Faça campanhas para engajar os colaboradores

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Ter uma equipe que ama o ambiente de trabalho e abraça a causa do seu negócio, faz uma empresa muito mais leve e ainda, que atinge suas metas.

Para isso é preciso realmente querer o bem do colaborador e assim, oferecer os melhores incentivos. Mas você deve se perguntar “como engajar os colaboradores?” Leia este artigo e descubra como!

Antes de qualquer coisa, gostaríamos de apresentar alguns dados do mercado sobre funcionários engajados em seus empregos.

De acordo com uma pesquisa de uma corretora de seguros, Aon, realizada entre 2016 e 2017, cerca de 65% dos colaboradores estavam altamente engajados ou engajados, 21% estavam passivos e 14% ativamente desengajados.

A pesquisa foi realizada em mais de 60 setores, com mais de 8 milhões de pessoas de várias partes do mundo.

Imagine que de 10 dos seus colaboradores, apenas 6 estão fazendo acontecer enquanto os outros estão passivos ou desmotivados…

Colaborador desmotivado é um problema

Além dele não fazer algo a mais pela a sua empresa, o colaborador que não está motivado muitas vezes não cumpre nem com sua função básica, deixando a desejar.

Um colaborador desmotivado muda o clima da equipe e ainda, pode sair falando mal do seu local de trabalho.

As vantagens dos colaboradores engajados

Engajamento é o envolvimento que alguém tem com alguma pessoa ou causa, é uma conexão forte que motiva essa pessoa a se entregar e fazer cada vez mais pela causa.

Nas empresas, ter colaboradores engajados significa que estes não estarão ali somente pela compensação financeira ou status, Mas que a um propósito em se dedicar e fazer mais pela empresa.

Lutam pelo sucesso

Colaboradores engajados possuem senso de dono, e querem realmente ver o sucesso do negócio, às vezes tanto quanto o próprio dono.

Esse sentimento de pertencimento faz dos funcionários mais proativos, comprometidos e produtivos. Eles usam todos os recursos existentes para fazer a empresa avançar, e mais ainda, eles ajudam o dono do negócio a engajar outros colaboradores que estão “mornos”.

Satisfação do cliente

Em um estudo divulgado pela Forbes e realizado pela especialista em experiência do cliente Blake Morgan, foi confirmado que empresas que possuem colaboradores engajados ultrapassam o desempenho dos concorrentes com os clientes em até 147%.

Nas empresas avaliadas que possuíam excelência em experiência do cliente, tinha um também 1,5 vez mais colaboradores engajados.

Um bom case que podemos destacar é o da Starbucks, que de acordo com uma pesquisa de 2014, afinidade de 87% dos clientes com a marca tem relação direta com as políticas de engajamento aplicadas pela empresa. Chinelos estão incluídos benefícios únicos generosos aos colaboradores.

“Quando fazemos a coisa certa para os nossos empregados, também fazemos a coisa certa para o nosso negócio” – Corey duBrowa (Vice-presidente sênior de comunicação global da Starbucks)

Aquele seu colaborador quem está chato não é assim por acaso. Ele quer crescer e aprimorar seus conhecimentos, e isso significa que esses propósitos se encaixam.

Bom, dito essas coisas, agora vamos falar sobre como engajar colaboradores e como incentivá-los a terem aquele sentimento de pertencimento pelo local onde trabalham.

Trata-se de um conjunto de tarefas, que se aplicadas, com certeza trarão resultados, inclusive, vamos mostrar um exemplo de uma das coisas que usamos aqui na StayApp.

Apresentar o propósito

Se a sua empresa é do ramo de doces, por exemplo, a proposta dela não é vender doces. É algo que vai além, por vezes intangível.

Propósito é o que dá sentido ao que fazemos e não exatamente o que fazemos. O propósito da sua marca está na essência dela.

Caso você não tenha ainda isso alinhado, questione os motivos pelo qual a sua empresa existe no mundo. E com certeza não é por vender doces.

Veja um exemplo de propósito de uma marca de doces:

“Somos aquela lembrança que conecta as pessoas, com histórias boas vividas. Existimos para lembrar dos momentos leves e alegres, seja para nossos clientes parceiros e amigos”

Esse foi um simples exemplo para demonstrar que o propósito de uma marca tem algo muito mais profundo.

Como apresentar o propósito?

Você pode usar diversas ferramentas para disseminar a mensagem do propósito da marca.

Faça apresentações, comunicações impressas e além disso, comece a cultivar os hábitos do propósito, assim seus colaboradores realmente acreditarão na essência da marca.

1- Cultura organizacional

A cultura organizacional está ligada com o propósito, que fala sobre como um grupo de pessoas de determinada empresa se relacionam através de hábitos de convivência.

