encantar clientes

Encantador de Clientes: Aprenda a Se Tornar Um!

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Depois de ajudar mais de 300 empresas do pequeno e médio varejo a fidelizarem seus clientes, há uma coisa que posso afirmar com toda a certeza: você não deve se contentar em apenas satisfazer o cliente.

Foi pensando nisso que decidi escrever este artigo e até o final dele você se tornará um verdadeiro flautista mágico e encantador de clientes!

Você quer fazer parte disso? Então continue lendo o artigo.

Você conhece o conto folclórico do Flautista de Hamelin, também conhecido como “Flautista Mágico”? Calma! Você já vai entender o porquê desta analogia.

Em 1284, a cidade de Hamelin estava sofrendo com uma infestação de ratos. Um forasteiro chegou à cidade alegando ter a solução para o problema. Ofereceram-lhe uma moeda por cada uma das cabeças de cada rato.

O trabalho foi simples: o homem pegou uma flauta, encantou os ratos e os afogou no rio.

Todavia, apesar de resolver o problema, a cidade se recusou a pagar o prometido ao flautista, uma vez que ele não havia apresentado as cabeças dos ratos. Como vingança pela quebra do trato, o caçador de ratos usou sua habilidade para encantar as crianças da cidade, que foram trancadas em uma caverna.

É por isso que, por mais que se procure, nunca se encontra ratos e crianças na cidade de Hamelín.

Encantador de clientes investe em marketing

Seu negócio hoje possui ratos e crianças?

Aqui, nesta metáfora, vamos comparar os ratos aos clientes vorazes, que vivem em seu estabelecimento e consomem tudo o que você oferece.

Apesar de parecer pejorativo e até ofensivo, o termo usado aqui busca justamente demonstrar o contrário: esse é o modo como muitos compradores se sentem ao visitar locais despreparados: acuados, apáticos, indesejados, insignificantes.

Você mesmo já deve ter se flagrado implorando pela migalha de queijo de algum lugar que só te ofereceu “veneno” ou até “uma ratoeira” em troca.

Aposto que você não quer que as pessoas tenham este sentimento durante a experiência de compra na sua empresa!

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Quanto às crianças, podemos compará-las às novas oportunidades que surgem no caminho do seu empreendimento.

Quando bem estudadas, alimentadas e tratadas com o devido respeito, crescem para se tornar a próxima geração de tudo que você planejou.

As crianças neste texto são como os grandes clientes que você precisa fidelizar para garantir o futuro do seu negócio.

encantador de clientes

Assim como mencionado no início do artigo, hoje em dia a saúde de um negócio necessita de mais que apenas satisfazer ratos e crianças. É necessário encantá-los! Então vamos reformular a pergunta feita anteriormente:

Seu negócio hoje encanta os clientes?

Não sabemos qual foi a sua resposta, mas a seguir apresentaremos algumas dicas para que ela nunca seja nada menos que um sonoro “SIM!”.

 

O atendimento é para o cliente, não para a loja.

Dale Carnegie em seu famoso livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” diz algo que merece destaque neste ponto:

“Quando tratarmos com pessoas, lembremo-nos sempre de que não estamos tratando com criaturas de lógica. Estamos tratando com criaturas emotivas, criaturas suscetíveis às observações norteadas pelo orgulho e pela vaidade.”

Com certeza você já percebeu uma característica peculiar em seu trabalho: o valor de seu produto ou serviço vai além de sua função. É necessário que ele ofereça junto a si conceitos e emoções.

Isso é algo alcançável apenas se a estrutura da sua empresa permitir e tudo isso tem início logo no atendimento, uma vez que o valor demonstrado pelo seu produto ou serviço depende diretamente do valor que você dá ao seu cliente.

A forma como ele é recebido quando visita seu estabelecimento é um dos maiores diferenciais de uma empresa, uma vez que as inovações, design, descontos e praticamente todo o resto pode ser copiado pela concorrência eventualmente.

Um bom atendimento é definido pela capacidade da equipe em se adaptar aos sinais dados pelo cliente durante a interação. O vendedor precisa ter uma capacidade analítica e saber se calar para entender as necessidades e desejos de quem ele está atendendo.

