Como Criar Perfil Profissional no Instagram em 3 Passos!

como criar um perfil profissional no instagram
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As redes sociais possuem um potencial de vendas já identificado pela maioria das lojas e empresas. Muitas vezes, elas serão a vitrine dos seus produtos (e do seu atendimento personalizado) para os clientes, que decidirão se irão, ou não, comprar com você. 

Consequentemente, é extremamente importante trabalhar as suas redes sociais. Principalmente o Instagram, que tem como centro as fotos. Elas chamam a atenção para todos os produtos que você oferece. 

Para que ela chame a atenção de verdade, e ajude significamente para o seu empreendimento, é necessário que seja uma conta comercial.

Veja também Como Anunciar no Facebook e Instagram Ads: Delivery, Loja Física ou E-commerce!

Para te ajudar na leitura e mostrar como criar um perfil profissional no instagram, dividimos o artigo nos seguintes tópicos:

O que é um Perfil Profissional no Instagram?

Desde 2016, o Instagram permite a criação de perfis comerciais, pois o objetivo é que elas realmente se diferenciam das contas pessoais da rede social. 

Nestes perfis profissionais é possível analisar métricas que podem ser analisadas pelos profissionais que querem usar a rede para aumentar a visibilidade da marca, gerar parcerias e realizar vendas.

Os perfis profissionais mostram para o público que sua empresa tem uma postura profissional e busca oferecer o melhor tipo de atendimento. 

Sobretudo, esses perfis profissionais ajudam a passar credibilidade e confiança. 

Benefícios do perfil profissional no Instagram

Primeiramente, o perfil profissional concede a empresa estatísticas de acesso das suas postagens. Ou seja, você terá controle de quais publicações tiveram mais acessos, quais foram mais curtidas e em quais horários e dias da semana seu público está mais ativo.

Além disso, você também poderá ter acesso ao alcance das postagens, número de impressões, atividades dos seguidores, número de visualizações de vídeos, quantidade de cliques no link para o seu site e quantidade de posts salvos e número de interações no Stories.

Todos esses dados permitem que você, e a sua equipe trace estratégias necessárias para o empreendimento. Elas também permitem que a sua empresa monte promoções, completamente pensadas e voltadas para o seu público alvo, que agora você conhece muito bem. 

Veja também Instagram para Loja de Roupas: Saiba como divulgar a sua.

Por fim, em “Configurações”, na opção “Empresa”, estarão disponíveis links como “Pagamentos da promoção”, “Conteúdo de marca” e “Respostas rápidas”. 

Esses recursos facilitam a administração do seu perfil e são uma adição para qualquer companhia que deseje fazer negócios na rede social.

Passo a passo para criar um perfil profissional no instagram

Finalmente, vamos te passar o passo a passo para criar um conta profissional.

1 – Aplicativo

Primeiramente, é necessário baixar o aplicativo do Instagram. Ele está disponível na Play Store (para celulares com Android), na App Store (para iPhone) e na Windows Phone Store (para celulares da Microsoft).

Assim que você baixar o aplicativo, deverá entrar e começar a configurar a conta. 

2 – Criação da conta

Se a sua empresa já possui uma conta no Facebook, você pode vincular o seu Instagram por meio do login com um perfil do Facebook. 

Se não tem, você irá precisar de um novo registro. Para isso, clique em “cadastre-se”. O próximo passo será digitar um endereço de e-mail e pressionar o botão “avançar”.

3 – Configurando o perfil

Uma vez que você já baixou o aplicativo e criou a conta,  clique sobre os três pontinhos localizados no canto superior direito da tela e vá em “configurações”, “conta”, “alterar para conta comercial”.

Feito isso, adicione uma foto de identificação. Não é uma foto sua, e sim, da sua empresa. De preferência, use o seu logo.

Além disso, é necessário incluir outras informações, como o site, endereço, telefone para contato, horário de funcionamento, entre outras coisas.

Veja também Instagram para lojas físicas: Como usar seu perfil comercial para atrair clientes

Finalmente, a sua conta profissional está pronta para uso. 

6 Dicas para melhorar seu perfil profissional no Instagram

Agora que você já sabe como fazer o seu perfil profissional e, acima de tudo, sabe a importância disso, listamos as melhores dicas para você aproveitá-la ao máximo. 

1 – Análise de métricas

O perfil profissional permite a análise de métricas. Ou seja, você pode encontrar pequenos relatórios com informações úteis para o gerenciamento da página. 

Como já foi dito, você pode encontrar o número de pessoas que viram as postagens e o perfil do público que segue a página, com faixa etária, gênero e localização, além de detalhes sobre curtidas e comentários de cada post. 

Essas informações são importantes para acompanhar o comportamento dos seguidores e criar estratégias para investir nos tipos de conteúdo.

2 – Fotos e vídeos de qualidade

Por ser uma rede social completamente visual, o Instagram pede que as fotos e os vídeos seja de qualidade. 

Evite postar fotos mal enquadradas, feitas com celulares de baixa resolução ou exibir vídeos com ruídos na imagem e/ou som.

Parece besteira, mas invista em bons celulares e profissionais para cuidar das fotos e vídeos do seu Instagram, pois eles são a vitrine do seu estabelecimento para o público. 

3 – Horários de pico

Existem alguns horários de postagem no Instagram em que será mais visto pelo seu público. 

Nesses horários serão possíveis alcançar mais pessoas interessadas, o que pode trazer um retorno satisfatório. 

Essas informações estão na ferramenta de negócios do perfil. Além disso, esses horários de pico variam de acordo com o público alvo. Ou seja, publique fotos, vídeos e Stories sempre em horários de atividade desse público-alvo.

4 – Hashtags

As hashtags levam os seus posts para muito mais pessoas, inclusive alcançam além dos seus clientes.

Caso queira divulgar seus produtos de forma mais ampla, utilize hashtags nas legendas e esteja sempre atento às tags mais famosas no segmento.

5 – Post patrocinado 

Post patrocinado tem um alcance maior na rede social. Um valor de publicidade é pago e a publicação é exibida para pessoas que ainda não seguem a página. 

O anúncio será sinalizado como “Patrocinado” no feed e possibilita criar links para o próprio perfil, para um produto ou serviço específico ou para o site da empresa.

6 – Agendamento de post

Agendamento de postagens otimizam o tempo gasto na gerência das redes. Basta escolher a foto ou vídeo, inserir a legenda, definir a data e o horário desejados e o programa publica automaticamente na conta. O mecanismo pode ser usado no feed e nos Stories.


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