voltar para blog

50 Ideias de Nomes Para Bar e Restaurantes

Tempo de leitura 8 mins | Publicado por: Admin

Se você é um empreendedor e está pensando em abrir um bar ou restaurante, saiba que um dos processos mais trabalhosos é a escolha do nome do estabelecimento. Pode parecer fácil, mas a decisão envolve habilidades estratégicas e criativas. 

O processo de criação do nome de uma empresa se chama naming, e junto ao slogan e design da sua marca, compõe a identidade, verbal e visual, da sua marca. Sobretudo, esse processo dá início ao posicionamento de marca em um projeto de branding.

Veja também Nomes para Delivery: 40 Exemplos para sua Pizzaria e Hamburgueria!

Primeiramente, para você sentir o peso dessa responsabilidade, lembre-se que esse nome escolhido acompanhará a sua empresa por um longo período de tempo – uma vez que o seu bar e restaurante será, certamente, um sucesso. Mudar o nome posteriormente significa gastos extraordinários. 

O nome como algo permanente e duradouro. Além disso, esse nome cria outras associações, por isso o processo de escolha precisa ser cuidadoso. Ele irá marcar a diferenciação da sua marca para as demais do ramo, e viverá na mente do seu público. 

Veja também 92 ideias de nomes para Açaíteria: o guia para você escolher a sua

Veja também 45 ideias de nomes para negócios de beleza e estética: Maquiagem, Salão de Beleza e Cosméticos

O nome é a representação do espírito da empresa. Acima de tudo, quando criado de forma adequada, pode alavancar o crescimento da marca. 

Dito isso, escolher o nome requer conhecimentos específicos e a realização de muitas pesquisas, análises e várias tentativas. Só assim é possível chegar a um nome autêntica, que será lembrada pelos consumidores todas as vezes que eles pensam no produto oferecido.

Como criar um nome para bar e restaurante

Inicialmente, um nome de uma empresa precisa tentar alcançar um dos dois objetivos a seguir: evocar uma imagem mental, preferencialmente do produto vendido, ou despertar uma emoção. Isso só pode ser alcançado através de nomes simples, fáceis de lembrar e que fujam do comum. 

Para esse processo de criação, pode-se tentar algumas estratégias, como combinar palavras em frases, criar palavras novas e, até mesmo, considerar símbolos. Todas essas opções são um caminho seguro para obter um nome autêntico.

Além disso, também pode-se optar por caminhar na contramão do mercado para se tornar uma referência no seu setor. Sobretudo, o importante é conseguir representar o seu estabelecimento para o público. Dito isso, veja algumas coisas que o seu nome precisa ter:

1 – Fácil

A regra de ouro na hora de escolher um nome é apostar algo fácil, simples de aprender e memorizar. Ou seja, nada de deixar o nome complexo demais ou longe da proposta do seu bar ou restaurante. 

Além disso, ele também precisa ser interessante, pouco usual, significativo, pronunciável em diversos idiomas, fácil de soletrar e que evoque alguma imagem visual.

2 – Tipo de produto

Quando você for escolher o nome do seu restaurante ou bar, precisa ter em mente que ele lembre o produto servido. 

É preciso elevar a lembrança do nome, mas sem ser incompatível com outros empreendimentos futuros.

3 – Slogan

Ao pensar no nome, também é preciso ter em mente que ele deverá suportar a ideia do slogan e símbolo da marca. Ou seja, de preferência, deve ser pensado junto. 

4 – Associações

Ao criar o nome, deve-se sugerir associações desejáveis para a marca, e que, sobretudo, sejam autênticas.

5 – Associações ruins

Acima de tudo, ao criar o nome da sua empresa você deve evitar associações danosas para a marca. Além disso, deve haver uma preocupação em não incitar falsas expectativas ou promessas levianas.

6 – Único

O seu nome precisa ser único, para que ele não seja associado com outras marcas ou, pior ainda, se torne qualquer coisa no meio dos seus concorrentes. 

Ou seja, é necessário ser característico, gerando unicidade e evitando ser confundida.

7 – Proteção

O seu nome não pode ser repetido, ou seja, você não pode usar um nome que já foi registrado. Ou seja, ele deve ser protegido legalmente. 

Dicas para criar o nome do seu bar e restaurante

Para te ajudar nessa escolha, separamos algumas dicas rápidas para te ajudar a pensar no nome. 

1 – Localização

Se o bar fica localizado em um lugar único, os proprietários podem usar isso como diferencial de nome. Ou seja, um nome fácil de lembrar, e que a maioria dos moradores sabe que se refere àquele local.

Sua localização pode ser uma ótima fonte para um potencial nome de bar.

2 – Tema do bar ou restaurante

Se você planeja apresentar uma determinada cozinha, específica de uma região, por exemplo, seu nome pode refletir isso. Evite nomes esnobes, especialmente se o público que você está procurando é casual. O importante é que seu bar ou restaurante e seu nome andem juntos naturalmente.

3 – Significado pessoal

Às vezes, o nome pode ser um reflexo do nome do proprietário ou de alguém querido pelo dono. 

‘ Além disso, não precisa ser necessariamente ligado a nome de pessoas, mas de experiência pessoais ou histórias que você ou a empresa tenha e que possa tocar o público. 

Qualquer que seja o significado do nome do seu bar, esteja preparado para compartilhá-lo com o público, que ama uma boa história. 