Vamos a um exemplo:

Pode ser na cultura da sua empresa, toda sexta-feira os colaboradores fazerem um Happy Hour e irem com roupas mais despojadas.

Além disso, lá existe o hábito de sempre colaborar e uns ajudar os outros, cultivando assim, uma empresa com pessoas sempre capacitadas.

2- Boa liderança

Se na sua empresa existem departamentos ou equipes com líderes, invista em capacitação para eles, pois serão esses líderes que estarão lidando de perto com os demais colaboradores.

Motive e engaje primeiramente os líderes, pois assim eles serão como um gasto de ânimo para os grupos.

Líderes motivados, motivam.

3- Propósito da função

Não deixe o seu colaborador pensar que a função dele não tem valor, o que realmente não é verdade. Repasse para ele o papel fundamental que eles é esse de como isso impacta no propósito geral da empresa.

Motive cada pessoa da sua equipe a avançarem, conquistarem sonhos e crescerem. Assim ele sempre estará motivado a exercer sua função com excelência.

4- Engajando os colaboradores através de ações/recompensas

Traçar ações de engajamento entre equipes é indispensável para que tanto a empresa quanto as pessoas incluídas fiquem satisfeitas. Elas são formas de reconhecimento pelo mérito individual e também em grupo.

Vamos mostrar algumas formas para você engajar os colaboradores através de ações, mas antes, queremos compartilhar como acontece isso na prática aqui na StayApp, através do programa de funcionário do mês.

Adicionamos os números de telefone dos colaboradores em nossa base e no momento em que eles fidelizam um cliente, já identificam quem está realizando a fidelização, clicando no próprio contato antes de realizar o envio para o cliente.

Feito isso, computamos quem foi os melhores “fidelizadores” do mês.

Acompanhe na imagem abaixo:

Esses são exemplos de empresas que utilizam o StayApp, com picos de fidelização após implementarem o programa de funcionário do mês.

Podemos perceber que os incentivos aos colaboradores estão ligados aos resultados de vendas, fidelização e satisfação dos clientes.

Você não pode apenas querer vender mais. É necessário valorizar a equipe que está disponível e empenhada a levar a sua equipe para um outro nível.

5- Ações de descontração

Outra maneira de gerar e cultivar os colaboradores, é através de ações de descontração, como, ter um espaço para eles brincarem, relaxar ou ainda, para valorizar datas importantes como aniversário, tudo isso para o ambiente de trabalho ficar muito mais leve e alegre de se passar o dia.

Se você possui a ferramenta do StayApp sabe que é totalmente possível engajar equipe a vender mas através da própria plataforma.

Se a sua equipe ainda não está engajada totalmente ou por algum motivo desengajou, siga alguns passos práticos para fazer na sua empresa e ver os resultados:

  • Fale sobre as ações: não deixe que o programa de premiação caia no esquecimento. Até que se torne um hábito (ou até depois disso), que pode levar em média 21 dias, você precisa falar todo dia acerca das metas, e uma boa dica é apresentar parciais semanais, assim eles analisarão seus resultados e caso esteja negativo, farão algo para mudar, e assim alcançar a premiação.
  • Invista em materiais de apoio: Impresso, camisetas, cadernetas, são algumas formas de envolver a equipe em alguma campanha ou programa, além de ser uma forma de presentear de manter a lembrança sobre as metas ativas.

Sobre as premiações:

Seja justo com os colaboradores que estão dando o seu melhor.

Não coloque coisas insignificantes como prêmios, pois assim, ninguém se esforçará para a recompensa.

Teste novas possibilidades de premiações que vão além de dinheiro

Sobre outros tipos de premiações:

Viagens: Que tal dar uma viagem bem legal para o melhor colaborador do ano? Esse tipo de premiação incentiva a constância dos bons resultados mensais.

Folga e SPA: Quem não gostaria de no meio da semana ter uma folga e ainda mais, passe livre para ir a um SPA com tudo pago pela a empresa?

Cursos: O que acha que fechar um pacote com um especialista de determinada área de interesse dos colaboradores, com o intuito de torná-los muito mais desenvolvidos.

Jantar: Oferecer jantar grátis com direito a acompanhante com certa é algo que incentiva muito alguém, e principalmente, se o restaurante for um lugar desejado pelos colaboradores.

Faça algumas dessas cousas que apresentamos aqui e veja os resultados acontecerem.

Lembre-se que se trata de uma via de mão dupla, de colaboração e reconhecimento.

Nesse artigo ensinamos como como incentivar os colaboradores através de ferramentas e inclusive, como fazer isso dentro da plataforma do StayApp. Desejamos sucesso!

Se precisar de ajuda, é só nos chamar.

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