Certamente a maioria das pessoas acham que as palavras cliente e consumidor são sinônimos, mas acontece que isso é um erro comum. Existe muita dúvida sobre a diferença entre cliente e consumidor.
Definitivamente elas não possuem o mesmo significado e isso pode confundir muita gente, inclusive empreendedores.
Apesar dos dois tipos serem muito importantes para uma empresa, consumidor e o cliente têm comportamentos bem diferentes na hora de comprar um produto. Além disso, saber a diferença entre os dois pode ser uma grande vantagem para a empresa.
Você já sabe qual a diferença entre os dois? As definições de cada uma são as seguintes:
- Consumidor é aquele que compra sem criar nenhum tipo de vínculo com a loja. A decisão dele se baseia muito no menor preço encontrado e em uma breve avaliação superficial da confiabilidade da loja.
- Cliente é aquele que ao pensar em comprar um produto, vai direto para à loja com que ele mais se simpatiza baseando-se muito em suas experiências de compras anteriores, ou em indicações de amigos e familiares.
Qual a diferença entre comprador e cliente?
Entender o conceito claro de cliente é muito importante para uma empresa. Ou seja, como já foi dito, para compreender e buscar uma conexão com o consumidor, é importante compreender a diferença entre os conceitos de usuário, comprador, consumidor e cliente.
Dois deles já foram esclarecidos, mas ainda restam dois: usuário e comprador. Suas definições são:
- Usuário é aquele indivíduo que faz uso do produto, e não necessariamente quem compra. É importante conhecer bem quem é o usuário, o que ele sente, do que gosta, quais são seus hábitos, o que o incomoda, o que o deixa feliz, e como o produto ou serviço pode ajudar o usuário.
- Comprador é aquele que efetua a transação, que monetiza o processo. O comprador influencia as ações de promoção do produto ou serviço. Isso porque o sentido da promoção é comunicar a proposta de valor, desenvolver relações favoráveis com o comprador, informando e persuadindo a aceitar o produto e fomentar sua procura.
Agora que todos os conceitos estão claros, porque não voltamos aos dois personagens mais importantes, cliente e consumidor?
Cliente X Consumidor
Primeiramente, o cliente tem lealdade à sua empresa. Além disso, o cliente quer manter contato ainda que não esteja comprando nada. Ele te segue nas redes sociais e não tem problema com um preço mais alto, já que procura segurança e bom atendimento.
Já o consumidor, no entanto, está apenas a procura de preço baixo e agilidade na compra. Sua decisão não é baseada em experiências anteriores. Um comportamento recorrente do consumidor é evitar vínculos com a empresa.
Apesar de tudo isso, todo consumidor pode se tornar um cliente. Por isso, é importante você prezar por manter sempre um atendimento que satisfaça esse consumidor, e ter em mente que o objetivo é conquistar a confiança dele para que em breve ele volte a comprar com você.
Como se aproveitar dessa diferença?
O cliente gosta da sua empresa e você precisa ter isso em mente na hora de definir seus preços e estratégias. Além disso, é importante lembrar que todo consumidor tem o potencial para se tornar um cliente, para que isso aconteça você deve sempre se focar na qualidade do seu serviço.
O consumidor não tem nenhum tipo de lealdade e você precisa lembrar que ele busca preços baixos e agilidade na hora da compra para desenvolver suas estratégias de preço e capturas de e-mail, para não atrapalhar a venda.
Cliente e Programa de Fidelidade
Agora que você sabe as definições exatas de cliente e consumidor, consegue me responder rapidamente qual deles é melhor para sua empresa?
Certamente a resposta é o cliente. Ele é fiel a sua empresa, e por isso, estará sempre com ela independente do que aconteça.
Apesar disso, nem todo mundo é cliente, então qual é a solução?
Transformar os consumidores em clientes. Com uma base de clientes é possível criar promoções inteligentes e conhecer o comportamento de compra do seu cliente. Isso é possível através de um programa de fidelização.
Apesar disso, o programa de fidelidade precisa ser eficaz, e a plataforma StayApp pode ajudar.
Ela funciona com o pré-suposto de que um cliente que compra o seu produto e volta a comprar depois de um período de tempo. Consequentemente, o empreendedor consegue entender o comportamento dos seus clientes, trabalhar na retenção deles e aumentar suas vendas.
Basta colocar o número dele na ferramenta e o cliente já estará participando do programa de fidelidade da empresa. Além disso, a ferramenta irá interpretar o comportamento do cliente, uma vez que ela saberá todas as vezes que ele fizer uma compra.
Consequentemente, será possível manter uma comunicação direta com ele, capaz de melhorar o relacionamento com o cliente e incentivando seu retorno.
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Equipe de Marketing da StayApp