voltar para blog

Como Anunciar no Facebook e Instagram Ads: Delivery, Loja Física ou E-commerce!

Tempo de leitura 20 mins | Publicado por: Admin

Você já ouviu aquela frase: “A necessidade faz o sapo pular?”

Pois bem, nessa crise do coronavírus, diversos varejistas e donos de lojas físicas começaram a investir no delivery e no e-commerce.

Acontece que a maioria não sabe como divulgar esse tipo de serviço. Não sabem se investem em mídia paga no facebook, instagram ou simplesmente vinculam anúncios na televisão.

Já te de antemão, a forma mais eficaz e barata de anunciar os serviços de delivery são as redes sociais. Em específico Facebook e Instagram Ads.

Se você quer aumentar suas vendas no delivery, na sua loja física ou e-commerce com anúncios no facebook e instagram ads, você veio ao lugar certo.

Nós te ensinaremos um passo a passo prático e correto para obter os seus primeiros resultados.

Vamos lá?

Vale lembrar que todo esse passo a passo pode ser visto em nosso vídeo:

Sumário

Antes de começar: O erro que você (provavelmente) iria cometer

Normalmente, diversos empreendedores que não possuem conhecimento em anúncios, cometem um erro muito comum: Turbinar publicação.

turbinar publicacao

Esse é o famoso “botãozinho da morte”. Mas porquê?

Esse botão faz com que você impulsione sua publicação, o problema é que dentro dessa opção, você tem limitações gigantescas. E a armadilha maior é: Posicionamentos automáticos.

Para os que não sabem, o posicionamento automático divulga seu anuncio em todas as plataformas vinculadas com o facebook como, instagram, jogos do google play e diversos outros.

Mas porque isso é ruim?

Porque ele vai pulverizar a sua verba, divulgando seu post para todo lado. E isso acaba sendo ruim porque você vai mostrar um anuncio para quem não é o seu cliente ideal.

Outro problema do “Turbinar post” é a limitação da sua segmentação de público.

No final das contas, você estará gastando muito dinheiro para não atingir seu público-alvo, transformando sua campanha em um desastre!

Vamos aprender a maneira correta? Se liga:

Passo a passo de como anunciar no Facebook e Instagram Ads:

1. Passo: Gerenciador de anúncios

O primeiro passo é você utilizar o gerenciador de anúncios do facebook.

Clique em uma das duas opções e faça seu registro.

Lembre-se, o gerenciador de anúncios é extremamente importante para os seus anúncios, portanto, certifique-se de vincular suas contas do facebook e instagram.

Como fazer isso? Fácil, acesse as configurações:

Logo em seguida você vai em “Páginas” e depois em “Adicionar”

O mesmo vale para as contas do instagram:

P.s: recomendo você fazer isso PELO computador e NÃO pelo celular!

2º Passo: Definir Público-alvo

Dentro da plataforma, está na hora de criar o seu público-alvo. Para isso, basta ir até o menu de ferramentas e clicar em “Público”:

Na sequencia, clique em “Criar Público” e depois “Público Personalizado”

Ao clicar, você irá perceber diversos tipos de público, dividas em dois segmentos:

Suas Fontes:

  • Site;
  • Lista de clientes;
  • Atividade em aplicativos;
  • Atividade Offline

Fontes do Facebook:

  • Vídeo
  • Perfil comercial do Instagram
  • Formulário de cadastro
  • Eventos
  • Experiência instantânea
  • Página do facebook

De todas elas, te aconselho a começar por “Perfil Comercial do Instagram”

Lembrando que se você teve algum problema em conectar seu perfil do instagram, é só mudar o seu perfil de “pessoal” para “empresa”. Dessa forma seu perfil terá a característica comercial.

Dito isso, ao clicar em “Perfil Comercial do Instagram” você irá para a seguinte tela:

Nessa tela, você irá selecionar o seu perfil e irá ter diversas opções de publico baseado no perfil da sua empresa.

Eles são:

  • Todas as pessoas que se envolveram com seu negócio.
  • Qualquer pessoal que visitou o seu perfil comercial.
  • Pessoas que se envolveram com qualquer publicação ou anúncio.
  • Pessoas que enviaram uma mensagem para o perfil do seu negócio.
  • Pessoas que salvaram qualquer publicação ou anúncio.

Se esse é o seu primeiro anúncio, eu recomendo que você utilize a opção “Todas as pessoas que se envolveram com seu negócio”. Mantenha, também, os 365 dias.

Logo abaixo, você coloca a nomenclatura que bem preferir e em seguida clique em “criar público”.

