cardapio digital online gratis

Aprenda Como Criar um Cardápio Digital Online Grátis em 7 Passos!

Delivery Tecnologia
Curtiu o post? Então compartilhe!

Bares e restaurantes não podem mais se dar ao luxo de atender clientes apenas em pontos físicos. A internet está cheia de boas opções para um jantar especial, um lanche caprichado ou apenas um almoço rápido. Em resumo, o sistema de delivery é essencial para a sobrevivência de um negócio desse tipo. 

Além disso, os clientes que pedem comida em casa precisam de um bom cardápio virtual. Essa ferramenta é necessária para que as pessoas consigam ter acesso aos produtos que o estabelecimento oferece, podendo fazer a escolha que melhor lhe cabe naquele momento. 

Dito isso, é fácil encontrar diversas opções na internet para criar um cardápio digital, desde um site cardápio, até mesmo um cardápio para whatsapp grátis. Mas para que você consiga entender qual das opções é a melhor para o seu empreendimento, você precisa conhecê-las primeiro.

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo da seguinte forma:

Ferramentas para criar um cardápio digital gratuito 

Inicialmente, você precisa saber que é possível criar o seu cardápio digital sem pagar nada por isso. Você também precisa estar ciente que não existe nenhuma complexidade na criação dessa ferramenta, sendo necessário apenas um computador ou celular, e acesso a internet. 

Você já tem um cardápio caprichado no seu bar ou restaurante? Você possui atendimento em mesas, delivery, takeaway ou tem uma operação mista? Muito bom, mas você ainda precisa criar o cardápio digital para que seus clientes conheçam o que você oferece de melhor. 

O cardápio digital trata-se de uma ferramenta visual de vendas, que é também uma forma prática e direta para ajudar na escolha ou até mesmo no recebimento de pedidos. Mas para escolher qual tipo atende melhor ao seu bar ou restaurante, você precisa conhecer as opções. Confira!

1 – Sites 

Quando a base usada são os sites, além do cardápio, ainda é possível divulgar as demais atrações, agenda e novidades do bar ou restaurante. Isso torna possível fazer a divulgação do estabelecimento, tornando-o uma grande vitrine digital do seu negócio. 

O site pode contar com páginas institucionais e com um blog mais interativo. Apesar disso, essa ferramenta pode demandar custos adicionais como o investimento na compra e registro de um domínio e de um servidor para a hospedagem. Além disso, nesse serviço os pedidos podem chegar de forma não integrada com o sistema do restaurante, tornando o trabalho um pouco mais difícil. 

As ferramentas disponíveis para a criação de um site cardápio são o Wix, o WordPress ou o Google Sites, por exemplo.

2 – Editores de imagens

Existem algumas opções de softwares e plataformas gratuitas para edição de imagens que estão disponíveis online, como o Canva, Crello e Trakto.io. Com essas ferramentas, fica muito mais fácil e intuitivo criar o cardápio digital online grátis.

Esse tipo de cardápio digital funciona online e todo trabalho pode ser criado a partir de modelos prontos. O conteúdo pode ser salvo na nuvem e compartilhado. O arquivo final ainda pode ser exportado em diferentes formatos – PNG, JPEG, PDF -, facilitando a divulgação e possibilitando um cardápio em PDF, por exemplo. 

Apesar disso, os modelos podem ser limitados. Além disso, existem algumas opções mais robustas que podem ser pagas. 

3 – Plataformas online

Algumas plataformas online permitem criar um cardápio digital grátis. Essa opção pode ser uma boa para quem já tem um cardápio impresso, podendo fazer uma versão digital em poucos passos e sem muitos segredos. Com o cardápio em mãos o estabelecimento pode ampliar suas vendas rapidamente.

Na hora de fazer cardápio digital, tudo é muito intuitivo aqui, dispensando conhecimentos prévios. Apesar disso, nem todos os cardápios gerados por essas plataformas são integrados aos sistemas de pedidos. Portanto, alguns são apenas para visualização.

Por fim, dá para usar ferramentas para a criação como GoomerGo e Flipsnack.

4 – Plataformas delivery 

As plataformas de pedidos para delivery são focadas neste tipo de entrega e costumam disponibilizar uma loja ou vitrine virtual para divulgação dos produtos e pedidos. Aqui o serviço vai além do cardápio digital grátis, sendo também um ponto de vendas. 

As opções mais famosas são o Ifood, Rappi e Uber Eats. Apesar de ser a opção mais procurada, a desvantagem é que a plataforma pode cobrar pela utilização ou um percentual de cada venda realizada. Além disso, alguns cardápios criados só podem ser utilizados para as compras online pelo sistema. 

Dicas para montar um cardápio online grátis

Escolher a ferramenta onde irá criar seu cardápio virtual grátis é o primeiro passo. Apesar disso, é necessário ir além e dedicar algumas horas para a criação. Dito isso, selecionamos três dicas especiais para criar um cardápio digital grátis online que converterá em mais vendas para o seu empreendimento. 

1 – Imagens chamativas e reais

O principal objetivo de um cardápio digital é chamar a atenção e despertar o desejo do seu público. Consequentemente, use imagens chamativas e reais dos produtos. Lembre-se que “os clientes comem com os olhos”.

2 –  Criatividade

Não é só sobre os ingredientes que os clientes querem saber. Os clientes compram os benefícios e a sensação de prazer que estes proporcionam.

