Comunicado de Aumento de Preço Para Clientes

Comunicado de Aumento de Preço Para Clientes – Como Fazer!

Marketing
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Ser empreendedor é ter de lidar com obstáculos todos os dias. Especialmente para quem está no segmento de vendas, pois existe uma barreira em específico que costuma dar muita dor de cabeça: comunicar o aumento dos preços aos clientes.

Repassar os novos valores ao público é sempre um desafio, visto que cada pessoa tende a reagir de forma diferente. No entanto, como bem sabemos, uma hora ou outra os preços dos produtos precisarão ser alterados e, normalmente, a mudança é para mais.

Sendo assim, como avisar os clientes sobre a alteração dos valores sem causar tanto desconforto para ambas as partes? A seguir, listamos algumas dicas de como conduzir esse processo delicado.

6 Dicas de como comunicar os clientes sobre o aumento dos preços

1 – Avise sobre o aumento com antecedência

Já dizia o ditado, quem avisa amigo é! O estabelecimento que deixa seus clientes ciente a respeito do aumento no valor dos produtos, ganha crédito com eles. Afinal, imagine você frequentar um comércio e, do dia para a noite, os preços estão diferentes?

Seria uma surpresa bastante desagradável. Por isso, oferece um tempo para o cliente acostumar com a notícia sobre o aumento, um período que ele possa se adaptar e se programar para o que está por vim. Essa consideração do estabelecimento para com seu público é uma ação de cuidado, ato bastante respeitado por quem o vive.

2 – Mantenha-se dentro da realidade do mercado

Existe lugares que se aproveitam do reajusta inevitável para arrancar todas as moedas da carteira dos clientes. Não seja esse tipo de empreendedor, a qual coloca preços abusivos em produtos e serviços para aumentar o lucro ou compensar algum desfalque.

Quando precisar alterar os valores, faça de acordo com a realidade do mercado. Ou seja, faça pesquisa e refaça as contas, repasse aos clientes o preço mais justo que encontrar. Um que seja bom tanto para você quanto para ele.

3 – Explique o motivo do aumento

Aumentar os valores dos produtos e serviços sem nenhuma justificativa soa como uma resposta de mãe, o famoso “porque sim”. Além de não convencer ninguém, o dito argumento é uma mera maquiagem para iludir o consumidor que o estabelecimento tem novos preços.

Dessa forma, fornece ao seu cliente o real motivo pelo qual determinado produto ou serviço precisou passar por tal mudança no valor. Com essa informação, fica mais fácil o consumidor aceitar a alteração.

4 – Reforce a qualidade do seu produto ou serviço

Uma boa estratégia para justificar o aumento do preço é ressaltar ao cliente a qualidade do produto ou serviço que ele consome. Lembre-o do porquê vale a pena continuar a frequentar o estabelecimento ou pagar pelo serviço fornecido por este.

Ao mostrar o diferencial da empresa ao público, você expõe os motivos pelos quais compensa permanecer no local mesmo após o reajuste.

5 – Ofereça vantagens que incentive a adesão aos valores

Quando os preços passam por reajustes, não tem como escapar da insatisfação dos clientes. No entanto, existe meios de amenizar o desconforto. Além de todas as opções já mencionadas acima, outra estratégia bem-vinda é facilitar a adesão dos novos valores ao público.

Com clientes assíduos, ou aqueles que compram em grande quantidade para algum tipo de revenda, é possível estender o contrato para assegurar o preço antigo por mais um tempo. Ação feita a fim de mostrar que o estabelecimento pensa nele e o quanto sua presença é importante para o lugar.

6 – Disponha de benefícios exclusivos

Essa opção é praticamente uma extensão da anterior. Com o reajusto dos preços, é preciso pensar em todo tipo de cliente, ou seja, tanto os novos quanto os antigos. Por isso, desenvolva uma estratégia que consiga atender ambos os lados.

Por exemplo, que o aumento do produto, ou serviço, foi de 15%, repasse 10% aos antigos clientes. Já para os consumidores que acabaram de chegar, ofereça benefícios exclusivos, para tentar assegurar as vendas.

Sugestão de frases para comunicar o aumento de preço

O assunto é delicado, porém, essencial. Informar seu cliente sobre o reajuste nos produtos ou serviços é fundamental para manter a credibilidade da sua empresa. Mesmo assim, às vezes a empresa não tem ideia de como abordar o tema.

Pensando nisso, separamos alguns exemplos de comunicados sobre o aumento de preço, os quais podem ser um ponto de partida. Confira!

1 – Prezados clientes, a partir do DD/MM, teremos um reajuste em nossos valores.

2 – A partir do DD/MM, os valores dos produtos XX terão reajuste.

3 – Atenção! Nossos produtos/serviço passaram por reajuste, vigente a partir de DD/MM.

4 – Srs. Clientes, o preço do XX passará por reajuste a partir do DD/MM devido ao aumento constante da matéria-prima.

5 – Informamos que a partir do DD/MM, haverá reajuste nos valores da nossa linha de produtos XX. Medida necessária devido ao aumento nos preços dos insumos/matéria-prima. Manteremos a mesma qualidade e dedicação de sempre com nossos parceiros.

6 – Atenção! Devido a Lei XX, adotada pelo Estado/Município, teremos de aderir aos novos valores da mercadoria, os quais terão reajuste de X a Y%. Nossa transparência e compromisso com os clientes permanecem o mesmo, tal qual a qualidade de nossos produtos e atendimento.

Lembrando que os exemplos acima são apenas um ponto de partida para você desenvolver uma mensagem informativa e atenciosa aos clientes.


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