Como Licenciar Produtos Digitais em 5 Passos!

como licenciar produtos digitais
Curtiu o post? Então compartilhe!

Inicialmente, você sabe o que é um licenciamento? O licenciamento de produtos é o ato de adquirir, legalmente, o direito sobre uma obra (física ou intelectual) ou um produto. 

Evoluindo junto com a tecnologia, hoje também temos o licenciamento de produtos digitais. É mesma coisa, com a diferença de que se trata de adquirir os direitos de obra ou produto essencialmente do meio digital. 

O licenciamento de produtos digitais é muito usado por novos empreendedores brasileiros, que procuram explorar um nicho de mercado pouco usado no Brasil. 

Em resumo, na maioria das vezes, ele compra uma ideia e produto do exterior, independente do país, e tenta fazê-lo ganhar força no país. Isso pode ser feito através de venda ou assinatura de produto ou obra.

Ao fazer um licenciamento de produtos digitais, todas as vezes que o empreendedor brasileiro conseguir vendê-lo ou fazer alguém usá-lo, o dono original ganhar uma participação nos lucros adquiridos

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo da seguinte forma:

Tipos de licenças de produtos

Para ser mais exato, existem três tipos de licença muito usadas, e a StayApp vai te mostrar todas elas!

1 – Direitos autorais

O direito autoral é o tipo de licenciamento mais usado no mundo dos negócios. Esse tipo de licença não pode ser comprado, pois ele determina que apenas o dono ou autor do produto ou obra pode usá-lo, modificá-lo e distribuí-lo. 

Se por acaso uma pessoa quiser comercializar esse produto específico, terá que pagar um valor pré-determinado ao dono ou autor. 

Ele costuma ser representado pela letra C em um círculo, junto de uma legenda escrita: todos os direitos reservados.

Todo tipo de conteúdo que está disponível na Internet que não especifique um tipo de licença é automaticamente protegido por Direitos Autorais. Consequentemente, pode ser aplicada para licenciamento de produtos digitais.

Em contraste, alguns produtos digitais especificam sua licença, e ela é o DRM!

2 – DRM

Você conhece o DRM? Basicamente, é um tipo de licença que protege todas as cópias de um produto digital. Ele protege todo tipo de cópia digital, como software, músicas, vídeos, ebooks e afins. 

O DRM limita o uso do produto digital adquirido, por exemplo o número de cópias particulares permitido.

3 – Copyleft

A licença Copyleft é identificada por um C invertido em um círculo. Ela permite a possibilidade de usar, copiar e redistribuir uma obra e suas versões derivadas simplesmente reconhecendo sua autoria. Ou seja, ela não requer autorização do autor para seu uso.

Em resumo, desse tipo de licença que nasce quase todos os tipos de licenças usadas para a distribuição de conteúdo digital na Internet, como o Creative Commons.

4 – Creative Commons 

O Creative Commons é identificado pelo símbolo CC dentro de um círculo. Esse tipo de licença permite a distribuição gratuita de produtos digitais. Apesar disso, ela possui uma característica única: permite a incorporação de limitações ao seu uso.

5 – PLR

Por fim, existe o Private Label Rights, em tradução livre Direitos Privados de Etiqueta. Essa licença permite ao comprador, além da aquisição do direito de revenda, o direito de autoria.

Em resumo, além de comercializar, você pode alterar o design e o conteúdo e colocar seu nome como dono do produto.

Onde encontrar produtos digitais para vender?

Primeiramente, deve-se acessar um site que oferece esses produtos, como por exemplo, o Resellers Superstore.

Outra opção de site é o Exclusive Niches. Nele, as opções tendem a apresentar valores maiores para aquisição, tendo também uma explicação do conteúdo do produto.

Lá, será preciso realizar um cadastro. Logo após o cadastro, você terá acesso aos produtos digitais comercializados, e você poderá fazer a sua escolha antes de fazer a compra. 

Além disso, existem também sites nacionais para licenciamento de produtos digitais. Neles você será poupado de fazer traduções, dando muito mais praticidade.

Onde vender certos produtos adquiridos?

Após adquirir seu produto, é hora de mandá-lo ao mundo e lançar no mercado. Nessa hora, você poderá contar com a ajuda de algumas plataformas, como o SparkMembers.

Você poderá cadastrar sua ferramenta e configurar as opções relacionadas ao seu produto digital. Nesse caso, você será um produtor de conteúdo.

Logo depois, você poderá definir quanto cobrará pelo produto que irá revender. 

Como licenciar produtos digitais em 5 passos: Passo a passo completo!

1 – NIcho 

O primeiro passo para licenciar produtos digitais, é preciso definir qual é o nicho com o qual você deseja, ou acha melhor trabalhar. Para isso, é preciso fazer uma extensa pesquisa antes. 

Você pode pesquisar no Google em inglês ou direto em alguns sites. Como por exemplo o ID PLR, Profissional PLR, Buy Quality PLR, entre diversos outros.

Apesar disso, saiba que o interessante é comprar o licenciamento de produtos com os quais você se identifica. 

2 – Escolha a licença

Agora que escolheu o produto, precisa verificar qual é o tipo de licença que ele permite. Uma vez que você acha que o tipo de licença está de acordo com a sua proposta, é só seguir em frente no licenciamento. 

3 – Tradução

Agora, é a hora de focar na tradução do seu produto ou obra. Se você domina a língua, pode fazer você mesmo. Apesar disso, o mais recomendado é a contratação de um profissional qualificado para essa tarefa. 

4 – Estrutura de vendas

Por fim, como funcionam as vendas deste produto? Pense na identidade visual em primeiro lugar. Também pense na forma de divulgação do seu produto. 

Também é importante elaborar as páginas de vendas, criativos para anúncios, ferramenta de disparo e automação de e-mails, e etc.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *