Como atrair clientes

Como atrair clientes na sua loja física e na web.

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Para conseguir atrair mais clientes para o seu negócio é muito importante dar atenção a forma como você está fazendo a sua divulgação, afinal, atualmente a concorrência é feroz e você precisa se dedicar ao máximo para conseguir se destacar da multidão. Dedique-se em ser a empresa que vai quebrar a concorrência e não a que vai ser quebrada.

Nos dias atuais, a grande preocupação das empresas que não dão importância ao Marketing Digital é descobrir como vão atrair clientes mirando em seu público alvo de maneira objetiva e assertiva.

O grande problema é que a maioria das empresas preferem o método de divulgação tradicional, que consiste em panfletagens, outdoors, dentre outros. E estes métodos não são mais tão eficientes como o Marketing Digital, o que acaba influenciando diretamente na divulgação da empresa.

Portanto, o medo de investir no novo, acaba prejudicando o próprio negócio, afinal, em um mundo cada vez mais conectado, a falta de investimento no Marketing Digital acaba impactando diretamente na atração e conquista de novos clientes para a empresa.

Por isso, confira abaixo um conteúdo excelente, feito para você que quer aprender como atrair clientes para o seu negócio, de forma a deixá-lo cada vez mais forte e consolidado no mercado.

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo da seguinte forma, confira:

Como captar clientes em uma empresa?

É normal que você esteja dando os seus primeiros passos para alcançar o sucesso com a sua empresa e esteja encontrando dificuldades para se destacar da concorrência.

Primeiro de tudo, para aprender com atrair clientes para sua empresa é preciso entender que não importa o que você faça, cada consumidor possuirá uma opinião diferente da sua empresa e você precisa respeitar a opinião dos seus clientes se quiser mantê-los a longo prazo.

Respeitar as opiniões dos seus consumidores adequando a sua empresa a elas não é a única forma de atrair e manter clientes, é necessário ir bem mais a fundo.

Conhecer o seu cliente/público é o segredo para o sucesso

Conhecer o seu público juntamente com as preferências dele é fundamental para conseguir atrair clientes, porque quando você conhece seu consumidor, você conhecerá também seus gostos, necessidades, preferências, dentre outras coisas que são importantes pois te ajudam a elaborar a melhor maneira de atraí-lo.

Desta maneira, você passa a conhecer tudo que impacta negativamente o seu cliente, o que é importante para que os seus erros passem a ser reduzidos e você passe a agradar mais seus clientes.

Portanto, pesquisar ao máximo sobre o perfil dos seus clientes e direcionar promoções, novidades e bônus para a sua persona é muito importante, além disso, atualmente, o conceito de persona precisa estar muito bem definido na mente de qualquer empresário, vendo que com base nela você irá estruturar qualquer ação.

Um atendimento excepcional é chave para conquistar clientes

Ninguém visita uma loja ou fala com um atendente esperando ser atendido por um funcionário mal educado e despreparado.

Portanto, tenha em mente que um bom atendimento de forma geral é fundamental, porque de nada adianta atender um cliente da forma mais educada possível mas não ter capacidade técnica para resolver os problemas que o cliente deseja.

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Então, um funcionário eficiente é aquele que além de tratar o cliente com educação ainda resolve os problemas do mesmo de forma imediata.

Como captar clientes na web?

A internet é uma das melhores ferramentas que existem para divulgar um negócio, independentemente da área, afinal, é na internet que a a grande maioria dos seus potenciais clientes estão disponíveis.  

Além de tudo, as chances de impulsionar o seu negócio investindo na internet são muito maiores, vendo que as propagandas no mundo virtual são muito mais eficientes e baratas do que as tradicionais, como a panfletagem, banners etc; pois atingem um número muito maior de pessoas por um preço menor.

Justamente por isso que hoje, a maioria das empresas que possuem sucesso a nível nacional e internacional investem pesado no Marketing Digital. Confira abaixo alguns passos que devem ser seguidos.

1. Investir em um site para a sua empresa

Um site empresarial é uma forma interessante para conseguir transformar leitores em possíveis clientes através da entrega de conteúdo relevante para as pessoas.

