10 Exemplos de Bonificação para Funcionários: Faça Diferente!

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Diversos empreendedores passam por um grande problema: colaboradores desmotivados.

Por isso a procura por exemplos de bonificação para funcionários cresce cada vez mais.

Um time de funcionários desmotivado leva a baixa performance de vendas e, consequentemente, perda no caixa da sua empresa.

Para você que é leitor do nosso blog, já deve ter visto nosso case de sucesso onde gamificamos a performance dos colaboradores do nosso time.

Nele, você viu em 10 passos como uma estratégia de gamificação concegue motivar os colaboradores a darem o melhor de si dia após dia.

No entanto, o caso acima é apenas uma dentre vários exemplos de bonificação para funcionários que existem.

Separamos, portanto, 10 exemplos para você adaptar no seu negócio, seja ele loja física, virtual ou qualquer outro empreendimento que utiliza de funcionários para funcionar.

Para facilitar sua leitura, separamos cada dica no sumário abaixo:


10 exemplos de bonificação para funcionários para empresas

Exemplo 1: Bonificação por metas batidas

Todo negócio possui um objetivo e uma meta. Mesmo que não seja explicita, o empreendedor tem na cabeça que precisa faturar X e lucrar Y para manter um negócio em pleno funcionámento.

No entanto, empreendedores que possui objetivos e metas definidos ficam menos perdidos e possuem resultados mais assertivos.

Dito isso, se sua empresa ou negócio trabalha com metas, é extremamente importante que você usufrua o máximo desse exemplo de bonificação.

Lembrem-se que a recompensa do colaborador deve ser gradual, assim como o resultado das metas.

Nada de extrapolar valores e criar metas impossíveis. Faça uma pontuação possível para o seu colaborador e para o seu negócio.

Exemplo 2: Bonificação por número de vendas

Assim como o exemplo anterior, a bonificação pelo número de vendas está, em grande parte, relacionada as metas da sua empresa.

No entanto, se sua empresa não possuir uma meta definida, você ainda pode utilizar esse exemplo de bonificação para premiar seus funcionários e colaboradores.

Basta verificar a média de vendas diárias e mensais e dividir esses valores durante o mês.

Você também pode trabalhar um sistema de escalonamento onde possui uma meta inicial de vendas, uma média e uma alta. Quem for batendo essas metas de vendas vai conseguindo prêmios cada vez melhores.

Exemplo 3: Premiação por hora extra

Existem muitas empresas que demandam muito do funcionários. Se não houver maneira de diminuir o número de tarefas e serviços dos colaboradores, pelo menos bonifique aqueles que permanecem trabalhando após o horário de funcionamento da empresa.

Dessa forma você da um incentivo a mais para o funcionário.

Exemplo 4: Premiação por indicação

Se você pensa que programa de indicação serve apenas para clientes, você está enganado.

A estratégia de premiação por indicação serve tanto para clientes que já compram de você como para consumidores que ainda não realizaram a primeira compra.

Mas como assim? Calma, eu te explico:

Muitas vezes um consumidor visita sua loja, mas não compra de você por não estar na etapa certa da jornada de compra.

Você pode até não ter feito essa venda, mas faça seus colaboradores pedirem que indiquem seu negócio para novos potenciais clientes. Diga a ele para falar com o vendedor “X”.

Dessa forma, se a indicação for um sucesso, você terá uma indicação no bolso..

Trabalhe um certo número de indicação para que seu funcionário ganhe um prêmio. Motivando, dessa forma, seu colaborador.

Exemplo 5: Funcionário do mês

O funcionário do mês talvez seja o exemplo de bonificação de funcionários mais famoso pelo mundo.

Todos nós já presenciamos alguma empresa trabalhar com essa estratégia. Ou você não se lembra do porta retrato do funcionário do mês no McDonald’s?

O funcionário do mês é aquele colaborador que mais performou durante o período mensal. Essa performance pode estar relacionada ao número de vendas, apoio moral, elogios e até mesmo outras metas como as citadas acima.

Se você não sabe por onde começar, utilize esse exemplo de bonificação que é sucesso garantido!

Exemplo 6: Gamificação com sistema de pontos

Se você viu nosso case de sucesso sobre gamificação de funcionários, deve ter percebido o grande resultado dessa estratégia de premiação.

cada departamento tem metas semanas e mensais a serem batidas.

Cada departamento que bate essa meta recebe StayPoints que podem ser trocados em diversos estabelecimentos ao redor da cidade. Estamos falando de petshops até restaurantes, barbearias e academias.

Quer implementar um sistema de pontos exclusivo na sua empresa? Fale Conosco!

Exemplo 7: Premiação por equipe

Sua empresa divide os funcionários em equipes e times? Pois este exemplo de bonificação é excelente para premiar seus colaboradores de forma coletiva!

As metas ou vendas estabelecidas aqui devem ser um pouco maiores aqui já que uma equipe tem a possibilidade de ter resultados melhores e mais rápidos.

Exemplo 8: Premiação por ideias criativas

Sabemos que criatividade cabe em qualquer negócio, seja ele online ou fisico.

Geralmente agênciasa de publicidade se benficiam mais com esse exemplo de bonificação de funcionários pelo simples fato de lidares com criação de campanhas para diversas empresas.

Portanto, surgiu uma ideia interessante? Ela gerou bons resultados? Dê o prêmio para a dupla de criação ou o colaborador que teve essa ideia.

Exemplo 9: Premiação por atividades completadas

Você não lida com vendas e agora?

Te garanto que seus funcionários possuem tarefas que devem ser executadas todos os dias. Caso contrario, você não contrataria esse colaborador.

Dito isso, pense em maneiras de recompensar o esforço desse funcionário. Você já teve o exemplo das horas extras, mas também pode trabalhar em cima das atividades cumpridas.

Exemplo 10: Bonificação por evolução mensal

Nem todo colaborador entra em uma empresa sabendo tudo e já experiente no assunto.

Esses colaboradores evoluem com o tempo e é ai que você entra com uma premiação, uma bonificação diferenciada.

Tenha meios de descobrir a evolução do seu colaborador e usufrua de toda a sua criatividade na hora da premiação.

Considerações finais

Esteja ciente de que as bonificações citadas acima não concertam problemas internos da sua empresa.

Elas são voltadas para deixar o ambiente de trabalho mais divertido, competitivo e saudável. Mas se o problema está nos gestores, nenhuma estratégia irá salvar o seu negócio da falência.

Espero fortemente que essas dicas sejam uteis e que você comece a aplica-las agora mesmo!


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