Marketing para o varejo
Marketing para o varejo

8 Dicas para vender mais: simplificando o marketing para o varejo

Curtiu o post? Então compartilhe!

Você sabe o que é marketing de varejo? E a diferença entre o marketing para o varejo e o marketing tradicional? Hoje o nosso artigo vai simplificar questões como essa e te dar algumas dicas para vender mais.

O marketing de varejo nada mais é que as atividades que um varejista realiza para promover e vender os produtos da sua loja. Mas qual é a diferença disso para o marketing tradicional? Bom, a diferença está nos componentes varejistas, tais como a venda de produtos em pequenas quantidades para o consumidor final a partir de um espaço físico: a loja.

O marketing de varejo inclui estratégias eficazes de merchandising, compras e comportamento do consumidor, branding e publicidade. Esse tipo de marketing é muito importante para lojistas pequenos que tem como concorrentes grandes cadeias de lojas.

No marketing de varejo o produto é o centro de tudo e influência de várias maneiras. Deve ser levado em conta desde a exposição do produto na loja, a quantidade, o benefício do produto, qualidade, design, etc.

Essa modalidade de marketing pode ocorrer em diversos locais, isso inclui o interior da loja, presença online, pontos de venda e “não-loja” (quando a venda ocorre em outro local fora da loja, como por exemplo na casa do proprietário). Quando ele ocorre dentro da loja você deverá se preocupar com a disposição dos produtos na vitrine, na experiência do cliente em todo o processo de vendas, no pós-venda, etc.

O preço é outro aspecto de extrema importância em qualquer estratégia de marketing, é o preço que ajuda a definir os métodos de marketing que serão empregados, assim como o público-alvo, local de armazenamento e formato de varejo que será utilizado para vende-lo.

Leia também:  Script de vendas pelo WhatsApp: Aprenda a Criar o Seu do Zero!

O preço pode ser utilizado no varejo como arma de atração. Um exemplo disso são os “produtos âncora” que tem o preço abaixo de mercado para atrair os consumidores. Essa estratégia é muito utilizada por supermercados, eles anunciam um preço muito baixo de um produto e mantem os outros no preço normal, assim quando você vai comprar o produto de promoção, acaba levando os outros também.

Aproveite para escutar nosso Podcast enquanto faz exercício, trabalha ou até mesmo no trânsito!

Veja algumas dicas para turbinar o marketing de varejo da sua loja e vender muito mais.

1 – Uma boa razão para o cliente frequentar a loja

As pessoas precisam de uma boa razão para frequentar a sua loja, para isso realize eventos exclusivos, tenha itens limitados e apenas disponíveis na loja, promova sorteios online para utilizar os cupons na loja. Enfim, utilize estratégias para as pessoas irem até a loja.

2 – Como você vende é o mais importante

Atualmente o mercado possui uma infinidade de produtos, então a pessoa não precisa do seu produto, ela pode encontrar do mesmo em qualquer lugar. É por esse motivo que o foco tem que ser em “como você vende o seu produto” e não no produto.

Tente diferenciar a experiência do seu cliente na sua loja e tenha certeza que essa experiência será marcante. O mercado de experiências tem mais potencial que o mercado de produtos, pense nisso!

Pense em como você poderá oferecer ao seu cliente uma experiência realmente diferenciada da concorrência.

3 – Nunca pare de pesquisar

Faça pesquisas constantes da sua concorrência, dos clientes deles, dos seus clientes, pesquise os hábitos dos clientes que você tem e dos que você quer alcançar. Pesquise seus empregados, as técnicas de vendas e atendimentos que eles usam ou que poderiam usar para melhorar as vendas.

Leia também:  Vendas de Natal: 7 promoções para aumentar as suas!

E principalmente fique sempre atento as mudanças do mercado. Nunca pare de pesquisar.

4 – Motive seus clientes para a tomada de decisões

Estimule o sentimento de urgência em seus clientes, eles precisam sentir que tem tempo e estoque limitados, assim eles são motivados a agir. Datas comemorativas são momentos únicos para seduzi-los com itens exclusivos e limitados, aproveite todas as oportunidades.

5 – Invista em entretenimento dentro da sua loja

Realize eventos na sua loja. Um evento constrói tráfego e enche sua loja com os clientes e atrai potenciais clientes que não só irão participar, mas comprar algo enquanto estão lá.

6 – Aproveite o tamanho da sua loja a seu favor

Aproveite que você é uma loja pequena para garantir a seus clientes trocas, devoluções, garantia e atendimento rápido e eficiente. Você também pode ter itens limitados e únicos, com valor agregado mais alto do que os produtos vendidos em larga escala e produzidos industrialmente.

7 – Mundo online e offline devem estar conectados

Unir o mundo online com o mundo offline é essencial na atualidade. A maioria dos compradores usam ferramentas digitais antes da compra, dessa forma otimize e relacione o universo online com o offline fornecendo informações ricas ao seu cliente online para que ele realize ações offline.

8 – Sua vitrine deve contar uma história visual

Uma vitrine bem organizada incentiva as vendas através da curiosidade do cliente. Um número alto de pessoas que para para visualizar a sua vitrine entra na loja. E muitas pessoas que entram na loja por causa da vitrine faz uma compra. Conhecer o seu cliente irá lhe ajudar muito na hora de montar uma vitrine de loja. Saber a faixa etária do seu público alvo, o nível de educação, poder de compra, bem como o estilo de vida dele.

Leia também:  5 tendências de marketing para o varejo que você precisa saber.

Com essas dicas ficou fácil aumentar as vendas do seu varejo não é mesmo?

Quer mais dicas de marketing para crescer o seu negócio? É só clicar aqui para ler mais artigos relacionados.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Nomes para loja de lingerie 15 Nomes para loja de celular 15 Nomes para Loja de Artesanato 15 Nomes para Bijuteria 30 opções de nome para loja de sapato Grupos do Facebook: 3 Razões Para Começar Agora! 5 Formas do Varejista Aumentar as Vendas nos Canais de Distribuição! 5 Empreendimentos de Baixo Custo para Começar 50 Sugestões de Nomes para Hamburgueria 5 Passos Para Montar um Delivery de Massas! Como Montar Um Açaí Delivery em 8 Passos! 3 Dicas para criar sua frase de propaganda para doces Nomes para papelaria Nomes de studio de cílios