Nos dias atuais, temos sites, blogs e lojas virtuais que possuem resultados diários extraordinários no que se refere a visitas, e tudo usando estratégias de Marketing Digital.

Portanto, investir na criação de bons conteúdos para o seu site é muito importante, pois além de conseguir novos leitores você pode indicar para a sua clientela as vantagens de utilizar os seus produtos ou serviços.

2. Esteja presente nas redes sociais

Como já dito anteriormente, em um mundo cada vez mais conectado, estar presente na internet de todas as formas possíveis é essencial.

Portanto, usar e abusar as mídias sociais é fundamental para impulsionar o alcance do seu negócio

Por isso, sempre tente criar posts criativos e educativos para divulgar as postagens do seu site/blog, ou até mesmo oferecer os produtos da sua empresa física ou loja virtual.

Usar o Facebook Ads e os anúncios do Instagram é uma boa forma de aumentar o alcance do seu perfil e trazer mais pessoas para a sua página.

3. Trabalhe o SEO em seu site

Quando você quiser criar um site, saiba que aparecer nas primeiras páginas do Google é fundamental para impulsionar o seu negócio de forma eficiente.

O SEO, basicamente, consiste em um conjunto de estratégias com a finalidade de ajudar um site a melhorar o seu desempenho frente aos buscadores, como Google, Yahoo, dentre outros.

Portanto, investir em textos de qualidade para o seu blog é sempre fundamental para impulsionar as visitas para o seu site, além de sempre tentar usar as palavras-chaves mais buscadas pelos usuários.

Como captar clientes na loja física?

Em um ambiente físico, o trabalho dos vendedores são postos a prova, vendo que os mesmos lidam diretamente com os sua clientela, possíveis clientes e curiosos que ainda não sabem o que precisam.

É importante não colocar toda a responsabilidade só em seus funcionários, vendo que existem outros fatores importantes que impactam diretamente na atração dos clientes a sua loja ou empresa.

Portanto, como atrair e conseguir fidelizar clientes em um mundo cada vez mais competitivo e com uma concorrência cada vez mais feroz?

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1. Foque na sua Vitrine!

Atente-se que os produtos que você for expor em sua vitrine são extremamente importantes, pois serão o primeiro contato visual que os clientes terão da sua empresa.

Portanto, selecionar bem os itens que você irá expor nela é muito importante para não poluir a sua loja visualmente e espantar os seus clientes.

Destaque sempre produtos com desconto ou que estão em alta no mercado dispondo-os harmoniosamente na vitrine, assim você irá atrair mais a atenção dos seus consumidores.

2. Ajude o cliente a se ver com o produto

Fazer com que o cliente se imagine usando o produto é uma boa forma de tentar atrai-los.

Inventar alguma história fictícia em que o seu cliente seja o personagem, pode ser uma maneira interessante de cativá-lo e conseguir trazer o mesmo para o contexto necessário.

Atualmente, existem muitos exemplos disto, como as propagandas de pasta de dente, por exemplo. Nelas, os consumidores possuem interesse em cuidar da saúde bucal e veem a necessidade de fazerem uso do produto em que a empresa oferece, aproximando assim o cliente do produto.

Este caso pode ser retratado em uma loja de roupas, por exemplo. Onde a cliente experimenta determinada roupa e a vendedora faz a cliente imaginar possíveis momentos especiais em que a mesma pode vivenciar com aquela roupa, aumentando assim o interesse da possível compradora.

3. Trabalhe o humor no atendimento

Treinar os seus funcionários para que ofereçam um atendimento bem-humorado com os clientes é uma opção excelente para criar empatia entre eles.

Pois além disso, abre caminhos para que o vendedor possa explorar as necessidades de determinado cliente a ponto de oferecer o produto ideal a ele.

Portanto, sempre foque em cores alegres para a sua loja e tente sempre treinar seus funcionários para atenderem de forma bem-humorada até mesmo os clientes mais difíceis e mal-educados.

4. Dê espaço para o seu cliente

Ficar correndo atrás do cliente dentro da loja tentando oferecer ajuda é uma péssima ideia, sempre tente dar espaço a eles.

Pois saiba que a maioria dos clientes não gosta de entrar em uma loja e se depararem com um vendedor que fique no seu pé desde o começo até o fim do atendimento.

O mais recomendável é que o vendedor mantenha uma certa distância, desta forma, o cliente poderá questionar quando tiver alguma dúvida.

7 promoções para atrair clientes

Agora que você já entendeu tudo sobre o assunto, reunimos algumas promoções que podem te ajudar, e muito, a atrair os seus clientes, sejam eles ativos e inativos. 

1 – Desconto na próxima compra

Não existe promoção melhor do que oferecer algum tipo de desconto para os seus clientes. Quer um exemplo infálivel? Oferecer um cupom de desconto para a próxima compra dos seus clientes. 

Isso não irá deixar os clientes fiéis felizes, como irá atrair clientes novos. Também pode-se oferecer descontos para clientes que indicam outros. Todo mundo sai ganhando e, principalmente, feliz. 

Uma outra opção de desconto são os cartões fidelidade. Elas funcionam para fidelização de clientes. É possível oferecer selos em cada compra que, ao completarem um número determinado, podem ser trocados por descontos.

2 – Desconto progressivo

Descontos progressivos também é uma boa opção. Ou seja, quanto mais o cliente compra, maior será o desconto no fim das contas. 

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Isso pode ser usado tanto para pagamentos á vista, quanto para pagamentos parcelados. Os descontos progressivos podem ser oferecidos no número de parcelas para compras no cartão de crédito. 

3 – 2 por 1

Essa é infalível: o cliente leva dois produtos, pelo preço de um. Esse tipo de promoção funciona para incentivar o cliente a comprar mais, cada vez mais produtos no seu empreendimento. 

Esse tipo de promoção também funciona com desconto no de menor valor ou em combos com brindes.

Este tipo de promoção funciona para os momentos em que o estoque de um mesmo produto está acima do esperado para aquele período. 

4 – Redes sociais

Se você ainda não entendeu que precisa usar as redes sociais à seu favor, esse é o momento ideal. 

O recurso de check in nas redes sociais pode ser uma ótima ferramenta para realizar promoções em que você pode premiar com descontos exclusivos.

Também dá para incentivar a avaliação de seus clientes na página do Facebook e, com isso, aumentar a reputação da página. Ou seja, a cada nova avaliação publicada ele pode receber pontos e quando acumulados, podem ser trocados por brindes.

Além disso, é eficaz mostrar o seu trabalho e campanhas nas redes sociais. 

Há várias possibilidades, use a criatividade e certifique-se de que a sua campanha consiga atrair mais leads, de modo a aumentar as vendas.

5 – Frete grátis

Para quem vende pela internet, uma boa promoção (que vai agradar até o cliente mais inativo de todos) é o frete grátis. 

Quando um cliente compra pela internet, uma das coisas que mais pesam na decisão final é o preço pago no frete. 

Dá para usar estratégia de duas formas:

  • Frete grátis: esse é o jeito padrão, bem mais simples de aplicar essa promoção. Se a sua empresa entrar em parceria com as entregadores, pode ser que essa promoção funcione e aumente o faturamento;
  • Frete grátis acima de X: essa é outra forma interessante, e que de quebra estimula o cliente a comprar ainda mais. 

6 – Datas comemorativas

Datas comemorativas, no comércio, sempre funcionaram para dar aquela boa alavancada nas vendas. 

Veja quais são as características dos seus produtos e clientes e inclua nas promoções estratégias diversas.

Além disso, veja quais são as datas comemorativas que mais podem ser exploradas pelo seu tipo de negócio. Descontos em períodos temáticos não costumam ter erro. 

7 – Brinde

Por fim, todo mundo ama ganhar desconto e, sobretudo, economizar. Use isso para atrair mais consumidores. Ofereça um brinde para os clientes que comprarem algum produto específico.

Conclusão

Atrair clientes para a sua empresa, pode até parecer difícil, mas saiba que é uma tarefa extremamente fácil caso você se dedique em entender o seu público juntamente com a forma de como resolver os seus problemas.

Com as dicas dadas acima, eu espero ter te ajudado nesta caminhada em busca de novos clientes e consequentemente no aumento do faturamento do seu negócio.

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