Fotos para Delivery: Melhores Práticas para Encantar os Clientes

Curtiu o post? Então compartilhe!

Classifique este post
[Total: 6 Média: 5]

Um rápido passeio pelo Instagram e você será bombardeado com diversas fotos extremamente atraentes de comida, dos mais diversos estilos culinários: massas italianas, hambúrgueres gourmet, especiarias mexicanas, confeitaria, pratos típicos do interior do Brasil, etc. 

No meio de tantas possibilidades visuais, que despertam a fome e o desejo de comer, como fazer o seu delivery realmente se destacar? Ou seja, como fisgar a clientela para que ela realmente sinta desejo de comer os seus pratos, uma vez que ela visualiza outras dezenas de imagens pelo feed diariamente?

A fotografia de gastronomia pode ser a responsável pelo crescimento da sua clientela e do seu faturamento, se feita da forma correta. Claro, se houver qualidade nas imagens. Uma foto bem executada, que capta a essência do prato, é capaz de promover um produto e sua marca. 

Em resumo, quando estamos falando de um delivery, a estratégia de marketing para mídias sociais do negócio pode representar a diferença entre o sucesso nas vendas e o fracasso total. Ou seja, uma foto mal tirada e editada, pode fazer os clientes não comprarem no seu negócio. 

Além disso, não estamos falando apenas das imagens das redes sociais do seu delivery. Considere também as fotos do seu catálogo digital ou cardápio digital. Pois é por lá que o seu cliente vai ter o primeiro contato com a comida, e decidir se realmente quer comprar com você. 

Para melhorar sua leitura, o artigo foi separado da seguinte forma:

Importância da fotografia para o seu delivery

Basicamente, existem três pilares que demonstram a importância da fotografia para o seu delivery. 

1 – Atração

As fotos do seu produto, tanto nas redes sociais quanto no cardápio ou catálogo digital, tem um impacto direto na atração do cliente para o seu negócio. Sobretudo, ela é a mais perceptível de todas. 

Uma foto bem tirada e tratada, que demonstre a essência do prato e o eleve, vai causar desejo no cliente. Ou seja, ele fica muito mais propenso a pedir mais e com mais variedade. Isso significa faturamento!

2 – Valorização

O visual faz muita diferença em um prato, além disso, este pode ser o elemento que define a decisão de compra.

Dito isso, saiba que fotos adequadas reforçam o que há de bom na sua comida e aumenta a percepção de valor sobre ela. 

Novamente, lembre-se que quando bem feita, a fotografia pode ser até uma oportunidade para melhorar as margens de lucro.

3 – Divulgação

É necessário pensar e trabalhar bem as fotos antes de publicá-las. O poder de divulgação e viralização de uma imagem bem-feita pode ser um ganho incrível de alcance para a sua marca e a sua comida.

Como tirar boas fotos de comida para o seu delivery

Primeiramente, antes de irmos para as dicas de fato, é preciso que você pense na qualidade das imagens que você vai incluir em suas redes sociais e nos seus cardápios e catálogos digitais. 

Sendo assim, se você acha que não consegue tirar as fotos com a qualidade que elas necessitam, deve pensar em contratar um profissional para fazer as fotografias. 

Quando você contrata profissionais qualificados para um trabalho, da mesma forma quando compra o equipamento necessário, não significa que você está fazendo gastos desnecessários, e sim, fazendo um investimento. 

Dito isso, se você acha que consegue fazer as fotos como devem ser feitas, listamos algumas dicas preciosas para esse processo. 

1 – Montagem

Você já ouviu aquele ditado que diz que nós “comemos com os olhos”? Ele é super válido quando falamos da publicidade do seu delivery.

A montagem nada mais é do que a disposição da comida que você pretende fotografar.

Dito isso, um prato bem montado e com os elementos certos pode despertar a vontade no cliente. 

Primeiramente, posicione os principais ingredientes de maneira que eles fiquem evidentes. Se necessário, acrescente alguns elementos estéticos para dar cor ao prato, deixando-o mais apetitoso. 

Também é válido usar molhos e caldas brilhantes, para dar um toque a mais na imagem. 

2 – Iluminação

A iluminação é tão importante quanto a montagem. Para isso, a situação ideal é estar em um local claro e que te permita utilizar a luz natural.

Mesmo que essa situação não seja possível, em hipótese alguma utilize o flash. O flash, por ser uma luz dura, pode acabar com o contorno, a textura e as cores que a imagem teria. Isso dará qualidade à foto e irá gerar vontade no público que a vê. 

Caso tire as fotos em algum local escuro, utilize velas, luminárias ou, até mesmo, a lanterna de outro celular. Apesar disso, tome cuidado para não deixar sombras na foto e deixar a foto natural. 

3 – Ângulo

O melhor ângulo para se utilizar vai depender de qual parte do prato você quer ressaltar.

Ou seja, se você vai fotografar um lanche, por exemplo, é interessante cortá-lo ao meio e utilizar um ângulo que mostre bem a suculência do hambúrguer, ou que evidencie um molho ou acompanhamento do seu sanduíche.

Além disso, a  proximidade também é um recurso que pode valorizar o prato. Porém, é importante tomar cuidado para não chegar tão perto, porque isso pode fazer com que seja mais difícil de reconhecer a comida.

Na dúvida, siga o “Ponto Áureo”, a grade que de fotografia onde o objeto a ser fotografado fica exatamente no ponto de encontro entre duas linhas, como na foto acima.

4 – Edição

Por fim, após tirar as fotos da melhor forma possível, ela precisa passar pela edição. 

Pode ser que ela ainda não fique do jeito que era esperado e é para isso que usar os aplicativos de edição. 

Sobretudo, é recomendado utilizá-los para alterar o brilho, a saturação e o contraste, para destacar ainda mais as cores da foto e deixá-la mais suculenta.

Apesar disso, é importante tomar cuidado para não usar filtros escuros ou opacos nem azulados ou arroxeados, porque eles podem desvalorizar a foto e, consequentemente, a comida.

Ou seja, aposte nos filtros mais puxados para o laranja, vermelho e amarelo, que são cores capazes de estimular os sentidos.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *