atrair clientes na cervejaria

Dicas para atrair e manter clientes na sua cervejaria

Empreendedorismo
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O hábito de consumir cervejas especiais cresce a cada dia no Brasil, nos últimos anos vários empreendedores decidiram investir no ramo das cervejarias especiais, sejam lojas físicas ou lojas online. Isso deixa o mercado das cervejas especiais em expansão contínua.

O consumo de cervejas já faz parte da cultura nacional há anos. De acordo com dados levantados em 2017, o consumo médio de cerveja gira em torno de 60,7 litros ao ano. Os dados demonstram que ao mesmo tempo que o consumo de cervejas está caindo no Brasil, o faturamento do setor aumenta cada dia mais. Isso porque é uma tendência que as pessoas bebam menos, mas bebam melhor, favorecendo micro e pequenas cervejarias que produzem cervejas artesanais.

O setor de cervejas premium é uma tendência e as novas microcervejarias disputam cada centímetro do mercado nacional, por isso nesse contexto é importantíssimo se diferenciar e colocar aquele toque especial para conquistar e fidelizar os clientes.

Mas destacar-se em meio à tantas opções tornou-se um desafio para os empreendedores. Dessa forma a fidelização dos clientes ainda consiste na melhor estratégia também para cervejarias. Mas como fidelizar clientes nesse tipo de estabelecimento?

Vamos começar pelos desafios que esse tipo de estabelecimento enfrenta. Um deles é a tradição de consumir cervejas Pilsen no Brasil, isso causa uma certa resistência para consumir outros tipos de cerveja. Sem contar que o mercado é dominado por quatro grandes cervejarias (Ambev, Grupo Petrópolis, Kirin Brasil e Heineken Brasil), essas quatro juntas dominam 99% do mercado nacional.

Mas não se assuste, no setor de cervejas artesanais existem diversas formas de fidelizar seu cliente. Hoje uma cervejaria pode fazer clubes de assinatura que entregam as bebidas na casa do cliente e oferecer recompensas por meio de um programa de fidelidade.

Existe a venda casada também, em que o cliente leva outros produtos que combinam com a bebida, como por exemplo queijos, patês ou geléias. Isso tudo vai depender do empreendedor montar um bom programa para que o cliente volte ao estabelecimento. Nesse contexto a tecnologia é uma aliada forte, aplicativos que forneçam pontuação e informe das promoções ajudam muito nesse tipo de estabelecimento.

Vamos te dar agora algumas dicas para encantar o seu cliente e assim potencializar a experiência de consumo do seu estabelecimento. Os detalhes são muito importante em um negócio de cervejas artesanais e podem garantir que cada dia mais seus clientes retornem e se tornem fieis ao estabelecimento.

#Dica 1 – Decoração

Capriche na decoração da sua cervejaria. Uma dica boa é investir em ambientes rústicos ou que remetam a países que tenham tradição cervejeira, como Alemanha, Inglaterra ou Bélgica. Não se esqueça da iluminação e ventilação do ambiente também.

#Dica 2 – Temperatura da Cerveja

Consulte os fabricantes dos rótulos e tente descobrir qual é a temperatura apropriada para cada tipo de cerveja que você serve no seu estabelecimento. Lembre-se que nem toda cerveja deve ser servida estupidamente gelada.

#Dica 3 – Conte as histórias dos rótulos

As cervejas especiais investem bastante em tradição e costumam cultuar a própria história. Diante disso, conheça as histórias dos rótulos e treine seus colaboradores para narrar essas histórias aos clientes. Isso pode encantar alguns clientes que vão gostar de voltar só para conhecer mais histórias de outros rótulos.

#Dica 4 – Servir é uma arte

Aprenda a servir a cerveja. Cada cerveja tem o recipiente adequado, a temperatura ideal e demais particularidades. Saiba como servir cada rótulo que tem no seu estabelecimento e treine seus colaboradores para servir corretamente todos eles.

#Dica 5 – Acompanhamentos e harmonização

Pesquise quais são os acompanhamentos que harmonizam com cada rótulo e indique aos seus clientes. Você pode ter essa informação no seu cardápio também, isso facilita bastante tanto para o garçom quanto para o cliente.

Existem inúmeras estratégias para encantar e manter seus clientes, vamos falar agora de algumas dessas estratégias que podem fazer a diferença em uma marca de cervejas artesanais.

BRANDING

Branding é a gestão da sua marca. Tenha cuidado com a imagem da marca como um todo para que fique mais fácil direcionar as ações de branding. Para te ajudar a ter clareza ao definir essas questões tente responder as seguintes perguntas:

  • Quem imagem a sua marca quer passar?
  • Qual é o diferencial do seu produto?
  • Com o que a sua marca se importa?
  • Com que a sua marca irá se comunicar?
  • Como você quer que a sua marca seja lembrada?

O branding é uma estratégia de posicionamento duradoura e que precisa ser reforçada ao longo do tempo.

IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual são os elementos que representam visualmente a sua marca ou produto. Ela precisa conversar com os conceitos da marca e gerar coerência em seu conteúdo. Ela é a materialização de tudo o que foi definido anteriormente.

RÓTULO

O rótulo tem o poder de influenciar o comprador, desse modo você deve pensar em todos os detalhes do rótulo com muito carinho. O rótulo deve trazer toda a essência da cerveja e da marca, ele é a cara da sua cerveja.

Clique aqui e veja a legislação vigente para rotulagem de cervejas.

REDES SOCIAIS

As redes sociais na atualidade são importantes para o sucesso de qualquer negócio. A presença digital é primordial para que a sua marca tenha visibilidade. Além de fácil utilização, as redes sociais possibilitam diferentes formatos de conteúdos.

Além do Facebook e Instagram, você também pode utilizar o YouTube, WhatsApp, Messenger, etc.

É importante ter um blog também para compartilhar conteúdos relevantes que vão atrair a atenção do seu público, gerar valor, aumentar a percepção de marca e potencializar suas vendas.

Nesse ponto é importante definir personas. A persona é a representação semi-fictícia da pessoa que você quer atingir com a sua estratégia.

Após definir as personas, crie conteúdos indicados para elas. Pense em qual conteúdo ela gostaria de consumir, em quais formatos, em quais canais e qual momento do dia ela reserva para o consumo desse conteúdo. Assim, será muito mais fácil ser assertivo nos conteúdos.

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