Agora preste bastante atenção. Após fazer isso, o próprio gerenciador de anuncio vai te mostrar uma opção muito interessante “Criar um público semelhante”:

Mas porque essa opção é tão boa?

O “maquina” do facebook, ou seja, a ferramenta, ele quer trabalhar para você.

Então, se você cria um publico de “pessoas que estiveram envolvidas com seu instagram” ele te da a oportunidade de utilizar a “máquina do facebook” para encontrar pessoas que tenham perfis e interesses semelhantes de pessoas que já se envolveram com você.

Dito isso, clique nessa opção que você será direcionado para a seguinte página:

Como você pôde ver, essa página é separada em 3 opções.

A primeira já está auto-completada, já que é o nome da segmentação que você fez.

A segunda é por localização, no nosso caso, o Brasil.

A terceira é voltada para você selecionar o tamanho do público que você quer criar.

  • Se você é um negócio local, eu recomendo que você coloque 1 ou 2%
  • Se você é um negócio local, mas que abrange uma região mais extensa, ou seja, você entrega na cidade inteira ou até nas cidades vizinhas, recomendo que você fique entre 4 e 5%.

Agora é só clicar em “criar um público”. Sua tela agora é esta:

Nota-se que o status da aba “Tamanho” está como “Processando” e o que isso quer dizer?

O facebook irá levar algumas horas para preencher todo esse público. Afinal, ele irá pegar todos as pessoas com o perfil semelhante ao escolhido com o seu, o famoso “lookalike”.

Agora é só esperar ele preencher. Tome um café, uma água e volte depois de um tempo.

Com o público preenchido e a disponibilidade “pronta” é hora de criar o seu anúncio. Ainda na tela, clique na opção superior no menu “gerenciar anúncios:

Feito isso, vamos ao próximo passo.

3º Passo: Criando seu anúncio

Nesse momento, eu assumo que todos vocês devem ter o link do delivery, e-commerce, site ou whatsapp em mãos. Caso não tenha o número do seu whatsapp, você pode criar clicando aqui.

Dessa forma, todo mundo que clicar no seu link irá ser redirecionado para você.

Agora é só clicar em “Criar”:

Feito isso, você será redirecionado para a seguinte tela:

Logo de cara você lê a pergunta “Qual o objetivo de marketing?”

O gerenciador de anúncios do facebook te da diversas opções. Eu te aconselho a escolher “Tráfego” que se encontra na coluna do meio “Consideração”.

Por que?

Você quer que a pessoa que veja seu anúncio vá para o seu site ou whatsapp. Dessa forma, a escolha tráfego é a correta.

Feito isso, é só deslizar a aba para baixo:

Após colocar o nome, basta clicar em continuar.

Chegamos agora no “Conjunto de anúncios”:

Nessa etapa é onde você vai colocar a segmentação, posicionamento, interesse e também o orçamento da sua campanha!

Logo no quadrante “Nome do conjunto de anúncios” você coloca o nome que preferir. No nosso exemplo, foi escolhido “Storie Instagram”.

Isso quer dizer que eu vou fazer campanhas somente no stories? NÃO!

A melhor ideia que você pode ter neste momento é utilizar o mesmo público e criar vários conjuntos de anúncio com posicionamentos diferentes. Dessa forma, você consegue ver qual deles funciona melhor para você.

Geralmente, no caso a época que está sendo feita esse anúncio meio de 2020, os anúncios de stories costumam ser mais baratos. P.s: não estou dizendo que ele será MELHOR, e sim, mais BARATO!

Após colocar o nome, você pode pular algumas etapas no momento e ir direto para o “Público”

Lembra da lista de público que você criou anteriormente? Pois é, está na hora de utilizá-la. Veja:

Após fazer isso, clique na opção “excluir” embaixo:

Dessa forma, outro quadrante irá aparecer, e nele, você vai colocar a segmentação que você NÃO QUER ENVIAR O ANUNCIO. Ou seja, aquela lista de público que NÃO É o seu lookalike.

Por que fazer isso?

Simples, você irá fazer dois anúncios:

  • Um você vai fazer só pra quem NÃO TE CONHECE.
  • E o outro vai fazer só pra quem TE CONHECE.

Dessa forma, você consegue trabalhar o tom da campanha diferente. Em um você pode falar em rapidez de entrega, qualidade do serviço, e no outro já pode ser mais direto: “Desconto! Compre agora!”

Isso acontece porque quem já te conhece está mais apto a comprar diretamente. Em contrapartida, quem não te conhece, quer mais segurança e informação sobre o produto!

Chegou a hora de refinar o seu público

Na próxima etapa, você irá ver “Localização”:

Feito isso, coloque a região da sua entrega, seja ela delivery ou e-commerce.

O exemplos que escolhemos aqui foi o da capital Goiânia. Veja:

Após selecionar, você terá a opção de mudar o raio. Aqui eu te aconselho a colocar o raio da sua entrega. Se você quiser, pode colocar até os CPFs dos bairros que você entrega.

Em sequencia, na opção Idade, Gênero e Idiomas, você coloca baseado no seu negócio.

Agora veja bem, chegou a hora da cartada mágica.

Na opção “Direcionamento detalhado”, logo baixo das opções descritas acima:

Aqui é onde você irá refinar sua pesquisa. Lembra que selecionamos o perfil “lookalike” lá em cima? Suponha que o gosto delas é pizza, logo, no “direcionamento detalhado” você irá avisar para o facebook que envie o anuncio para pessoas com interesse em pizza. Veja:

Uma dica importante é preencher, pelo menos, 15 a 20 coisas que seu público tem interesse. Não coloque apenas coisas relacionadas ao seu produto, coloque também também coisas semelhantes. Por exemplo:

Você tem uma loja de roupa, uma segmentação que também se encaixa é “relógio” pois tem muito a ver com quem compra roupa. Porque geralmente quem tem interesse em relogio, também tem interesse em roupa! Por isso, é extremamente importante que você conheça todos os gostos público! Entendeu?

Feito isso, é só clicar em “Salvar este público” e dar um nome para ele:

Esse salvamento te possibilidade um acesso mais rápido a esse público no inicio da sua campanha. Veja:

Posicionamento

Aqui é onde você vai decidir aonde os seus anúncios irão aparecer. No caso, como estabelecido no inicio da campanha, iremos fazer somente para Storie.

Na aba Posicionamento, clique em “Posicionamentos manuais”:

Feito isso, já vai para a opção “Dispositivos” e selecione apenas “Celular”. O motivo disso, além do preço, é porque, se você for um delviery, você irá anunciar o seu link do whatsapp.

Após isso, já desmarque todas as opções da aba “Plataformas” e deixe apenas “Instagram”. Ficando assim:

Caso você não saiba:

  • Facebook é a plataforma do facebook como um todo
  • Messenger é a ferramenta de mensagem do facebook.
  • Audience Network é toda a rede de audiência do facebook, incluindo aplicativos, jogos e etc.

Veja agora:

Perceba que “Feed do instagram” e “Explorar do instagram” estão habilitados. No vídeo eu tive que desmarcar esses dois pois a ideia era anunciar SOMENTE nos Stories. Portanto, somente esta deveria estar habilitada.

Feito isso, vamos para a próxima etapa: Orçamentos e Programação

Orçamento e Programação

Veja que a primeira opção é “Otimização para veiculação de anúncio” Nela, como se trata de levar o cliente para o whatsapp ou site de uma loja fisica, delivery ou e-commerce, foi escolhido “Cliques no link”

Mais abaixo, em Orçamento e programação te aconselho a escolher orçamento diário. Ou seja, esse será o valor diário que você irá gastar com seus anúncios.

Quanto devo investir?

Isso varia muito de negócio para negócio, em média 15 a 50 por dia são excelentes número para conseguir vendas. No entanto, esse valor varia de segmento para segmento. Pois você deve levar em conta o lucro que você terá com cada venda realizada.

Feito isso, basta clicar em “continuar” no canto inferior direito.

Nessa próxima etapa irei te mostrar porque é tão importante anunciar pelo stories. Vamos lá?

Anúncio – Identidade

Logo de cara, é importante que você preencha os dados: Nome do seu anuncio, facebook que será utilizado e instagram. Ambos devem ser o da sua empresa.

Em seguida, temos as seguintes opções:

Você t em a possibilidade de escolher o formato Carrossel ou Imagem e Vídeo único. Como é um Stories, iremos escolher Imagem ou vídeo único.

Após fazer o “upload” do vídeo, vá preenchendo as informações do seu anúncio:

O texto principal do anúncio em seguida o site para qual o seu potencial cliente irá ser redirecionado. Pode ser o site do seu e-commerce, delivery etc..

Na CTA (Chamada para ação) o facebook te da diversas opções como:

Escolha a que preferir e logo em seguida clique confirmar no botão inferior direito.

Agora seu anúncio irá ser vinculado imediatamente.

Essa, empreendedores, é a melhor forma de divulgar, anunciar seu site, delivery ou e-commerce.

Considerações finais

Espero fortemente que esse guia completo seja o suficiente para que você comece a ter os seus primeiros resultados divulgando seu site, e-commerce ou delivery.

Até a próxima.

Framework Will Help You Grow Your Business With Little Effort.

Admin