Como surgiu o Programa de Fidelidade? Saiba a origem de tudo.

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Programas de fidelidade ou programa de incentivo são bem populares hoje em dia.

Tanto negócios físicos como virtuais os programas de fidelidade são implementados com o intuito de reter a clientela e diminuir o custo de aquisição.

Mas como surgiu o programa de fidelidade? Como tudo começou?

Neste artigo, iremos te mostrar por meio de uma linha do tempo como surgiu o primeiro programa de incentivo e como ele evoluiu ao longo do tempo.

Vamos lá?

Os primeiros indícios de como surgiu o programa de fidelidade

Acredita-se que os primeiros indícios do surgimento dos programas de fidelidade começaram com os varejistas norte-americanos, por volta de 1700.

Nessa época, era dado moedas de bronze para os clientes que quando acumuladas, poderiam ser trocadas em outros produtos.

Indícios de como surgiu o programa de fidelidade

Mesmo com essa iniciativa, não podemos dizer que este foi o primeiro programa de fidelidade da história, porém, já era um incio…

A evolução dos programas de fidelidade

A proposta de trocar moedas de bronze por produtos logo foi substituída pelo fato de terem um custo maior.

O intuito era diminuir esse custo, e foi aí que surgiram os selos.

Os selos da Green Shield se tornaram o primeiro programa de fidelidade do varejo e são considerados antecessores dos programas modernos.

No entanto, esses programas que surgiram em meados de 1800 ainda não são os que conhecemos hoje em dia.

O Programa de fidelidade da era moderna começou assim…

O Programa de fidelidade moderno

Os selos continuaram dominando o mercado varejista, até que uma empresa resolveu inovar, a American Airlines nos anos 1900.

O AAdvantage Program – O Programa de fidelidade da American Airlines é considerado o mais bem sucedido até hoje, com mais de 50 milhões de membros.

Uma pesquisa feita pela empresa perguntava a seus clientes:

O que você quer que uma linha aérea tenha?

A resposta de praticamente todos os entrevistados foram:

Quero que o avião não caia.

Nessa época, as viagens aéreas se tornaram commodities, ou seja, a briga era por preço, não existia diferencial entre essas empresas…

Até que American Airlines resolveu criar seu próprio programa.

Onde os clientes que mais viajavam com a empresa acumulavam milhas nas próximas viagens.

Esse modelo logo foi adaptado para o varejo e diversos programas de acúmulos de pontos surgiram.

Hoje em dia…

Atualmente os programas de fidelidade estão ainda mais modernos.

Em parte porque todo o processo é virtual, ou seja, acabou o papelzinho.

Outro é que, como muitas empresas estão criando seus programas, ter um não é mais o diferencial.

Hoje, mais do que nunca, é necessário trabalhar todo o pós-vendas, e o programa de fidelidade é apenas uma parte desse processo.

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