[Tutorial] Como Fazer Integração Com o StayApp

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Neste tutorial iremos ensinar a você como fazer integração do StayApp com quase qualquer sistema da internet.

Nós utilizamos um terceirizado de integrações que pode integrar nossa plataforma a qualquer coisa. Isto é, toda vez que você receber um pedido, você pode, automaticamente, realizar alguma ação relacionada as informações daquele pedido.

Um exemplo é o contato de email. O cliente faz um pedido e recebe um email falando que o pedido foi confirmado e etc. Além do email, também existe a possibilidade de mandar dados do pedido para alguma planilha e muitos outros recursos.

Vou mostrar na prática como tudo isso funciona, vamos lá? Para facilitar sua leitura, separamos este guia nos seguintes tópicos:

Como realizar a integração do Catálogo StayApp com o Zapier

1º Passo – Acessar ‘Integrações’ no Menu Principal.

Acesse seu painel e vá direto ao perfil da sua loja, conforme a foto:

2º Passo – Conecte ao Zapier (Nosso terceirizado de integrações)

Ao realizar o passo anterior, a seguinte tela irá aparecer. Nela, você irá clicar em ‘Conectar’ com o Zapier:

Ao clicar, você será redirecionado para a seguinte página e nela você terá que realizar o seu login (se você ainda não tiver uma conta, basta criar uma que é totalmente GRATUITO):

3º Passo – Clique em ‘My Apps’ no Painel do Zapier

Ainda no painel do Zapier, clique em ‘My Apps’(1) e em seguida seleciona a empresa ‘StayApp’(2)

Ao selecionar o StayApp, uma tela com o login do StayApp vai aparecer. Preencha seus dados, faça o login e selecione sua loja:

Para ver se tudo ocorreu corretamente, o StayApp irá aparecer no seu ‘My Apps’ do Zapier:

Integração do StayApp com o Gmail e outras plataformas

1º Passo – Clique em ‘Make a Zap’ no Zapier

Para realizar a integração do StayApp com o Gmail, é necessário entrar no Zapier e clique em ‘Make a Zap’:

Ao clicar em ‘Make a Zap’, a seguinte tela irá aparecer para você:

Nesta parte, é necessário bastante atenção, pois certos termos estão em inglês.

2º Primeiro selecione sua empresa:

Ao selecionar a seguinte tela irá aparecer:

Observe o ultimo quadrando ‘Choose Trigger Event’. Nele você irá escolher alguma ação dentro do StayApp que irá disparar permissão para realizar outra ação. No exemplo acima foi “Create order” que quer dizer que toda vez que um pedido for feito, uma ação irá acontecer.

Ao continuar, você terá que selecionar sua conta integrada do Zapier:

Depois de continuar, ele vai pedir para testar esse evento:

ATENÇÃO:

Caso a seguinte mensagem apareça:

Basta você acessar o seu catálogo e fazer um pedido por lá. Ao realizar o pedido, peça para testar novamente em ‘Test Trigger’

Caso dê certo, a seguinte tela irá aparecer, mostrando que um pedido foi encontrado:

Desça um pouco e clique em continuar.

3º Passo – Selecione a plataforma

Ao fazer isso, a primeira etapa foi concluída “1. When this happens”. Agora você irá configurar a segunda etapa “2. Do this”. Se formos traduzir essas duas nada mais é que: “1. Se acontecer algo”, “2. Faça algo”.

Agora, quando um pedido for realizado, você pode escolher qual ação será realizada depois. O Zapier tem diversas possibilidades para escolher, e dentre elas, vamos ao Gmail!

Ao clicar em Gmail, a seguinte tela ira aparecer. Nela você decide se vai enviar o email, se for, clique em “Send Mail”:

Clique em continuar e vá para o próximo passo:

Basta colocar seu email (remetente – quem irá enviar o email) e clicar em continuar.

Agora vamos PERSONALIZAR O SEU EMAIL:

No quadrante ‘To’ você irá colocar para quem esse email será enviado. Essa parte é muito importante e você deve sempre selecionar ‘Email’ pois você não irá precisar digitar um email novo toda vez que for enviar.

Selecionada a opção, desça até a opção ‘From’ que é onde você irá colocar o email do remetente (quem vai enviar o email ao cliente). Selecione o seu.

No próximo quadrante ‘From Name’ você irá colocar o nome da sua empresa, ou , se você prefere entrar em contato com o seu cliente pelo seu nome, coloque ele.

Em sequencia, no quadrante ‘Subject’ é o título do seu email. Aqui vai variar do que você quer. Se você for informar ao cliente que o pedido foi confirmado, basta colocar no título “Pedido Confirmado – (Nome da sua Loja)”

No quadrante seguinte ‘Body’ é o conteúdo do email. Aqui você pode agradecer e informar que foi tudo certo. Ah, também é possível colocar uma variável de nome para se referir ao cliente ao longo do texto, veja:

Agora desça tudo e clique em continuar.

Em seguida faça o teste e veja se tudo está funcionando corretamente.

Caso tudo dê certo, a seguinte tela irá aparecer:

Feito isso, é só ativar o seu Zap no campo de ‘on-off’ na parte inferior da tela:

Pronto, você acaba de integrar o seu Catálogo Digital StayApp com o Gmail!


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