mercados em ascensao

7 dicas de mercados que estão em ascensão para você explorá-los

Bares e Restaurantes Beleza e Estética Empreendedorismo
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As novas gerações estão revolucionando o mundo dos negócios, descubra aqui em qual ramo investir!

Sabia que é possível prever quais produtos e mercados estarão em alta, baseando-se apenas na idade das pessoas que estão começando a se inserir no mercado de trabalho? 

Pense bem, a Geração X (1965 a 1980), por exemplo, viu o primeiro celular chegar ao Brasil em 1990. Na época, só os mais abastados tinham acesso a essa tecnologia, mas, definitivamente, o pessoal que estava com seus 20 anos almejava possuir esse bem. 

Se pensarmos no mercado atual, a geração que está na casa dos 20 anos e começando a ter dinheiro para ter acesso a bens de consumo é a Geração Z (1997 a 2010), e logo será a vez da Geração Alfa (nascidos após 2010). 

Jason Dorsey e Denise Villa, estudiosos voltados para os comportamentos de cada geração, explicam no livroZconomy que a Geração Z é a primeira geração a se desenvolver em um mundo completamente digital.

E crescer em meio a tantas tecnologias influencia seus comportamentos. Essa geração lê notícias sobre o mundo em uma tela de celular, eles são capazes de lutar por causas sociais sem precisar sair de casa, e ainda mais importante, se preocupam em mostrar tudo o que fazem nas redes sociais. 

Acho que ficou óbvio que os mercados em ascensão são determinados pelas escolhas da Geração Z, certo? Então, que tal conferirmos o que esses jovens estão buscando? 

1. Mercado de Roupas 

A moda e a necessidade de se vestir estão aí desde que o mundo é mundo, porém, cada geração espera uma proposta desse mercado. 

Jason Dorsey e Denise Villa explicam que para sobreviver nesse ramo, no atual cenário, é necessário oferecer estilo individualizado, bom preço e qualidade. 

Sim, eles querem comprar, mas não querem sentir que estão desperdiçando seu dinheiro. É só observar quantos brechós têm estado em alta. 

Além do que já mencionamos, se quiser fazer sucesso, ofereça a melhor experiência possível para compras online, nesse caso, disponibilize todas as informações possíveis sobre o produto, como medidas, tecidos e fotos em corpos reais. 

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Caso você tenha uma loja física, lembre-se da constante necessidade que os jovens têm em mostrar suas vidas, dessa forma, invista em provadores onde eles possam tirar fotos bonitas para postar direto nas redes sociais

2. Mercado de Beleza 

Mais do que nunca, se sentir bonito é uma prioridade. E não é à toa que houve uma ascensão gigantesca dos famosos vídeos tutoriais que ensinam não só como dar os primeiros passos no mundo da maquiagem, mas também como cuidar do seu corpo para manter-se com a pele jovem por mais tempo. 

E adivinhem só! Os novos consumidores são ávidos para ver os resultados desses produtos em peles reais, através de tutoriais e pessoas que realmente o testaram. Afinal, eles ainda estão aprendendo como usar esses itens.

Ao apostar nesse mercado, é preciso estar preparado para ser o mais transparente possível. Não testar em animais, se engajar em causas sociais, não ter como representantes pessoas envolvidas em polêmicas, tudo isso conta muito na hora de comprar.

E crie, também, um produto que seja viável para todos! Inclua todas as cores de pele, texturas, e faça produtos acessíveis, ou com alto custo benefício. 

3. Mercado de Games 

Se você é um empreendedor antenado, ou futuro empreendedor, já observou a loucura que foi, e que ainda tem sido, comprar um Playstation 5. 

E não só temos pessoas viciadas em jogos de playstation, existe um pessoal que fica horas jogando no celular, tablet ou computador, de maneira online, enquanto conversam com seus amigos.

Então, independente do seu mercado, existe uma grande oportunidade de atraí-los ao se inserir na indústria de jogos. Afinal, tudo que eles sabem falar hoje em dia é sobre e-sports

Se não puder desenvolver um jogo, faça sua empresa ser conhecida através de patrocínios a times e jogadores de jogos online. Afinal, as novas gerações passam cerca de 3,2 horas por dia jogando, e em média gastam $92 dólares mensais em jogos. 

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4. Mercado de Entretenimento 

Como mencionado na segunda dica, hoje em dia, buscamos informações sobre produtos e vemos propagandas em plataformas como o YouTube. Quase ninguém assiste a canais abertos, logo, quase não vemos propagandas de TV. 

Dessa forma, não importa qual o seu ramo de negócio, você precisa estar onde os novos consumidores estão, ou seja, busque marcar presença nas plataformas de vídeo como Instagram, YouTube, Tiktok etc, e procure sempre ter seu produto divulgado por pessoas que são admiradas na internet.  

5. Mercado Alimentício 

A pandemia do COVID-19 foi um fator impulsionador muito forte para o aumento dos pedidos feitos por delivery. Isto posto, nos tempos atuais, se um restaurante deseja sobreviver e se destacar, ele precisa estar inserido nos principais aplicativos de entrega de comida. 

Mas claro, uma vez que estamos voltando a viver nossas vidas, precisamos focar no que nossos clientes esperam de nossos espaços físicos. 

E como estamos na era das redes sociais, os restaurantes precisam apresentar  ambientes com iluminação e estética “instagramáveis”, ou seja, que fiquem bonitos em fotos para serem postados em redes sociais. E não é só o ambiente que precisa ser estéticamente bonito para as fotos, mas a comida também.

Então, já que falamos em comida, cumpre salientar também que os cardápios precisam ser inclusivos. Afinal, você pode perder um grupo inteiro de clientes, caso o cardápio não atenda um indivíduo vegetariano, vegano, intolerante a lactose etc. Sua comida precisa agradar a todos. 

6. Mercado Financeiro 

O mercado financeiro tem grandes chances de atrair essa geração para sua base de clientes, afinal, desde novos, eles estão preocupados em poupar, mas não só poupar para atingir objetivos, poupar também para garantir uma aposentadoria. 

Porém, é importante ressaltar a necessidade de deixar claro nos extratos o quanto eles estão ganhando, gastando, poupando e fazendo seu dinheiro se multiplicar. 

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Um outro ponto em relação ao mercado financeiro que deve ser evidenciado é o fato de que cada vez menos se usa dinheiro vivo. Dessa forma, é importante que os bancos possuam plataformas mobile-friendly, e que todas as operações possam ser resolvidas sem ter que ir a uma agência bancária. 

7. Mercado de Turismo 

Para finalizarmos as dicas sobre mercados em ascensão, é preciso deixar claro que essa geração não quer conhecer o mundo apenas através das telas. Essa geração busca por experiências autênticas e individualizadas, e, claro, que sejam fáceis de conseguir através de apenas um clique.

Portanto, sempre que possível, invista em oferecer pacotes de viagens e casas que sejam econômicas e fáceis de acessar através de apenas um aplicativo, como o famoso Airbnb.

Invista no mercado certo! 

A maior parte dos mercados que estão em ascensão, já estavam presentes há muito tempo. A grande questão é, estamos na era das tecnologias e comodidade, logo, os negócios precisam estar prontos para caber na tela de um celular.

Se não for comprando, será através de uma foto nas redes sociais. Tudo hoje em dia é digital! 

Alguns mercados, como o automobilístico e o de imóveis, estão estagnados com essas novas gerações, mas os mencionados acima, só precisam ser adaptados para conquistar clientes no mundo online

Então, não perca tempo! Invista no empreendimento certo e veja seu negócio decolar! 

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!


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