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Fidelização de Clientes no Delivery: 4 Maneiras Simples e Eficazes!

Tempo de leitura 5 mins | Publicado por: Admin

Vários sistemas de delivery viram a demanda aumentar subitamente depois que o Brasil, desde março de 2020, começou a enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Impedidos de sair de casa, grande parcela dos clientes optaram por pedir comida pelo telefone. 

Com o aumento da demanda, aumenta também a concorrência acirrada, onde cada empresa precisa incrementar seus pontos fortes e sanar o máximo de defeitos possíveis. Basta um pequeno erro, para que um delivery perca espaço para o seu concorrente. 

Nessa batalha, toda estratégia adicional é válida. Uma das mais importantes – que fique registrado que ela é de extrema importância em qualquer circunstância, mesmo sem um cenário pandêmico – é a fidelização de clientes, que busca focar no público já existente. 

Alguns empreendedores ainda possuem uma cabeça fechada para a fidelização de clientes. Eles pensam que a estratégia é só mais um gasto adicional, que não vai ajudar em nada para o crescimento do faturamento. Esse é um erro de principiantes. 

Os especialistas afirmam que é muito mais barato manter um cliente do que conseguir novos. Com a fidelização, você busca que os clientes tornem-se fiéis, ou seja, comprem cada vez mais com você, só com você. Além disso, eles irão fazer propaganda gratuita do seu delivery, para amigos, família e vizinhos. 

Em resumo, essa estratégia é muito mais eficaz, e barata, do que investir pesado em publicidade e marketing para conseguir clientes novos. Antes de galgar novos clientes, é preciso manter e satisfazer, o máximo possível, todos aqueles clientes que uma empresa já tem. 

Como fidelizar os seus clientes no delivery

Estabelecida a importância da fidelização, reunimos algumas dicas especiais de como fidelizar clientes no delivery. Você não vai se arrepender de aplicá-las na sua empresa!

1 – Cardápio digital próprio

Plataformas como o iFood, Uber Eats e Rappi, funcionam no formato marketplace, ou seja, uma mesma plataforma que oferece diversas opções de restaurantes com delivery. Isso é ótimo para conseguir novos clientes, mas péssimo para fidelização. 

Após conquistar um novo cliente, leve-o para um espaço reservado, onde ele poderá ter contato direto com a sua empresa. O ideal, é que a sua empresa tenha um cardápio digital próprio, onde o seu cliente pode ter acesso a todos os seus produtos e fazer a escolha do pedido. 

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Você já possui um cardápio digital próprio? A StayApp oferece uma plataforma onde você pode montar todo o seu cardápio digital, gratuitamente, sem nenhum custo extra nem para você, e nem para o seu cliente. É só entrar, fazer o cadastro e montar o cardápio. 

Após a escolha do seu cliente, ele é direcionado diretamente para o WhatsApp da sua empresa de delivery para fazer o pedido. Ou seja, receberá um atendimento personalizado e muito mais íntimo, permitindo um estreitamento do laço. 

Além disso, com o cardápio digital, você terá acesso ao número do cliente e o seu histórico de comprar. Ou seja, vai notar a recorrência com que ele compra no seu delivery, e vai conseguir analisar os dados de fidelização dos seus clientes com eficiência. 

2 – Serviço de boa qualidade

Toda estratégia para fidelizar os seus clientes é válida, porém, nenhuma estratégia irá funcionar se você não prestar o serviço básico com excelência. Ou seja, o seu produto, serviço e, principalmente, atendimento precisam ser da mais alta qualidade. 

Se o mercado está cheio de oferta, você precisa se diferenciar dos demais deliverys, e isso pode ser feito no básico. 

Primeiramente, sempre revise os pedidos. Entregar um pedido errado pode ser um erro fatal e atrapalhar a fidelização de um cliente, Em todo caso, se não for possível atender exatamente o que foi pedido, ligue para o cliente e pergunte se pode fazer alguma alteração.

Também é importante prestar atenção na forma de pagamento, garantindo que todos os seus entregadores estejam preparados para receber os pagamentos da forma que for mais cômoda para seu clientes. Ou seja, deixe eles preparados para passar cartão ou dar troco. 

Nunca, em hipótese alguma, deixe que os seus clientes recebam uma comida fria pelo seu delivery. Muito menos, entregue uma comida caída, murcha ou, simplesmente, feia. Ou seja, use embalagens que garantam a integridade e quentura da comida. 

Por fim, tenha uma equipe de entregadores compatível com a sua demanda. Vale aumentar a equipe nos dias e horários de pico nas entregas, para sempre garantir uma entrega rápida. 

3 – Programa de fidelidade

A melhor forma de fidelizar, é adotar um programa de fidelidade que chame a atenção dos seus clientes. Basicamente, a estratégia consiste em recompensar o seu cliente pela sua fidelidade, dando pontos, cupons e recompensas ao comprar com você.

Existem diversas formas de se implementar um programa de fidelidade, e é necessário pensar em uma estratégia que caiba no seu delivery, ou seja, combine com ele. 

Uma opção bastante adotada são os cartões de pontos. Na hora de entregar a comida, você pode dar um cartão para o seu cliente. Ao acumular uma certa quantidade de cartões, ele pode ser trocado por uma refeição grátis, um desconto ou outro benefício.

Outro programa de fidelidade bastante interessante é o desconto no próximo pedido. Depois do primeiro pedido, ofereça um desconto ou outra recompensa no próximo pedido. Dessa forma, seu cliente vai pensar primeiro em você na hora de fazer seu próximo pedido de delivery.

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4 – Lista e contato direto

Por último, uma boa dica é manter um contato direto com o seu cliente. Para isso, tenha uma lista de contato de todos os seus clientes fiéis, com os seus dados de consumo, e mantenha um contato, tanto por WhatsApp, como por e-mail (com a permissão dele, claro).

Uma vantagem de usar as listas é o contato indireto: você será menos invasivo e persistente. O que ocorre, na maioria dos casos, é uma apresentação periódica de novos lançamentos, oportunidades de descontos e eventos exclusivos.

Além disso, você ainda pode se mostrar disponível ao enviar um e-mail de agradecimento alguns dias após a visita de um novo cliente. Não se esqueça de pedir sugestões e indicar o site oficial de seu restaurante, assim como suas redes sociais.

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