5 Dicas de Como Aumentar Engajamento no Instagram

como engajar seguidores no instagram
Curtiu o post? Então compartilhe!

Um grande número de seguidores nas redes sociais é um ponto importante para uma empresa. Mas isso não terá valor se a equipe de marketing, ou quem cuida das redes sociais, não determinar uma estratégia para conseguir engajamento. 

O engajamento vai muito além do número de seguidores. Em resumo, engajamento é conseguir que os seguidores de uma rede social interajam com a conta diretamente. Ou seja, realizar alguma ação em relação aos conteúdos postados, como curtir, compartilhar ou comentar. 

A regra em questão também funciona para o Instagram, uma das redes sociais mais importantes para uma empresa. Além disso, conseguir engajamento no Instagram é uma estratégia essencial para conseguir divulgar e fortalecer a marca, além de vender mais. 

Pare um instante, e faça um exercício: selecione algumas contas de empresas (independente do tipo) no seu Instagram e veja o número de seguidores e as interações. Você irá perceber que nem sempre uma conta com muitos seguidores tem muita interação. Isso quer dizer que o engajamento não está sendo trabalhado corretamente. 

Mesmo com um alto número de seguidores na página, é essencial que tenha pessoas participando ativamente das suas postagens. 

Importância do engajamento no Instagram 

Primeiramente, uma conta ativa no Instagram é completamente gratuita, ou seja, não precisa pagar para usar a rede social. Ainda assim, como qualquer outra, o grande objetivo desse meio é ganhar dinheiro. Isso ocorre através de anúncios em conteúdos.

Tanto o próprio Instagram, quanto um usuário que usa uma conta empresarial, vai conseguir ganhar dinheiro com a rede social através de anúncios. Até agora, está conseguindo entender? Então vamos continuar!

Esses anúncios estarão em páginas com seguidores ativos, que curtem e compartilham os posts, e comentam as postagens. É preciso um grande número de seguidores? Sim! Mas isso não valerá de nada se esse número de seguidores não forem ativos. 

Além disso, no caso de lojas e restaurantes, o engajamento vai além dos anúncios pagos. Ele funcionará para agregar valor à marca e, sobretudo, dar credibilidade ao produto vendido. Isso ajudará a aumentar o número de novos potenciais clientes. 

Dito isso, olhe para o seu empreendimento: como anda o engajamento no Instagram? Se ele tiver baixo, nos podemos te ajudar a melhorar e conseguir dar a volta por cima. Se estiver bom, podemos ajudar a melhorar ainda mais. O que você acha?

A StayApp selecionou várias dicas para que a sua empresa consiga aumentar o engajamento na sua conta do Instagram. Confira!

5 Dicas para aumentar o engajamento no Instagram 

1 – Identidade visual 

A essência do Instagram é visual, e não tem como refutar isso. Consequentemente, a estética da sua conta é muito importante para o sucesso e engajamento da mesma. 

O perfil da sua empresa necessita de uma identidade visual bem definida para chamar a atenção de quem está visitando o perfil pela a primeira vez. Siga uma linha de raciocínio clara e objetiva para o público compreender qual é a intenção.

Pense na identidade visual e estética do seu perfil desde a foto de perfil escolhida até as fotos postadas no feed e no stories. Além disso, pense em uma lógica visual para as suas publicações.

2 – Defina bem o perfil

A primeira impressão, muitas vezes é realmente a que fica. Isso se aplica a sua conta no Instagram também. Por isso, o seu perfil na sua página inicial do Instagram precisa ser assertivo. 

Trabalhe bem a sua biografia, que precisa ser sucinta e atraente. Logo depois coloque uma foto de perfil que faça sentido para o seu negócio. Depois escolha um nome e um nome de usuário que sejam iguais ou semelhantes, e abaixo coloque o link do seu site. 

Por fim, organize os seus destaques, que serão uma ótima oportunidade para entrar em contato com os clientes. Os destaques são uma ótima ideia para priorizar e organizar conteúdos bem produzidos e essenciais para o seu público.

3 – Conteúdo de qualidade

Nenhuma das outras dicas anteriores irão funcionar, se o conteúdo do Instagram não for de extrema qualidade. Sobretudo, a qualidade irá determinar se haverá engajamento ou não. 

Uma das formas de garantir a qualidade é organizar o que você vai postar. Para isso, saiba qual é o objetivo da sua marca, decidindo o tipo de conteúdo que irá postar. Quer alguns exemplos? Nós te mostramos:

  • Dicas da sua área;
  • Frases motivacionais;
  • Assuntos em destaque;
  • Bastidores da empresa;
  • Fotos de seguidores.

No feed, a dica é usar o sistema carrossel. Ele permite o compartilhamento de até dez imagens em uma única publicação, sem sobrecarregar o feed do seu seguidor.

4 – CTA

A Chamada para a Ação, ou CTA, diz aos seguidores exatamente o que eles tem que fazer. Dá para colocar a chamada para a ação na legenda da imagem ou criando imagens, pois algumas delas trazem um texto dentro delas.

Quer um exemplo? Você pode postar fotos dos seus produtos e pedir para que os seus fãs deem um duplo clique nos seus preferidos. Também dá para pedir aos seus seguidores para marcar alguém que pode gostar de certo produto, ou marcar o seu melhor amigo.

5 – Promova o Instagram nas outras redes sociais 

Por acaso, você já informou os outros seguidores, de outras redes sociais, que possui o Instagram? Eles precisam saber que essa rede social visual da empresa está ativa. 

Compartilhe os seus posts e conta do Instagram em outras redes sociais, para que consiga um número maior de seguidores na rede social e possa trabalhar bem o seu engajamento. 

Sobretudo, essa é uma excelente forma de aumentar o seu número de seguidores e de encorajar outras pessoas a descobrirem aquilo que você está compartilhando.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *