Como se Tornar Alguém de Quem as Pessoas Querem Comprar?

Curtiu o post? Então compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A maioria das pessoas possuem a convicção de que qualquer um pode se tornar um vendedor de grande sucesso, desde que siga uma série de ensinamentos pré-estabelecidos. Ou seja, muitos acreditam que apenas a metodologia de vendas pode tornar uma pessoa ou empresa, boas vendedoras. 

Atualmente, algumas pessoas seguem a tendência de acreditar que basear a venda na jornada do cliente também é o suficiente para que os vendedores de um empreendimento ultrapassem os recordes de vendas. Tudo isso ajuda, mas talvez não seja o suficiente. 

Em resumo, para vender muito bem, você tem que se tornar alguém de quem as pessoas queiram comprar. 

Essa ideia não é original da StayApp, e sim um conceito criado por Anthony Iannarino, apresentado pela primeira vez no livro The Only Sales Guide You’ll Ever Need (“O Único Guia de Vendas que Você Precisa” em tradução livre). A obra busca ensinar como se tornar um expert em vendas. 

Um dos objetivos do livro não é servir apenas para quem está buscando se aprimorar como vendedor, e sim, também pegar aquelas pessoas que estão começando, e talvez nunca trabalharam com a área. 

Os 9 traços de personalidade necessários 

A primeira metade do livro busca apresentar ao leitor nove traços de personalidade que são necessários para um vendedor que quer se destacar e conquistar os clientes. 

Segundo a obra, os traços de caráter que você precisa desenvolver para se tornar um vendedor de quem as pessoas querem comprar incluem: 

  1. Autodisciplina; 
  2. Otimismo;
  3. Carinho;
  4. Competitividade; 
  5. Desenvoltura;
  6. Persistência;
  7. Iniciativa;
  8. Comunicação;
  9. Responsabilidade.

Primeiramente, sem a capacidade de cumprir os compromissos que assume consigo mesmo, você não vai cumprir os compromissos que fez com os outros. Em resumo, é necessário autodisciplina

Seus clientes podem sentir se você está ou não pressionado. Você também projeta sua atitude, e é por isso que o otimismo é fundamental. 

Pessoas perceptivas podem intuir muito sobre você em um único encontro, incluindo sua orientação sobre o outro e o quanto eles acreditam que você será responsável pelos resultados que lhes vender. Por isso é importante ter um certo carinho

Também lembre-se que é importante ser honesto e moral. A competitividade, a desenvoltura, a persistência, a iniciativa, a comunicação, e a responsabilidade também são essenciais nessa relação. 

Enfim, se você quiser tornar as vendas mais fáceis, desenvolva os traços de caráter que as outras pessoas consideram atraentes.

3 Traços de caráter que as outras pessoas consideram atraentes.

Criando valor

Em qualquer empreendimento humano, os resultados produzidos serão encontrados em algum momento do seu desenvolvimento. Dessa forma, é possível avaliar o negócio e entender o que está agregando valor, e o que está atrapalhando nas vendas. 

Sobre agregar valor, normalmente vendedores esquecem que o objetivo maior não é só vender, e sim criar uma preferência de compra sua e da empresa. A experiência que você oferece é o que cria – ou não cria- essa preferência. 

Existem inúmeras maneiras de diminuir a experiência do cliente, como ser egocêntrico ou mostrar-se despreparado, coisas que você pode remediar rapidamente se quiser melhorar. 

Para agregar valor e tornar-se querido pelo cliente, é preciso sobretudo ser agradável. Além disso, com resultados é possível analisar o que deve, ou não, ser adaptado no comportamento do vendedor. 

Dando conselhos

Você só precisa de duas coisas para ser um conselheiro de confiança: a primeira é a confiança, e a outra é o conselho. Se você não puder oferecer conselhos significativos, a confiança por si só não será suficiente para que você seja alguém para os seus clientes. 

Deixando claro que não estamos falando de dar conselhos sobre a vida pessoal do seu cliente, e sim sobre as compras que ele está fazendo ou sobre as dúvidas dele. Em resumo, das conselhos para o seu cliente é uma forma de estreitar o relacionamento entre vocês. 

Sobretudo, o nível de qualidade de um conselho que você dá para um cliente, pode ser o que você precisa para se tornar o vendedor mais amado e que mais atrai clientes. 

Experiência no assunto

Se desejar atrair os clientes dos seus sonhos, você precisará se tornar um especialista naquilo que vende. Acha isso pouco? A maioria dos seus concorrentes não se dão ao trabalho de conhecer e dominar aqueles produtos que eles vendem. Isso te dá uma vantagem. 

Em resumo, eles não vão ler livros, revistas ou matérias sobre o assunto, e não vão se esforçar para entender seu setor e a interseção de seus negócios com os de seus clientes.

Seu cliente não é um especialista no seu setor. Não há pesquisas na Internet que possam substituir o conhecimento que se adquire com a experiência de trabalho. Nesse caso, você pode cobrir as lacunas de conhecimento sobre o assunto do seu cliente. 

Provar que você pode preencher as lacunas de conhecimento e compreensão do seu cliente torna você alguém de quem vale a pena comprar.

Conheça seu cliente Por fim, para se tornar uma pessoa com quem os clientes querem comprar, é preciso saber quem é a pessoa de quem eles querem comprar. Ou seja, conheça o seu cliente a ponto de saber o que ele espera de você, e dessa forma você pode absorver as expectativas dele.


Curtiu o post? Então compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe um comentário