Dia da Saudade: Traga seu ex-cliente de volta e venda mais!

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Dia da Saudade é um dia especial no mês de janeiro.

Não apenas para relembrarmos de pessoas queridas ou nossos tempos de infância. Mas também para trazer aquele cliente que já não compra mais de você.

Quem pretende aumentar sua venda sazonal deve estar atento a todas as oportunidades.

Aproveitar datas especiais como dia da saudade pode ser um diferencial e uma outra maneira para aumentar o seu faturamento em períodos de baixa como no inicio do ano…

É pensando nisso que separamos 5 formas de trazer seu ex-cliente de volta…

Mas antes de começarmos, aconselho que você compreenda alguns conceitos:

Entenda os diferentes tipos de clientes: Inativo, Casual, Lover e Perdido.

Para que você entenda esses diferentes tipos de cliente, vou pedir que você imagine um cenário:

Você é dono de uma sorveteria e que 3 clientes acabam de entrar no seu estabelecimento.

Esses 3 compraram de você e foram embora.

Todo e qualquer cliente que compra na sua loja, vira as costas e sai, se transforma em um cliente inativo.

Dito isso, nos dias seguintes, observamos que:

3 dias depois, um dos três clientes retornou e comprou novamente.

10 dias depois, um outro cliente voltou

O terceiro, e último, não retornou a 40 dias…

Baseado no período de recorrência de uma sorveteria, observamos que:

  • O primeiro cliente que retornou (dentro de 3 dias) é um cliente Lover. Ou seja, ele ama a sua marca.
  • O Segundo cliente que retornou (Dentro de 10 dias) é considerado um cliente casual.
  • O Terceiro, por sua vez, não retornou dentro de 40 dias. Esse, portanto, é um cliente perdido.

Entender esses tipos de cliente irá te ajudar a segmentar sua base, fazendo com que você possa se comunicar de formar diferente com cada um deles.

Além disso, é essencial você entender quem é cliente perdido na sua base, para você possa trazê-lo de volta no dia da saudade.

5 formas de trazer seu ex-cliente de volta no dia da saudade

Agora que você já sabe quem são seus clientes perdidos, está na hora de resgatá-los.

Para isso, separei 5 formas que irão te ajudar em todo esse processo. Veja:

1- Prepare-se para o dia da saudade

Não pense que é só chegar dia 30 que tudo vai se resolver por conta própria.

Você precisa planejar essa data com antecedência.

  • Que tipo de promoção você irá fazer?
  • Que tipo de campanha você irá trabalhar?
  • Como vou entrar em contato com um cliente que nem volta mais no meu estabelecimento?

Essas perguntas serão respondidas nos tópicos abaixo:

2- Crie promoções especificas para o dia da saudade

Sobre questões de promoções para o dia da saudade, você tem um universo de possibilidades.

Se você tem uma lanchonete, bar ou restaurante, pode trabalhar com pratos especiais vintage ou aquela famosa comidinha da vovó que todo mundo tem saudade.

Além disso, é legal promover combos diversificados e dar ainda mais opções para os seus clientes.

Você também pode trazer pratos que tinha retirado do seu cardápio, mas que muitas pessoas gostavam.

Caso seja uma loja de roupas, você pode trazer modelos antigos mas que ainda são tendência.

Enfim, existem diversas possibilidades. Pense bem, planeje e implemente.

3- Dê um incentivo para o seu cliente retornar

Pode não parecer, mas um cliente inativo precisa de um incentivo para voltar ao seu estabelecimento.

Seja por meio de bons argumentos na sua comunicação, como também vouchers e cupons de desconto.

O intuito é trazer esse ex-cliente de volta para que ele consuma e passe a frequentar seu estabelecimento.

Fazer com que ele deixe de ser um cliente perdido e se torne um casual ou até mesmo um Lover.

4- Faça uma comunicação personalizada

A grande dúvida de diversos empreendedores é como conversar com esses ex-clientes.

Essa é uma das funcionalidades do StayApp que permite o empreendedor mandar mensagens personalizadas para diferentes tipos de segmentação.

Assim que um cliente fica a mais de 30 dias sem retornar a sua loja, ele irá receber uma mensagem com algum incentivo para que retorne.

Caso queira garantir que o seu ex-cliente retorne, também há a possibilidade de colocar validade nas promoções que você mandar para ele.

E dá certo mandar mensagens assim?

Veja você mesmo:

O cliente em destaque é a cafeteria “Eu Quero Café”

Esse SMS já foi disparado 25 dias após a ultima visita do cliente no estabelecimento. Ou seja, o intuito aqui foi de trazer os clientes perdidos, reativa-los. Confira a mensagem:

“Ei, sumido! Tá por aí pensando que seu dia merece um mimo? Vem pra Eu Quero Café se distrair com um amigo ou com sua própria companhia e o melhor café do mundo!”

Investindo apenas R$ 616,80 em 4112 disparos, o resultado foi muito satisfatório! A cafeteria não só teve um retorno de 6,37% da base inativa, como também faturou R$ 25.805,20!

Caso queira conferir o case completo, clique aqui.

5- Aproveite os momentos-chave para vender mais

Muitas pessoas têm medo de começar um plano fidelidade com medo de dar prêmios demais e perder faturamento.

Mas acontece que, um cliente que irá ganhar esse prêmio, já consumiu demais na sua loja, e só ai já valeria a pena.

Portanto, você não vai perder faturamento por causa das premiações e sim porque você NÃO aproveitou momentos-chave para aumentar suas vendas.

E que momentos são esses?

Momento da Compra

Quando um cliente irá comprar de você, tente apresentar seu plano de vantagens/fidelidade para ele. Dizendo que se acumular R$ X em consumação ele irá ganhar R$ Y no próximo pedido.

(Esse é apenas um exemplo de promoção utilizado em planos de fidelidade, existem muitos outros)

Veja também: Como convencer seu colaborador a divulgar seu programa de fidelidade?

Momento do Retorno

Seu cliente participou do seu plano fidelidade, ele acumulou os pontos e agora irá retirar seu prêmio! Esse é um momento de grande felicidade para o cliente, afinal, ele irá ganhar algo de graça.

Aproveite esse momento para fazer uma venda casada, recomendando algo que vá bem com o que o cliente irá retirar.

Dessa forma, além de tornar a experiência dele ainda mais prazerosa, você ainda irá fazer uma venda e aumentar o seu faturamento.

Momento da Consumação

Seu cliente está em um estado de pura euforia. Conseguiu resgatar seu premio e teve uma ótima experiencia dentro da sua loja. Porque parar agora?

Aproveite esse momento e peça que ele indique um amigo ou até mesmo participe da sua pesquisa de satisfação!

Momento da Inatividade

Se você leu o artigo até aqui, você já deve saber como agir no momento de inatividade do seu cliente.

Muitos empreendedores investem em uma comunicação personalizada, mandando um SMS com algum incentivo para retorne ao seu estabelecimento.

O legal é que a plataforma do StayApp permite você fazer isso de forma personalizada e completa, além de fornecer assistência especializada na hora de implementar uma promoção/campanha.

Conclusão

Espero que no dia da saudade você seja capaz de resgatar seu ex-cliente e aumentar o seu faturamento.

Esse artigo foi produzido no intuito de dar ajuda aos empreendedores que ainda têm dificuldade em vender em períodos de baixa, como janeiro.

Até a próxima.


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