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Todo o andamento da abordagem precisa ser personalizado e seguir as respostas dadas. Por isso é indispensável possuir um time bem treinado. Do estagiário ao CEO, todos precisam saber atender a um telefone, responder um e-mail ou conversar cara a cara com um cliente e sanar todas as suas dúvidas.

Os funcionários também precisam conhecer muito bem o público que atenderão. Instrua-os a sempre se perguntarem durante um atendimento:

  • Já identifiquei o que meu cliente quer?
  • Também já percebi quando e como ele quer meu produto ou serviço?

Dessa forma as expectativas do alvo serão atendidas e, talvez, até mesmo superadas.

O mantra é: apresente o que ELE quer ao invés de insistir no que o vendedor acha que ele precisa. Você precisa ganhá-lo pelos sentimentos e não pela razão!

Recompense os clientes leais!

Clientes fidelizados podem chegar a corresponder a mais de 65% da renda mensal de um negócio. Com certeza eles merecem um tratamento especial para se sentirem cada vez mais estimulados.

Invista em ações que fortaleçam a relação entre vocês, tais como: um canal de comunicação simples e direto, promoções exclusivas e disparos inteligentes para as pessoas certas!

Além do faturamento que eles já rendiam antes, você ainda pode alcançar um aumento de 25% das suas vendas ao mês, por um ano inteiro!

Quer encantar um cliente? Então surpreenda!

Algumas coisas têm um custo financeiro baixo para a empresa, mas um valor emocional alto para o cliente.

Ofereça uma bebida grátis, dê um brinde não anunciado depois de fechar o negócio,  aumente o desconto em mais 5% quando ele estiver hesitando, etc.

O impacto nos seus gastos com este pequeno tipo de ação individual será mínimo, mas garantirá um espaço importante na memória do cliente.

Para potencializar ainda mais, dê autonomia e incentivos para que sua equipe também o faça. Afinal, como já mencionamos, o atendimento é a base de tudo!

Seja também um “Gestor da Espera”

Ninguém gosta de esperar. O tempo é uma das mercadorias mais preciosas que temos e desperdiçá-lo pode ser um enorme motivo de chateação.

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O estabelecimento tem um compromisso com o cliente do início ao fim da experiência de compra e deixá-lo esperando, seja por falta de pontualidade ao marcar uma reunião ou por obrigá-lo a encarar filas quilométricas, demonstra desinteresse e falta de compromisso.

Organize bem toda a sua parte administrativa para não deixar que estes erros afetem a credibilidade da empresa.

Use a tecnologia como aliada!

É de conhecimento comum que as redes sociais são uma forma de mídia de alcance monstruoso e não há motivos para não tirar proveito comercial delas. É devido a esse fator que conteúdos sobre marketing digital começaram a transbordar por todo lugar.

Porém, mesmo seguindo toda a informação sobre o assunto que encontraram, muitas instituições não conseguiram obter resultados diretos nas vendas.

Isso se deve à dificuldade em gerenciar toda a informação captada pelas ações realizadas quando não se é um especialista da área. Felizmente, o mercado já oferece alternativas eficientes nessa questão.

Busque uma solução prática, que permite uma gestão inteligente, monitoramento de resultados e comunicação direta com o público.

Caso você tenha se identificado com a descrição acima e queira aumentar em até 7x o retorno dos seus clientes com uma plataforma de marketing inteligente, clique aqui e pare de se irritar com o prejuízo causado pelo adwords!

Plataforma de fidelidade para encantador de cliente

Agora você já tem a flauta. É só acertar as notas e começar a fazer os clientes te seguirem todos os dias.

Seja dedicado o bastante para não permitir que o flautista rival afogue seus consumidores vorazes ou prenda suas oportunidades de crescimento.

E se você deseja ganhar mais que apenas uma moeda por cabeça, inspire-se nos maiores varejistas do mundo! Você sabe como Sephora, Amazon e Starbucks vão ajudar seu negócio a se tornar uma verdadeira MÁQUINA DE VENDAS? Descubra clicando aqui.


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