50 ideias de nome para bares ou restaurantes

Finalmente, veja algumas ideias interessantes, que possam te ajudar a pensar em algo criativo:

  • 1 – Cervejeiros S.A
  • 2 – London Pub
  • 3 – Boêmios Bar
  • 4 – Tequila
  • 5 – Terraço Bar
  • 6 – Bar do Chefe
  • 7 – Beer
  • 8 – Panorama Bar
  • 9 – Companhia do Copo
  • 10 – Companhia da Cerveja
  • 11 – Parceria Bar
  • 12 – Esquina Chopp
  • 13 – Caipirinhas
  • 14 – Bodega da poesia
  • 15 – Parada obrigatória
  • 16 – Restaurante da amizade
  • 17 – Terapia ocupacional
  • 18 – Lar dos pés de balcão
  • 19 – Casa de família
  • 20 – Bar da passagem
  • 21 – Esconderijo secreto
  • 22 – Vira copo
  • 23 – 2° expediente
  • 24 – Engarrafamento
  • 25 – Boteco do solúvel
  • 26 – Fazendo bico
  • 27 – Caminho de casa
  • 28 – Casa da sogra
  • 29 – Bebericos
  • 30 – Rota dos dominados
  • 31 – Tráfego intenso
  • 32 – Bar do desapego
  • 33 – Fuleragem Plena
  • 34 – Ostenta Bar
  • 35 – Bar Turma do Copo
  • 38 – Restaurante Amanhecer
  • 39 – Bar Rota da Bebida
  • 40 – Bar Sra. Moderação
  • 41 – Bar Noite da Ressaca
  • 42 – Bar Faculdade da Bebida
  • 43 – Bar Desejo da Garrafa
  • 44 – Bar Cheiro da Pinga
  • 45 – Bar Santa Garrafa
  • 46 – Barbicha
  • 47 – Bar Recanto da Garrafa
  • 48 – Bar Cor da Noite
  • 49 – Bar Bem Bolado
  • 50 – Bar Pé na Jaca

5 dicas para um cardápio de restaurante delivery para captar clientes

1 – Foco nas informações

Alguns cardápios, em especial de lanchonetes pequenas, tendem a colocar apenas o nome do produto e seu valor. No entanto, é muito importante também conter os ingredientes que compõe cada prato. 

As informações é uma segurança para o cliente, pois ele pode decidir se deseja ou não fazer determinado pedido. Às vezes algum ingrediente não o agrada, ou talvez ele seja alérgico a outro. Por isso a importância de descrever os pratos.

2 – Atenção aos preços

O valor de cada produto precisa ser bem claro para evitar trocas e confusões para o cliente. Assim como se houver opção de acrescentar algum ingrediente, especifique os valores de cada um deles. 

3 – Seja organizado

A organização do cardápio é um elemento primordial, não apenas pela estética, como também para facilitar a leitura do cliente. Sendo assim, separa os produtos por categorias, como entradas, prato principal e sobremesa. Evite misturar salada com pratos quentes, ou doces com salgados. 

4 – Fique atualizado

Entre as várias vantagens do cardápio digital está a praticidade em sua atualização, dessa forma, é possível manter produtos e preços em dias. Diferente do cardápio físico, quando o estoque fica desfalcado ou tiver qualquer alteração de valor, basta uma rápida alteração no sistema para manter o cardápio atualizado.

5 – Faça boas imagens

A atenção do consumidor é fisgada pelas imagens presentes no cardápio, portanto, é obrigatório o uso de fotos com alta qualidade no material. Quando o cliente acessa o cardápio do restaurante delivery, ele precisa ter ideia de como é o prato que pretende pedir. Além disso, a qualidade das fotos faz parte da composição estética do material, como também atua como um atrativo a mais para o consumidor.

Dicas para seu restaurante delivery vender mais

Ter cuidado na elaboração do cardápio digital para o restaurante delivery é um dos diferenciais para seu negócio se destacar no mercado. No entanto, por que parar por aí? Listamos algumas dicas do que você pode fazer para aumentar as vendas do seu delivery. Confira!

1 – Atendimento via WhatsApp

Milhares de pedidos são realizados via WhatsApp, o que torna o aplicativo um canal de comunicação essencial entre a empresa e o consumidor. Além disso, a plataforma é uma via de divulgar seu catálogo de produtos, enviar links, realizar pagamentos e muito mais.

2 – Faça um blog

Você não precisa falar sobre delivery em tempo integral, mas se fazer presente e lembrado pelos clientes. Dessa forma, criar conteúdo também é uma estratégia de marketing. Fale sobre assuntos relacionados ao seu negócio, curiosidades, informações, como o serviço funciona e outro temas relacionados.

3 – Invista em imagens de alta qualidade

Toda divulgação precisa de imagens e de preferência com alta qualidade. Assim, tenha cuidado ao tirar as fotos de divulgação dos seus produtos. Atenção ao cenário, composição dos objetos em cena, seja criativo no momento da sessão, pois as pessoas dão muito valor nessa parte.

4 – Esteja nas redes sociais

Embora a dica pareça óbvia, alguns empreendimentos se limitam na divulgação apenas por aplicativos de mensagens. Contudo, ainda hoje vale a pena investir na presença dentro das redes sociais, já que é um local de interação entre a empresa e o consumidor.

5 – Tenha uma identidade visual

Seu negócio precisa ser lembrado de longe, por isso, desenvolva uma boa identidade visual e siga o padrão de comunicação por meio dela. Escolha cores, formas e letras para representar sua empresa e a mensagem que gostaria de passar ao público. 

Lembrando que ter um serviço de delivery vai muito além que apenas entregar o produto ao cliente. O trabalho começa bem antes, tendo várias etapas e processos. Mesmo assim, é uma prática fundamental para vários empreendimentos nos dias atuais.

Framework Will Help You Grow Your Business With Little Effort.

Admin