Gestão de Equipe de Vendas: Melhore a Performance do seu Time!

gestao de equipe de vendas
Curtiu o post? Então compartilhe!

Se você quer melhorar a gestão de equipe de vendas do seu negócio, então você veio ao lugar certo.

Saber como organizar uma equipe de vendas corretamente, de uma forma que os melhores resultados possam ser alcançados, é o grande desafio de todos os empreendedores. 

Neste caso, subestimar a importância de formar uma equipe de vendas de sucesso confiável e bem treinada pode ser um grande erro. 

Isso porque você precisará de ótimos vendedores para dar suporte ao seu negócio à medida que ele cresce, isso independentemente do tamanho do seu negócio. 

Com melhores representantes de vendas, você pode conquistar e fidelizar clientes.

Infelizmente, muitos se enganam em pensar que se trata apenas de motivar a equipe a vender mais — ela vai muito além disso. 

Para isso, serão necessárias diversas estratégias para se formar uma equipe de vendas de alta performance e assegurar grandes resultados. 

E para entender um pouco mais a importância da gestão de equipe de vendas de qualidade e conhecer quais são as melhores dicas para gerir uma equipe de vendas corretamente, basta acompanhar este post até o final. 

Vamos lá? 

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

Entenda a importância da gestão de equipe de vendas

Não podemos subestimar a importância de formar uma equipe de vendas de sucesso, confiável e que seja bem treinada. 

E, neste caso, não importa o tamanho, da receita ou da indústria do seu negócio, você precisa de ótimos vendedores para dar suporte ao seu negócio à medida que ele cresce.

É somente com melhores representantes de vendas que você poderá conquistar e fidelizar ainda mais clientes.

Por isso, podemos destacar que um dos pontos mais importantes de uma estratégia de negócios é saber como contratar, compensar e dimensionar uma equipe de vendas.

Saiba que as pessoas que você contrata são os blocos de construção de sua equipe de vendas. 

Se você cometer o grande erro de não contratar os melhores representantes de vendas que combinam bem com os objetivos e a cultura da sua empresa, você terá mais rotatividade, incorrerá em maiores custos de contratação e terá dificuldades para expandir seus negócios.

Portanto, se você quer realmente ter uma equipe vencedora, você precisa estruturá-la conforme suas necessidades e, além disso, deve seguir algumas dicas essenciais. 

Confira a seguir as principais dicas para gerir corretamente a sua equipe de vendas:

5 Dicas essenciais de como gerenciar uma equipe de vendas

1. Contrate pessoas estimuladas e determinadas

A dica aqui é que você crie um ambiente que seja bem transparente e orientado a métricas chaves de vendas. 

Isso é essencial para que você consiga gerenciar uma equipe de vendas com sucesso. 

Pois, isso irá movimentar toda a empresa para cima e para o que é certo.

E claro, lembre-se sempre de enfatizar os resultados a fim de prevenir que as pessoas se confundam entre realizar uma atividade e ser produtivo.

Lembre-se também de equilibrar e tenha perfis diferentes de vendedores.

Formar uma equipe apenas com esses vendedores vai transformar a força de vendas da sua empresa em uma disputa de méritos. 

No final, o negócio vai virar uma verdadeira disputa de quem é melhor e, no final das contas, o resultado ficará em segundo plano.

Ao trazer esse equilíbrio, os perfis dos vendedores irão se complementar e você terá uma equipe muito mais engajada. 

2. Planeje o seu dia com antecedência

A dica aqui é que você planeje todas as tarefas com antecedência.

Para ficar mais claro, isso significa planejar o dia com todos os detalhes antecipadamente (incluindo horário para almoço, pausas para café e pequenas reuniões com a equipe).

Procure incluir também os imprevistos no planejamento do dia. 

O que não necessariamente quer dizer que a equipe de vendas precisa prever os imprevistos, mas sim que é necessário deixar um tempo reservado para futuros imprevistos e problemas urgentes que poderão aparecer durante o dia.

Neste caso, a sua equipe de vendas precisa entender que depois de escrita a rotina de vendas, tudo que foi colocado no papel precisa ser finalizado e que as tarefas não podem ser postergadas.

Saiba que quando planejamento funciona, a gestão de equipe de vendas é muito mais fácil de ser feita e a equipe também terá tempo suficiente para realizar todas as suas obrigações sem esquecer de nada muito importante.

3. Invista em treinamento e desenvolvimento profissional

A dica aqui é que você torne o aprendizado contínuo parte de sua cultura e, enfatize e invista em treinamento e desenvolvimento profissional.

Saiba que uma empresa bem sucedida precisa ter uma cadência regular de treinamento que constantemente desenvolva:

  • Fundamentos do conhecimento do produto;
  • Inteligência competitiva;
  • Prospecção;
  • Oportunidades de gestão;
  • Planejamento territorial;
  • Comunicação profissional.

Esse conhecimento deve ser passado para sua equipe, pois como você poderá gerenciar uma equipe de vendas sem vendedores treinados e capazes?

Pense nisso!  

4. Trabalhe a confiança e o promova o bem comum da equipe

Sim, é totalmente natural que as realizações individuais acabem recebendo mais reconhecimento em uma equipe de vendas do que o trabalho coletivo.

Porém, se você não tem o controle do propósito disso, poderão ocorrer conflitos e desconfiança interna.

Por isso, procure trabalhar a confiança e o promova o bem comum da equipe.

Seja transparente e justo em seus processos de reembolso e remuneração variável.

Não se esqueça também de deixar as metas da empresa bem claras para todos.

Assim, todos poderão alinhar as suas metas individuais com as metas da empresa.

Lembre-se que, a comunicação interna da empresa também precisa ter o objetivo de promover o trabalho em equipe, a troca de experiências e o compartilhamento de sucessos coletivos e individuais.

5. Utilize estratégias de gamificação

Outra estratégia muito utilizada para melhorar a gestão de equipe de vendas é a gamificação.

Gamificação nada mais é que proporiconar, de forma recompensadora e divertida, os funcionários que batem meta ou alcançam objetivos estabelecidos pela empresa.

No caso da StayApp, nos tivemos um grande aumento na produtividade com essa estratégia. Você encontra todo o planejamento feito nesse link aqui.

Conclusão 

E aí? O que achou do artigo? 

Como você pode perceber, uma equipe de vendas bem gerenciada e que consegue organizar suas tarefas dentro da rotina de trabalho, certamente terá um proveito muito maior entre as suas tarefas e um resultado melhor no seu índice de desempenho.

Claro, não se esqueça que fazer a gestão de uma equipe de vendas é uma tarefa que não deve parar em praticamente nenhum momento. 

É exigido do responsável muito jogo de cintura para intermediar uma equipe, sem que ela afete o rendimento e o desempenho da empresa.

Todas as dicas que foram passadas neste artigo irão te ajudar a organizar sua força de vendas para que assim você possa tirar um maior proveito do desempenho de cada vendedor.

Não se esqueça também de se preocupar com o seu cliente, pois ele é quem vai garantir o crescimento de seu negócio. 

Neste caso, a ferramenta Stayapp pode te ajudar nesta etapa criando estratégias para sempre trazer satisfação para seu consumidor e garantir que ele volte. 

O StayApp, por exemplo, permite que seu estabelecimento lance um programa de fidelidade inteligente e automatizado, que elimina a necessidade do cartão fidelidade de papel e começa a capturar os clientes apenas com seu número de telefone. 

Alavancar vendas vai ser uma consequência natural para a sua empresa se tiver todas essas estratégias em ação, ainda mais com as dicas que foram mostradas aqui para realizar cada uma delas.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *