Manter a motivação e o engajamento dos funcionários é um dos maiores desafios dos Empreendedores

engajamento dos funcionários
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Montar um negócio não é uma prática que você faça sozinho, é essencial que você conte com um time ao seu lado. No entanto, não só isso faz um bom negócio, é necessário ter engajamento dos funcionários.

Não à toa várias empresas ficam “boiando” no mercando porque seus funcionários não se encontram entusiasmados com a própria empresa.

Por isso, é importante ter uma equipe engajada no mesmo propósito e visão da empresa, que acredite no que ela busca. Prossiga com a leitura e veja como alcançar esse engajamento dos funcionários.

Manter o engajamento e a motivação dos colaboradores é um dos maiores desafios dos empreendedores para produtividade

O colaborador não apenas trabalha para o negócio, ele tem uma ligação afetiva, até idealística, com a empresa. Essa base é um pilar para aumento de produtividade na produção.

Essa ligação permite que o funcionário siga a carreira com entusiasmo, comprometimento e resiliência. Só observar a visão da Google e como ela se mostra perante seus funcionários, com seu ambiente descontraído.

No entanto, muitas vezes é difícil criar esse engajamento, e traz muitos prejuízos para seu negócio como:

  •         Falta de confiança
  •         Funcionários desestimulados
  •         Absenteísmo alto
  •         Baixa qualidade de produção
  •         Falta de criatividade e de inovação
  •         Perda de clientes
  •         Prejuízo financeiro

Corrigir essas falhas é a principal ação que deve ser tomada por um empreendedor. Criar engajamento só é feito através de boas práticas de gestão que faça seus colaboradores acreditarem que estão fazendo o certo.

Passo-a-passo para criar engajamento dos funcionários de seu negócio

engajamento dos funcionários

1. Comece pensando nisso já na contratação

O negócio tem papel fundamental em criar engajamento entre seus funcionários, mas existem pessoas com características que favorecem isso. Já outras exibem um perfil mais “desengajado”.

E falo de negatividade sobre o futuro, falta de conexão com a visão da empresa, incapacidade de mudar, entre outras características nocivas ao negócio.

Busque por aqueles que tenham um potencial de acreditar naquilo que você acredita.

2.Entenda o objetivo daqueles que contrata

De geração em geração, os objetivos de cada funcionário na empresa vão mudando, mas quase sempre seguindo uma pauta comum da época. E a pauta dessa última geração é “significado”.

Benefícios padrões como dinheiro e promoções não satisfazem mais, mas sim fatores como relacionamento, sonhos, envolvimento e relevância. Eles querem entender que fazem mais do que gerar lucro, que fazem alguma diferença ali.

3. Crie uma cultura de engajamento

Para criar engajamento, não é só os funcionários estarem engajados, os níveis mais altos também têm que estarem no mesmo ritmo. Os funcionários têm de estar inseridos numa cultura de engajamento.

A liderança precisa ser um modelo, propondo processos diários como rituais de gestão, atribuição bem manejadas, políticas de RH, boa administração de tempo e orçamento.

Uma prática interessante para criar envolvimento é fazer reunião de brainstorming diária ou mensalmente, juntando a equipe para discutir os desafios da empresa. Crie espaço para que elas se engajem com o futuro.

4. Dê valor aos funcionários que possui

Aqui você pode criar uma política de meritocracia, que através do esforço do funcionário, ele pode alçar lugares mais altos no trabalho. No entanto, não só de motivação é feito um funcionário, é necessário lidar com expectativas.

Dê valor ao seu funcionário e entenda as expectativas de cada um, saber seus anseios e desejos. Entenda se o funcionário está alinhado com a visão do seu negócio.

Aí sim, crie um uma política de incentivo por resultados, porém sem dar falsas expectativas, capazes de desanimar o funcionário.

5. Faça uma avaliação de desempenho

Nesse momento, é importante você avaliar se a produtividade está surgindo e como o desempenho dos colaboradores está impactando a empresa.

Existem ferramentas capazes de avaliação de desempenho, como a avaliação 360º, que identifica pontos fortes e fracos.

6. O mais importante: crie um clima organizacional

É muito mais fácil surgir engajamento num ambiente que engaje. Como a Google faz com seus funcionários, os valores e visões não são impostos, mas sentidos e vivenciados.

Produza um local de trabalho confortável e inspirador para os colaboradores e trabalhe para que não ocorra nenhum atrito nocivo à produtividade do funcionário.

Qual o resultado de criar engajamento dos colaboradores?

  •         Motivação para alcançar patamares de excelência
  •         Dissemina uma imagem positiva da empresa
  •         Cria compromisso com a qualidade, reduzindo ocorrência de erros
  •         Reduz necessidade de novas contratações
  •         Mantém os talentos dentro do negócio, pois eles se encontram satisfeitos com a direção da empresa

De qualquer forma, engajamento é uma prática necessária para redução de custos e aumento de produtividade. Assim você pode gerar satisfação do seu funcionário e do cliente.

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