3 – Valorize seu restaurante

Independentemente se seja pelo atendimento, rapidez na entrega ou qualidade dos pratos, é a hora de dizer porque os consumidores devem escolher o seu bar ou restaurante e não a concorrência. Valorize o seu restaurante. Isso é mais importante do que qualquer promoção. 

Benefícios do cardápio online grátis

Ainda está indeciso se realmente precisa de um cardápio digital? Então você deveria estar ciente das principais vantagens, que são: 

  • rapidez da escolha por parte dos consumidores;
  • menores chances de erros nos pedidos;
  • flexibilidade para renovar o cardápio;
  • facilidade para que os clientes visitem com frequência o restaurante;
  • permite que a avaliação do atendimento seja feita em tempo real;
  • possibilidade de disponibilizar o cardápio em outros idiomas.

Porque escolher a StayApp?

A StayApp é certamente a ferramenta mais completa do mercado para montar o seu cardápio digital. Grandes empresas do ramo alimentício, como o Giraffas, o Montana Grill e o Tio Bák, confiam na StayApp e usam a ferramenta para o seu cardápio digital. 

Além disso, a StayApp conta com parceiros de peso, como a Rede e o Banco Itaú. è, ou não, uma empresa que você pode confiar? 

A StayApp permite que você crie o seu cardápio digital remotamente, de forma simples, rápida e intuitiva. Inicialmente ele é gratuito, mas com o tempo ele tem um plano básico de 24,90 por mês. 

Além disso, uma das principais vantagens é que você não paga nenhuma taxa sobre vendas feitas, diferente de aplicativos populares como o iFood. A vantagem é que mesmo sendo diferente, dá para editar o cardápio igual no Rappi!

Não existe limitação na StayApp, ou seja, o tamanho do cardápio digital pode ser o quanto você precisar. 

Tá interessado em saber como criar um cardápio digital na StayApp? Nós te mostramos o passo a passo a seguir! 

Crie um cardápio digital online grátis em 7 passos

1° passo

Acesse o site da StayApp, e clique em “começar gratuitamente”;

2° passo

Você será direcionado para a tela de cadastro inicial, onde irá precisar colocar seu nome completo, número de telefone e e-mail. Terminando, clique em continuar;

3° passo

Agora você irá colocar os dados do seu bar ou restaurante, como o nome e o endereço. Terminando, clique em continuar;

4° passo

Agora é necessário colocar seu CPF ou CNPJ, segmento e volume de vendas por dia. Terminando, clique em continuar;

5° passo

Agora você precisa criar uma senha, e aceitar os termos de uso da StayApp. Uma vez feito isso, clique em continuar;

6° passo

Logo em seguida você receberá um e-mail de confirmação, com um link em que você deve clicar. Você será direcionado para essa página, onde precisa colocar seu e-mail cadastrado e senha criada para entrar;

7° passo

Pronto, sua conta na StayApp foi criada com sucesso. Logo acima na imagem, nas opções configurações e nome da sua empresa (no caso aqui, o fictício Caseré), você poderá configurar o seu cardápio digital. 

Configurando seu cardápio digital

Para exemplificar, pegamos o cardápio digital da Mirella Doces.

Reúna seu conteúdo

Reúna todos os produtos que você oferece para aderir no seu cardápio. Aqui estarão todos os produtos que você irá apresentar no seu cardápio digital. Após reuni-los, você irá precisar de:

  • Imagens dos produtos;
  • Lista dos produtos;
  • Funcionalidade dos produtos.

Boas imagens dos produtos

Existe a possibilidade de você mesmo querer tirar as fotos do produto para incluir no seu cardápio digital. Apesar disso, se você não é um fotógrafo profissional, saiba que o ideal é contratar um profissional para isso. Veja nosso artigo de Fotos para Delivery.

As imagens são um dos aspectos mais importantes do seu cardápio, já que são o que seus clientes verão primeiro. Uma imagem atraente incentivará os clientes a lerem a descrição e, consequentemente, comprarem. Ou seja, tenha ótimas imagens.

Características dos produtos

Antes de criar as descrições dos seus produtos no seu cardápio digital, você precisa conhecer os seus produtos profundamente. É na descrição que os clientes conhecerão o produto de verdade. 

Conte para o seu cliente exatamente o que ele está prestes a comprar. Não exagere na descrição, pois de informação suficiente para ajudá-lo a tomar a decisão. 

Você pode atribuir números de itens e preços, incluindo o preço original e o preço com desconto. 

Descrição de produtos

Sua descrição precisa ser sucinta. Pense em mantê-la de 50 a 150 palavras. É importante que você inclua destaques de cada produto, mas também destaque pequenos benefícios em cada funcionalidade.

Ajude os clientes a escolherem o item certo quando você estiver escrevendo sobre os produtos, descrevendo o que eles precisam saber, desde o preço até o peso ou dimensões.

Design da loja

Além das imagens bem escolhidas, o seu cardápio digital online também deve ter um design agradável. Aposte na simplicidade para dar destaque às ofertas. Evite diversos elementos nas páginas que não sejam essenciais, evitando poluição visual. Além disso, os espaços em branco são importantes. Eles funcionam como área de respiro e enaltecem os seus produtos.


Curtiu o post? Então compartilhe!

1 thought on “Aprenda Como Criar um Cardápio Digital Online Grátis em 7 Passos!

  1. Olá tudo bem?
    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo ótimo conteúdo de vocês!
    Gostaria também de fazer uma sugestão para este post.
    Como faço para falar com a equipe de marketing?

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *