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Como Inaugurar Uma Loja Virtual em 8 Passos!

Tecnologia
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O lançamento de uma loja virtual pode ser tão trabalhoso quanto de uma física. O e-commerce possui inúmeras vantagens, porém, assim como qualquer outro negócio, é preciso muito planejamento e estratégia para desenvolvê-lo e alcançar o sucesso.

A partir da ideia, antes de colocar a loja no ar, será necessário percorrer um caminho trilhado. Ou seja, pensar não apenas nos clientes, mas também em como manter seu estoque, o que inclui encontrar fornecedores, pensar nos meios legais e burocráticos para tudo sair conforme manda a legislação e, claro, investir na propaganda.

Essa é a jornada do empreendedor. Uma estrada que pode ter alguns buracos pelo meio, mas que vale a pena quando o destino é alcançado. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você tentar organizar seu planejamento e inaugurar uma loja virtual de sucesso.

Como inaugurar uma loja virtual em 8 passos!

Separamos algumas dicas de como inaugurar uma loja virtual a fim de fornecer um norte aos empreendedores iniciantes. Os quais possuem muita vontade, mas ainda não sabem exatamente qual caminho seguir.

1 – Faça um plano de negócio

Existe vários empreendedores que se prejudicam por simplesmente nunca terem feito um plano de negócio. Este, por sua vez, consiste em uma planilha contendo diversas perguntas a respeito do seu futuro empreendimento.

Por isso, é muito importante pensar e responder cada questão presente nele, porque assim, você pode visualizar problemas dos quais nunca imaginou e ter tempo para pensar na solução.

Quando acontecer o lançamento da loja, o ideal é não ter nenhuma pendência no seu plano de negócio. Este é o primeiro caminho para a inauguração.

2 – Confira tudo e faça testes antes do lançamento

O objetivo é poupar dores de cabeça logo na inauguração da loja. Sendo assim, verifique o estoque dos produtos ofertados e faça um certificado de segurança para seu negócio. Outro ponto de extrema importância é a forma de pagamento.

Antes de liberar seu e-commerce, faça testes para garantir que todas as formas disponíveis de pagamentos estão operando de acordo.

3 – Crie redes sociais

Parece meio óbvio, mas ainda existe vários negócios que não tem perfil nas redes. É importante saber que o e-commerce alinhado ao Instagram, por exemplo, pode atrair leads e gerar mais vendas.

O recomendável é que o perfil esteja pronto antes da loja. Uma boa estratégia é criar uma campanha de lançamento para ela. Gerar expectativa e atrair atenção do público. Interaja com os clientes e divulgue seu negócio.

4 – Crie um blog para sua loja

Engana-se quem pensa que blog é coisa do passado. Cresce cada vez mais a tendência de empresas que apostam no compartilhamento de conteúdo com seu público. Melhor ainda, divulgar conteúdo otimizado, com foco no seu nicho, impulsionando as vendas a se tornarem mais direcionadas.

Além disso, a atualização constante do conteúdo, gera resultados relevantes para alavancar seu posicionamento no Google e outros buscadores, o que cresce automaticamente o tráfego para sua loja virtual.

5 – Disparo de e-mail marketing

Pode acreditar, o e-mail marketing é uma das técnicas mãos utilizadas de e-commerce. Quando os conteúdos são de acordo com os produtos e propostas, é possível desenvolver um bom relacionamento com o público a atrair mais curiosos para sua loja.

No entanto, é importante não encher a caixa de entrada das pessoas com e-mails de baixa qualidade. O envio deve ser periódico e com um conteúdo relevante. Monte estratégias para os disparos. Inclusive, a inauguração da loja virtual seria um ótimo e-mail marketing.

6 – Faça anúncios sobre a inauguração

Anunciar sua chegada é de extrema importância. O lançamento da sua loja precisa ser um evento conhecido. Quanto mais as pessoas souberem, melhor. Por isso, não se limite apenas aos disparos do e-mail marketing, invista em outros meios. Faça folders, banners ou mesmo outdoors. O que importa aqui é ser visto e lembrado.

7 – Faça promoções no lançamento

É difícil encontrar outra algo que as pessoas gostem mais em uma inauguração de loja do que promoções. Os clientes são movidos a elas e conseguem rastreá-las de longe. Sendo assim, no lançamento da sua loja virtual, atenda às expectativas do público e proporcione ofertas, a famosa “promoção de inauguração”.

8 – Fidelize seus clientes

Essa é uma das tendências que mais cresce entre lojistas. Hoje, diversas empresas buscam pela fidelização do cliente, pois costuma gerar bons resultados e a longo prazo. O primeiro passo é entender mais um pouco a respeito dos seus próprios clientes. Do que eles gostam? Quais produtos procuras? Quais eventos e promoções podem interessa-los?

De forma geral, as informações levantadas são:

  • Sexo
  • Nome e endereço
  • Telefones para contato
  • Produtos de preferência
  • E-mail e redes sociais

Com essas perguntas em mãos, busque coletar os dados das pessoas que visitam sua loja virtual ou o blog. Detalhe para não faltar um aviso de que eles concordam em receber comunicações da empresa por diversos meios.

Com isso, além dos disparos de e-mail marketing, também será possível interagir com seu público pelo WhatsApp e até mesmo pelo SMS.

Bônus – Monitoramento depois do lançamento

Depois que sua loja virtual estiver no ar e todos os indicadores estiverem definidos, lembre se instalar o Google Analytics no site. Por meio dele, você será capaz de monitorar o desempenho do seu negócio no meio digital. Com os dados em mãos, o caminho para novas estratégias de vendas fica mais claro.

Então é isso! Inaugurar uma loja virtual é tão trabalhoso quanto uma física, além de exigir muito planejamento e estratégia. Gostou das dicas? Deixe suas dúvidas e sugestão para a próxima vez!


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