como divulgar um programa fidelidade

Como divulgar um programa fidelidade que vai obrigar seus clientes a comprarem mais de você

Programa de fidelidade
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Criar programas de fidelização é um grande passo, mas o ponto mais importante é investir em como divulgar um programa fidelidade.

Alcançar mais pessoas no programa fidelidade é o que garante que os investimentos em brindes e premiações ou a renúncia de faturamento em descontos reverta em novos clientes e em um público recorrente.

O que um programa de fidelidade pode fazer por um negócio:

Divulgar um programa de fidelidade dentro do ecossistema de uma empresa é algo que pode encorajar o surgimento de clientes recorrentes, além de gerar dados e informações que podem ser aplicados posteriormente para nortear outras campanhas e iniciativas de marketing.

A Amazon, por exemplo, criou um sistema no qual cada transação realizada por um cliente ajuda na forma com que o portal é customizado e ajustado.

Mas, além disso, a Amazon empresta esses dados para gerar inteligência e criar um banco de dados de preferências e comportamentos do cliente.

Embora esse seja um exemplo extremo, a verdade é que qualquer empresa pode usar seus programas de fidelização para criar resultados similares em menor escala.

Ao mesmo tempo, varejistas podem exercer também influência nos próprios hábitos da clientela, com base nas recompensas que oferecem. Um estudo recente com 10 mil consumidores mostrou que 70% deles ajustam seus hábitos de compras, de modo a ganhar ou receber os prêmios e recompensas desses programas. O estudo ainda mostrou que, em dois anos, esse percentual de clientes cresceu 13%.

O pulo do gato aqui, entretanto, está em criar diferenciais extras além de apenas oferecer descontos. Especialmente para pequenos negócios, manter altos descontos em programas de fidelidade pode ser uma estratégia nada sustentável.

É preciso atender às necessidades dos consumidores, ao invés disso, entregando experiências que eles não tenham em outros lugares.

Como diferenciar e forçar o cliente a comprar mais usando seu programa fidelidade:

A estratégia de fidelização de redes como Walmart no mundo e nomes como Sam’s Club e outros no Brasil é simples: criar vendas recorrentes através de programas que ofereçam preços mais baixos.

É uma troca justa: o cliente paga menos, mas compra mais! (muito mais)

A alternativa, contudo, não é tão viável para pequenos negócios. Além de não suportar quedas de margens com facilidade, não têm acesso aos preços de atacado conseguidos pelas grandes redes, que compram em volumes assustadores.

Desse modo, a chave do sucesso na fidelização do pequeno negócio reside em dois aspectos básicos:

  1. Divulgar um programa de fidelidade de forma boa o suficiente para acionar clientes já existentes e criar novos consumidores
  2. Criar experiências que deem ao cliente uma sensação de recompensa que não é encontrada na concorrência

Com esses dois tópicos em mente, há algumas medidas que podem ser facilmente usadas para divulgar um programa fidelidade de maneira promissora, sem afetar a receita já gerada, mas criando novas oportunidades.

Orientação a serviços

As vantagens do programa de fidelização precisam atender a necessidades dos clientes, não apenas reduzir marginalmente seus gastos.

A Amazon Prime, por exemplo, oferece a novos clientes (e aqueles recorrentes, em alguns casos), oportunidades de acessar conteúdo em vídeo e músicas em live streaming de forma gratuita, mediante subscrição.

As estimativas globais apontam que já há 80 milhões de membros cadastrados no programa da Amazon.

Facilidade de uso

Divulgar um programa fidelidade significa fazer com que os potenciais clientes e aqueles que já consomem o produto ENTENDAM o funcionamento e PERCEBAM, de modo claro, quais as vantagens recebidas.

A american Express recentemente lançou um programa chamado Plenti. O programa oferece pontos para clientes que comprem em diversas lojas diferentes, mas não é só isso.

É possível juntar pontos inclusive quando o pagamento é feito através de outras bandeiras, como Visa e Mastercard.

Os pontos são conseguidos do mesmo modo e vantagens oferecidas igualmente. Um modo de tornar o processo mais fácil e global e, ao mesmo tempo, oferecer um óbvio diferencial em relação à concorrência.

Conclusão

Espero que, a partir deste guia, você consiga ter ideias para divulgar seu programa de fidelidade.

Se quiser mais conteúdos como este, da uma olhada aqui.


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2 thoughts on “Como divulgar um programa fidelidade que vai obrigar seus clientes a comprarem mais de você

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