de quem está aprendendo sobre estes conceitos:

  •         Indicadores de desempenho de processos

São denominados de KPI, mais precisamente Key Performance Indicator que têm por objetivo mensurar de que forma a tarefa realizada está sendo desempenhada para se chegar aos objetivos propostos.

Esse indicador é quantificável por meio de um índice que apresente como esta atividade é feita de maneira geram ou por etapas.

  •         Indicadores de desempenho estratégico
Leia também:  Empresa de Marketing em Destaque: 125 Nomes para Você Escolher

Possuem o propósito de observarem se a empresa está atingindo as metas que queria alcançar, utilizando-se para isto o Balanced Scorecard.

Por qual motivo é tão importante fazer uso dos indicadores de desempenho de processos

Os indicadores de desempenho de processos são amplamente usados para um melhor controle de todas atividades efetuadas por uma empresa.

Entendemos controle como uma forma de monitoramento dos processos que estão sendo feitos, para se ver aonde estão os erros, os acertos, podendo ajustar e adequar cenários que precisam ser modificados e continuar seguindo padrões que estão dando resultados muito bons e efetivos.

Analisar de forma clara uma empresa é a melhor forma de procurar melhorias contínuas, bem como atingir os resultados de forma bastante produtiva e estratégica.

Tipos de indicadores de desempenho

  •         Indicadores de eficácia: relação existente entre os resultados obtidos e os resultados que se objetiva.
  •         Indicadores de eficiência: relação existente entre os resultados alcançados os recursos empregados na atividade.
  •         Indicadores de Competitividade: relação existente entre a empresa com a concorrência.
  •         Indicadores de Efetividade: combinação do indicador da eficácia somado ao indicador da eficiência.
  •         Indicadores de Valor: relação existente entre o valor percebido ao se adquirir um produto e o valor que se gastou para obter o produto.
  •         Indicadores de Lucratividade: relação existente entre o lucro e as vendas totais realizadas.
  •         Indicadores de Rentabilidade: relação existente entre lucro e o investimento realizado.
  •         Indicadores de Capacidade: relação existente entre a quantidade que se pode produzir e o tempo para que essa produção aconteça.
  •         Indicadores de Produtividade: relação existente entre a produtividade e o tempo efetivado em uma atividade.
  •         Indicadores de Qualidade: relação existente entre tudo o que foi produzido, saídas totais e as saídas adequadas ao que foi produzido.
Leia também:  25 Frases de Empreendedorismo Feminino Para Te Inspirar nos Negócios

Guie a sua empresa utilizando os indicadores de desempenho para tomas as decisões corretas no momento correto.

Conhecer o negócio é a melhor forma de encarar os problemas e desenvolver soluções para cada cenário e o desenvolvimento dos KPIs é uma grande oportunidade para isso.

Mais dicas para crescer o seu negócio? É só clicar aqui para ler mais artigos relacionados.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Nomes para loja de lingerie 15 Nomes para loja de celular 15 Nomes para Loja de Artesanato 15 Nomes para Bijuteria 30 opções de nome para loja de sapato Grupos do Facebook: 3 Razões Para Começar Agora! 5 Formas do Varejista Aumentar as Vendas nos Canais de Distribuição! 5 Empreendimentos de Baixo Custo para Começar 50 Sugestões de Nomes para Hamburgueria 5 Passos Para Montar um Delivery de Massas! Como Montar Um Açaí Delivery em 8 Passos! 3 Dicas para criar sua frase de propaganda para doces Nomes para papelaria Nomes de studio de cílios