Diferença Entre Empreendedor e Empresário: Descubra O que é Cada Um!

EMPRESÁRIO OU EMPREENDEDOR
Curtiu o post? Então compartilhe!

Quando falamos do mundo dos negócios, a palavra empreendedor e empresário se confundem. Apesar de parecerem sinônimos, esses termos são diferentes entre si. 

Basta uma pesquisa rápida pelo Google e verá diversos artigos diferentes sobre o mundo dos negócios. Enquanto alguns focam no empreendedor, outros têm o empresário como centro. 

Dito isso, qual é a diferença entre um empreendedor e um empresário? Para quem quem quer empreender, é vital entender a diferença entre os dois (partindo do pressuposto que quem já está inserido nesse universo, já entenda a diferença). 

Antes de evidenciarmos as diferenças entre cada um dos tipos, vamos primeiro tratar sobre cada um deles individualmente. 

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo da seguinte forma:

O que é ser um Empresário?

Ser empresário não é apenas um título, e sim, uma profissão. Um empresário, independente se é pessoa física ou jurídica, gerencia um empresa (seus bens ou serviços) com o objetivo de fazê-la crescer e gerar lucro. 

Para que seja possível exercer o papel de um empresário no mercado, é preciso uma série de fatores. Eles são: capital (dinheiro), mão de obra, uma equipe treinada, materiais e equipamentos.

Para exercer esse papel, é necessário algumas qualidades. Primeiramente, é preciso ter um impulso para resolver os problemas das pessoas, ou seja, ajudá-las. É preciso ter controle financeiro e saber gerenciar recursos.

Além disso, é necessário ter capacidade de adaptação às mudanças de cenário do mercado, um conhecimento prévio de técnicas de administração e gestão de pessoas.

Por fim, não pode faltar um espírito de liderança para colaborar com o desenvolvimento e os resultados.

Como já foi dito, existem dois tipos de empresário: pessoa física e pessoa jurídica. Sendo que eles significam:

  • Pessoa física: pessoa física que organiza a empresa de forma individual;
  • Pessoa jurídica: por meio da união de pessoas com o mesmo objetivo, explora uma atividade econômica.

Entendeu qual é a definição de um empresário? Agora você precisa entender a definição de um empreendedor. 

O que é ser um Empreendedor?

Ser empreendedor não é uma profissão, e sim um comportamento ou um modo de vida aplicado na sua carreira. Dito isso, não é obrigatório que um empreendedor abra um negócio, e sim atuar em qualquer campo.

Um empreendedor está diretamente ligado à identificação de oportunidades, proatividade, criatividade e agregação de valor em um negócio através da sua gestão e trabalho. 

Mas não vai achando que ser empreendedor é mais fácil que ser um empresário. É necessário muita motivação, responsabilidade, trabalho, estudo e coragem. 

Assim como um empresário, um empreendedor também precisa de certas qualidades. A primeira é uma grande habilidade de organização e planejamento, além de um conhecimento e gosto por sua área.

Um empreendedor também precisa estar sempre em sintonia com as novidades, ou seja, sempre buscar por novas informações e soluções para o empreendimento;

Além disso, ele também precisa de muita facilidade para se comunicar com outras pessoas, fazendo isso claramente. Enfim, ele precisa olhar sempre para frente, tendo visão de futuro. 

Por fim, existem três tipos de empreendedor, e nós mostramos todos eles para você:

  • Individual: é um empreendedor que atua no mercado, porém, na sua própria empresa;
  • Social: é um empreendedor que atua em prol da sociedade. Ele costuma trabalhar em Organizações Não-Governamentais e empresas do terceiro setor;
  • Digital: por último, esse é o empreendedor que atua no meio digital. Ele disponibiliza produto através da internet. 

Diferença entre Empreendedor e Empresário

Agora que você conheceu cada um dos dois casos, já consegue entender a diferença entre eles? 

Em resumo, um empreendedor é aquela pessoa que nasceu para o mundo dos negócios, tendo as características necessárias para cuidar de um negócio, visando grandes objetivos. 

Em contraste, um empresário é um profissional que tem como função cuidar e perpetuar um negócio e uma empresa. Apesar do cargo exigir algumas das qualidades de um empresário, não é necessariamente todas. 

Enfim, dá para resumir tudo em uma simples máxima: empreendedor é paixão, empresário é profissão!

União das qualidades 

Qual dos dois é a melhor opção para um negócio? As diferenças entre os dois podem mais atrapalhar um negócio do que realmente ajudar. Enquanto um empreendedor pode ter dificuldade para lidar com todas as burocracias rotineiras, um empresário pode ter problemas para inovar e sair de crises. 

É exatamente por isso, que para uma empresa que visa o sucesso, é necessário um gestor que englobe os dois tipos de autoridade. Ou seja, é preciso um empreendedor empresário. 

Além disso, existe uma outra possibilidade: empreendedores e empresários trabalhando juntos. Quando essas duas figuras unem força por um objetivo em comum, a gestão pode ser muito eficiente. 

No caso dessa união, o empreendedor conta com o suporte de um sócio com visão empresarial. Isso consolida o negócio. Já o empresário, ao buscar de um empreendedor, agrega valor e crescimento ao negócio. 

Mas para se unirem, empreendedor e empresário precisam ser criteriosos. É importante analisar as características do candidato a sócio, as afinidades, os objetivos comuns e tudo isso na prática.

Por fim, a sociedade entre empreendedor e empresário possibilidade grande destaque no mercado. Consequentemente, as chances de se consolidar em seu segmento de atuação aumentam de forma significativa.

Dito isso, para cada negócio, será necessário um tipo diferente de perfil. Enquanto para alguns um empreendedor é a melhor opção, para outros negócios, um empresário é muito mais importante. 

Além disso, em alguns casos a união dos dois perfis será ainda mais eficaz. Nesse caso será preciso decidir se haverá a união de sociedade entre um empreendedor e empresário, ou a união dos dois tipos em uma pessoa só. 

Independente da escolha, os dois perfis são de extrema importância para o mercado.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *