Imagine só: todas as pessoas realizam tarefas diariamente, mas, se estas estão sendo feitas com mínimo ou máximo desempenho é algo importantíssimo a ser levado em consideração.
Com empresas este procedimento não é tão diferente assim e saber de que forma monitorar e perceber este desempenho é algo necessário e desafiador.
Muitos itens são levados em consideração para se avaliar como os resultados de uma empresa estão.
Este artigo procura amplificar esta discussão, visando a importância de todas a empresas, por menor que sejam o empreendimento, de usarem os indicadores de desempenho.
O que são indicadores de desempenho?
Os indicadores de desempenho, ou como também são chamados, KPIs- Key Performance Indicators são ferramentas que vêm para colaborar aos profissionais de uma empresa a verificarem as melhores saídas para que possam alcançar seus objetivos.
Gerenciar atividades é o que de melhor uma empresa pode fazer para mensurar ações e ir atrás de resultados eficazes.
O monitoramento destas atividades pode ser feito de forma quantitativa ou qualitativa, e isso vai depender do que avaliar e das necessidades de uma empresa, levando aos rumos que se deseja chegar.
Processos versus estratégicos
Existem indicadores de desempenho que precisam ser diferenciados para melhor compreensão de quem está aprendendo sobre estes conceitos:
- Indicadores de desempenho de processos
São denominados de KPI, mais precisamente Key Performance Indicator que têm por objetivo mensurar de que forma a tarefa realizada está sendo desempenhada para se chegar aos objetivos propostos.
Esse indicador é quantificável por meio de um índice que apresente como esta atividade é feita de maneira geram ou por etapas.
- Indicadores de desempenho estratégico
Possuem o propósito de observarem se a empresa está atingindo as metas que queria alcançar, utilizando-se para isto o Balanced Scorecard.
Por qual motivo é tão importante fazer uso dos indicadores de desempenho de processos
Os indicadores de desempenho de processos são amplamente usados para um melhor controle de todas atividades efetuadas por uma empresa.
Entendemos controle como uma forma de monitoramento dos processos que estão sendo feitos, para se ver aonde estão os erros, os acertos, podendo ajustar e adequar cenários que precisam ser modificados e continuar seguindo padrões que estão dando resultados muito bons e efetivos.
Analisar de forma clara uma empresa é a melhor forma de procurar melhorias contínuas, bem como atingir os resultados de forma bastante produtiva e estratégica.
Tipos de indicadores de desempenho
- Indicadores de eficácia: relação existente entre os resultados obtidos e os resultados que se objetiva.
- Indicadores de eficiência: relação existente entre os resultados alcançados os recursos empregados na atividade.
- Indicadores de Competitividade: relação existente entre a empresa com a concorrência.
- Indicadores de Efetividade: combinação do indicador da eficácia somado ao indicador da eficiência.
- Indicadores de Valor: relação existente entre o valor percebido ao se adquirir um produto e o valor que se gastou para obter o produto.
- Indicadores de Lucratividade: relação existente entre o lucro e as vendas totais realizadas.
- Indicadores de Rentabilidade: relação existente entre lucro e o investimento realizado.
- Indicadores de Capacidade: relação existente entre a quantidade que se pode produzir e o tempo para que essa produção aconteça.
- Indicadores de Produtividade: relação existente entre a produtividade e o tempo efetivado em uma atividade.
- Indicadores de Qualidade: relação existente entre tudo o que foi produzido, saídas totais e as saídas adequadas ao que foi produzido.
Guie a sua empresa utilizando os indicadores de desempenho para tomas as decisões corretas no momento correto.
Conhecer o negócio é a melhor forma de encarar os problemas e desenvolver soluções para cada cenário e o desenvolvimento dos KPIs é uma grande oportunidade para isso.
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Equipe de Marketing da StayApp