filme empreendedor 5

5 Filmes Para Empreendedores Que Você Deveria Assistir!

Empreendedorismo
Curtiu o post? Então compartilhe!

Quem está começando um negócio, está rodeado de dúvidas e incertezas. Além disso, é preciso muita inspiração para que consigam tirar as ideias do papel e usarem toda a criatividade possível. Qual é uma das melhores fontes de inspiração? O cinema!

A sétima arte, com seus mais de cem anos de existência, possui várias histórias ricas em lições de morais e ensinamentos dos mais diversos. Muitas delas, independente se são inspiradas em fatos reais ou fictícias, são sobre empreendedores e esse universo. 

Além disso, mesmo que não seja propriamente desse universo, pode existir algum tipo de lição do tipo imbuído nesse meio. Que tal parar com a conversa, e ver uma lista com esses filmes que podem te ajudar? A StayApp selecionou alguns deles para você!

5 filmes para empreendedores

1 – Walt Antes do Mickey

Quando você pensa em cinema, qual é um dos primeiros estúdios que vêm na sua cabeça? Provavelmente é o Walt Disney! Criado no século 20, ele consegue se manter como um dos mais relevantes, e rentáveis, até os dias de hoje. Isso que é empreendedorismo. 

Certamente, isso viraria um filme cedo ou tarde. Em Walt Antes do Mickey (2015), vemos o empresário com o mesmo nome da empresa criar um dos personagens mais famosos do audiovisual, e o símbolo número um da empresa: o Mickey. 

O filme acompanha Walt Disney desde a sua infância. O longa faz questão de mostrar que o empreendedor sempre foi criativo, desde criança. Sobretudo, ele enfrentava os país constantemente, que não gostavam que ele perdesse tanto tempo vendo desenho. 

Mesmo com todas as dificuldades possíveis, ele não desistiu do sonho de trabalhar com animação. Ele, literalmente, passou fome, ficou sem ter onde morar e chegou a comer lixo da rua. Ele precisou fazer vários empréstimos em bancos para realizar o seu sonho. 

Quando começou o seu negócio, nem sempre conseguiu pagar as contas em dia, ou mesmo pagar os seus poucos funcionários. Ainda assim, hoje a Walt Disney é um das empresas mais bilionárias do mundo. Certamente é importante que novos empreendedores entendam que o caminho nem sempre é fácil. 

2 – Fome de Poder

Já que estamos falando de empresas mega famosas, por que não lembrar do palhaço mais famoso do mundo? Fome de Poder (2016) mostra que os irmãos McDonald tinham um negócio inovador, mas não estavam dispostos a expandir. O responsável foi Ray Kroc, que pretendia levar o negócio por todo os EUA. 

O negócio mostra vários lados sobre a origem desse negócio. Durante a história, os personagens tomaram boas e péssimas decisões até chegarem lá. Apesar do crescimento gigante do negócio, Kroc foi o pior sócio que os irmãos McDonald poderiam encontrar.

Uma frase do filme diz: “Negócios são como guerra. É cachorro comendo cachorro, rato comendo rato. Eu quero me antecipar, eu quero vencer”. Em resumo, esse filme mostra que é preciso tomar muito cuidado com as pessoas que você quer negociar e manter como aliado nos negócios. 

3 – À Procura da Felicidade

À Procura da Felicidade (2007) é um filme protagonizado pelo astro Will Smith, com seu filho, Jaden Smith. Os dois também fazem os personagens de pai e filho no filme. Os dois são pobres, e o pai bate de porta em porta, tentando vender um produto e subir na vida. 

O filme começa em um estacionamento quando Chris, o pai, acompanhado por sua esposa e filho, viu um homem com uma Ferrari vermelha procurando vaga. O protagonista vai até ele e oferece sua vaga em troca de saber qual era o seu trabalho. O homem responde que era corretor da bolsa de valores e com isso, chegava a faturar 80 mil dólares por mês. 

Essa informação fica gravada na memória de Chris, que depois de sofrer perdas graves no trabalho, se vê na rua com seu filho pequeno. O longa mostra toda a trajetória do homem, que em momento algum desiste de seus objetivos e chega até mesmo a esconde de seus colegas sua situação financeira.

O filme mostra a importância de sonhar e, acima de tudo, a força de vontade de continuar insistindo no sonho mesmo que tudo mostre o contrário. 

4 – Joy: o nome do sucesso

Finalmente uma empreendedora! Baseado na história real de Joy Mangano, o filme de 2015, traz a perspectiva de uma mulher cheia de ideias e vontade, desde pequena, e que enfrenta um caos familiar enquanto estrutura seu negócio.

A personagem é aquela empreendedora para se orgulhar: uma mulher que é sabotada dentro de sua própria casa pela sua própria família, mas nem mesmo o ambiente destrutivo que a rodeava conseguiu impedi-la de criar o seu império.

5 – Jobs

Jobs (2013) é um filme genial, e o protagonista de mesmo nome tem um comportamento bastante peculiar, que vai além de andar descalço. A fixação por querer fazer sempre melhor e o domínio dele sobre sobre o negócio podem acabar compensando os deslizes e são inspiradores.

Enfim, esse personagem é movido por paixões, e essa é a alma do seu negócio. Desconsiderando o temperamento, o que fica é uma visão estruturada e grandiosa de quem começou numa garagem e sabia aonde queria chegar.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *