Como convencer seu colaborador a divulgar seu programa de fidelidade?

5 (100%) 7 votes

Adotar um programa de fidelidade exige que você saiba como engajar colaboradores com esta novidade.

Uma pesquisa da Gallup nos EUA, apontou que o custo anual gerado pela falta de engajamento de colaboradores com seus empregos é de aproximadamente 450 bilhões de dólares. Equiparando essa média com o PIB brasileiro, por aqui esse custo é próximo de R$ 150 bilhões de reais.

Pensou em implementar uma novidade e ficou com medo da sua equipe não engajar? Está cansado de buscar por estratégias diferentes e não ver sua equipe tão empolgada quanto você?

Já sabe: papel e caneta na mão, o artigo de hoje é pra você.

Seja um líder inspirador

Liderança não é sobre designar tarefas, supervisionar desempenho e pagar salários.

Ser um bom líder significa ser capaz de inspirar pessoas, ser alguém que faz toda uma equipe enxergar verdade na tarefa que desempenha na empresa.

Perceba os talentos individuais de cada colaborador e faça-o perceber também. Crie uma cadeia de pessoas com vontade de ajudar no crescimento umas das outras.

Engajar colaboradores torna-se uma tarefa muito mais simples quando você mostra para essas pessoas que a liderança sobre elas é uma liderança construtiva.

Converse abertamente sobre funções

Não basta conversar com seus funcionários apenas no momento de cobrar ou demandar.

Para realizar uma atividade com excelência as pessoas precisam ter clareza do que é esperado delas e, principalmente, das expectativas geradas em torno desse resultado.

Não deixe no escuro os colaboradores que você deseja ver empolgados. Trabalhar sem saber para onde se está caminhando é trabalhar sem ter um objetivo. E assim, fica difícil manter a empolgação.

Recolha Feedbacks e use-os

O site engajamentobrasil.com.br promoveu uma pesquisa em 2018 com 553 líderes/gestores para medir dados sobre o engajamento de equipes.

Em empresas com até 500 funcionários o resultado foi de que em mais de 49% o engajamento dos funcionários sequer é mensurado.

Isso quer dizer que quase metade das empresas nunca pergunta aos seus funcionários sobre o quão empolgados eles estão com os projetos da empresa. Para manter a empolgação é fundamental que você pergunte à equipe.

Pergunte o que elas estão achando das operações, das metas a serem atingidas, das expectativas colocadas sobre as atividades que estão realizando, sobre quais outras atividades já se imaginaram realizando. E utilize essas informações. Utilize esses feedbacks para aprimorar a operação, para trazer insights de crescimento e mostrar que as sugestões são bem-vindas e colocadas em prática.

Invista em aprimoramento

Se você é um líder ou gestor que acredita que investir em funcionário é jogar dinheiro fora, sinto te contar que você está jogando dinheiro fora. As pessoas precisam se sentir reconhecidas e valorizadas para visualizarem oportunidades de evolução no trabalho que executam.

Investir na capacitação e crescimento dos membros da sua equipe significa investir na cultura da sua empresa, significa investir seus recursos em uma área fundamental para que a experiência do seu consumidor seja inesquecível.

Anuncie as novidades com empolgação

Todas as dicas anteriores são válidas e devem ser aplicadas no seu negócio. Mas o passo mais importante é este: seja você a força de empolgação das novidades que quer implementar.

Fale do seu novo programa de fidelidade com paixão, mostre o quanto ele tem um propósito claro no crescimento da empresa e de todos envolvidos na operação.

Treine todos os membros do seu time para saberem como funciona o programa de fidelidade, mesmo aqueles que não serão responsáveis pela operação. Assim toda a equipe se sentirá parte da novidade e, voluntariamente, começará a divulgar para todos o incrível programa de fidelidade que agora existe no local de trabalho deles.

Colaborador engajado merece bonificação

Não necessariamente você deva bonificar o funcionário que mais fidelizar clientes. Dependendo do seu modelo de empresa a quantidade de vendas pode ser diferente entre as pessoas, portanto pode fazer mais sentido bonificar quem fidelizar todas as vendas que fizer, independente da quantidade.

Você pode também criar uma meta para o time e se, ao final do mês, todos tiverem se esforçado e dado o melhor para atingir o resultado todos serão parte da comemoração.

A verdade é que não importa muito o tipo de bonificação que você oferece ou o valor monetário envolvido nela. O que conta no final das contas é sua capacidade de passar para o time a mesma paixão que você sente pelo seu negócio e pelos clientes que escolhem você.

Mais dicas para crescer o seu negócio? É só clicar aqui para ler mais artigos relacionados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *