6 Estratégias para Reter Clientes que Realmente Funcionam e vão te ajudar a vender mais

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Que as estratégias para reter clientes são importantes para fidelizar clientes e vender mais, todos nós já sabemos.

Estratégias para reter clientes, ou simplesmente fazer com que o cliente retorne em meio a tantas ofertas e serviços igualmente interessantes pode ser uma tarefa complicada, mas existem algumas estratégias que podem ajudar nesse processo.


O primeiro passo para aplicar estratégias de retenção de clientes é admitir que a concorrência é sim interessante e que para se sobressair o seu negócio precisa estar sempre inovando e conquistando o cliente, principalmente aquele cliente que você já considera fiel.

Selecionamos algumas estratégias para reter mais clientes e te ajudar a conquistar o sucesso do seu negócio entre os clientes e assim aumentar a taxa de retorno.

Relacionamento é primordial para uma estratégia de reter clientes

Já falamos algumas vezes sobre isso aqui no blog. O relacionamento com o cliente é o primeiro e mais importante passo para qualquer negócio bem-sucedido que pretende aplicar estratégias de retenção de clientes.

Aproveite cada oportunidade para conhecer melhor o seu cliente, assim você fortalece o relacionamento com o cliente e ainda aproveita para ganhar informações importantes para usar futuramente.

Uma boa forma de manter esse relacionamento é interagir com as pessoas da forma que elas preferem, ou seja, se alguém entrar em contato com você por telefone, devolva o contato por telefone, se for por email, responda o email e assim por diante.

Essa estratégia serve para reter clientes em qualquer negócio.

Implemente um programa de fidelidade com pontuação como centro da sua estratégia de retenção de clientes.

Já falamos inúmeras vezes aqui no blog sobre o quão importante é ter um programa de fidelização de clientes que realmente funciona.

Leia também:  Programa de Fidelidade para Lojas: Tudo o que Você Precisa Saber!

Inclusive existe um artigo completo que te ensina como criar um programa de fidelidade que realmente funciona para o seu negócio.

O mais comum em todos os programas é oferecer uma recompensa em troca dos pontos acumulados pelo cliente, mas cuidado, a recompensa deve ser realmente satisfatória se não o cliente não vai ter interesse nenhum em aderir e muito menos continuar frequentando o seu estabelecimento.

As recompensas devem ser graduais para manter saudável sua estratégia de reter clientes

Comece oferecendo pequenas recompensas para o cliente participar do programa, em seguida vá elevando o valor das recompensas para fazer o cliente repetir o processo para avançar na escala de lealdade do negócio.

Mas o importante é que a recompensa seja viável para a empresa e desejável para o cliente, assim a sua estratégia de retenção vai sempre funcionar bem.

Ofereça benefícios VIP como tática para reter clientes

Cobrar uma taxa anual dos seus clientes para que eles tenham certos benefícios que configuram barreiras de compras cotidianas é uma boa estratégia também. As pessoas gostam de sentir que participam de um grupo seleto que possuem vantagens como por exemplo frete grátis, evitar filas, sorteios, descontos especiais e etc.

Pense em um club vip com vantagens que realmente funcionam para o seu negócio.

Invista em programas não monetários se você quiser ter uma boa estratégia de reter clientes

Você já parou para observar o seu cliente? Dependendo do seu ramo te garanto que alguns deles podem ver mais sentido em recompensas não monetárias do que em descontos. Estude o perfil do seu cliente e pense em uma recompensa que vai fazer sentido para ele.

Leia também:  Software Para Programa de Fidelidade: Sua Máquina de Vendas

Faça parcerias com outras empresas que não sejam concorrentes e alcançará uma boa taxa de retenção de clientes

As parcerias estratégicas (ou programas de coalizão) para gerar fidelização de clientes podem ser muito eficazes para reter clientes no seu negócio. Pense nos hábitos de consumo do seu cliente, qual empresa que seria uma boa parceira para o seu negócio com base nos processos de compra do seu cliente?

Não se esqueça que o mais importante aqui é o cliente, não adianta nada fazer parcerias com empresas e produtos que o seu cliente nunca se interessaria. O ideal é que o produto oferecido pela outra empresa seja complementar ao seu, algo que você sozinho não pode oferecer, uma oportunidade única.

 

Viu aí de quantas formas você pode aplicar uma estratégia para reter clientes no seu estabelecimento?

Saiba mais:

Vender mais no PetShop com um programa fidelidade;
Atrair clientes na cervejaria usando programas de fidelização;
Reter seus clientes no Lava-Jato usando programas de fidelidade;
Aumentar as vendas no supermercado usando programas de fidelização;
O segredo para vender mais na estética: Programas de fidelização;
Garantindo o faturamento mensal de uma oficina mecânica com programas de fidelidade;
Potencializar as vendas no FoodTruck usando programas de fidelidade de clientes;


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