Como Anunciar no Facebook e Instagram Ads: Delivery, Loja Física ou E-commerce!
Tempo de leitura 20 mins | Publicado por: Admin
Você já ouviu aquela frase: “A necessidade faz o sapo pular?”
Pois bem, nessa crise do coronavírus, diversos varejistas e donos de lojas físicas começaram a investir no delivery e no e-commerce.
Acontece que a maioria não sabe como divulgar esse tipo de serviço. Não sabem se investem em mídia paga no facebook, instagram ou simplesmente vinculam anúncios na televisão.
Já te de antemão, a forma mais eficaz e barata de anunciar os serviços de delivery são as redes sociais. Em específico Facebook e Instagram Ads.
Se você quer aumentar suas vendas no delivery, na sua loja física ou e-commerce com anúncios no facebook e instagram ads, você veio ao lugar certo.
Nós te ensinaremos um passo a passo prático e correto para obter os seus primeiros resultados.
Vamos lá?
Vale lembrar que todo esse passo a passo pode ser visto em nosso vídeo:
Sumário
- Antes de começar: O erro que você (provavelmente) iria cometer
- 1º Passo: Gerenciador de anúncios
- 2º Passo: Definição de Público
- 3º Passo: Criando seu anúncio
Antes de começar: O erro que você (provavelmente) iria cometer
Normalmente, diversos empreendedores que não possuem conhecimento em anúncios, cometem um erro muito comum: Turbinar publicação.
Esse é o famoso “botãozinho da morte”. Mas porquê?
Esse botão faz com que você impulsione sua publicação, o problema é que dentro dessa opção, você tem limitações gigantescas. E a armadilha maior é: Posicionamentos automáticos.
Para os que não sabem, o posicionamento automático divulga seu anuncio em todas as plataformas vinculadas com o facebook como, instagram, jogos do google play e diversos outros.
Mas porque isso é ruim?
Porque ele vai pulverizar a sua verba, divulgando seu post para todo lado. E isso acaba sendo ruim porque você vai mostrar um anuncio para quem não é o seu cliente ideal.
Outro problema do “Turbinar post” é a limitação da sua segmentação de público.
No final das contas, você estará gastando muito dinheiro para não atingir seu público-alvo, transformando sua campanha em um desastre!
Vamos aprender a maneira correta? Se liga:
Passo a passo de como anunciar no Facebook e Instagram Ads:
1. Passo: Gerenciador de anúncios
O primeiro passo é você utilizar o gerenciador de anúncios do facebook.
Clique em uma das duas opções e faça seu registro.
Lembre-se, o gerenciador de anúncios é extremamente importante para os seus anúncios, portanto, certifique-se de vincular suas contas do facebook e instagram.
Como fazer isso? Fácil, acesse as configurações:
Logo em seguida você vai em “Páginas” e depois em “Adicionar”
O mesmo vale para as contas do instagram:
P.s: recomendo você fazer isso PELO computador e NÃO pelo celular!
2º Passo: Definir Público-alvo
Dentro da plataforma, está na hora de criar o seu público-alvo. Para isso, basta ir até o menu de ferramentas e clicar em “Público”:
Na sequencia, clique em “Criar Público” e depois “Público Personalizado”
Ao clicar, você irá perceber diversos tipos de público, dividas em dois segmentos:
Suas Fontes:
- Site;
- Lista de clientes;
- Atividade em aplicativos;
- Atividade Offline
Fontes do Facebook:
- Vídeo
- Perfil comercial do Instagram
- Formulário de cadastro
- Eventos
- Experiência instantânea
- Página do facebook
De todas elas, te aconselho a começar por “Perfil Comercial do Instagram”
Lembrando que se você teve algum problema em conectar seu perfil do instagram, é só mudar o seu perfil de “pessoal” para “empresa”. Dessa forma seu perfil terá a característica comercial.
Dito isso, ao clicar em “Perfil Comercial do Instagram” você irá para a seguinte tela:
Nessa tela, você irá selecionar o seu perfil e irá ter diversas opções de publico baseado no perfil da sua empresa.
Eles são:
- Todas as pessoas que se envolveram com seu negócio.
- Qualquer pessoal que visitou o seu perfil comercial.
- Pessoas que se envolveram com qualquer publicação ou anúncio.
- Pessoas que enviaram uma mensagem para o perfil do seu negócio.
- Pessoas que salvaram qualquer publicação ou anúncio.
Se esse é o seu primeiro anúncio, eu recomendo que você utilize a opção “Todas as pessoas que se envolveram com seu negócio”. Mantenha, também, os 365 dias.
Logo abaixo, você coloca a nomenclatura que bem preferir e em seguida clique em “criar público”.
Agora preste bastante atenção. Após fazer isso, o próprio gerenciador de anuncio vai te mostrar uma opção muito interessante “Criar um público semelhante”:
Mas porque essa opção é tão boa?
O “maquina” do facebook, ou seja, a ferramenta, ele quer trabalhar para você.
Então, se você cria um publico de “pessoas que estiveram envolvidas com seu instagram” ele te da a oportunidade de utilizar a “máquina do facebook” para encontrar pessoas que tenham perfis e interesses semelhantes de pessoas que já se envolveram com você.
Dito isso, clique nessa opção que você será direcionado para a seguinte página:
Como você pôde ver, essa página é separada em 3 opções.
A primeira já está auto-completada, já que é o nome da segmentação que você fez.
A segunda é por localização, no nosso caso, o Brasil.
A terceira é voltada para você selecionar o tamanho do público que você quer criar.
- Se você é um negócio local, eu recomendo que você coloque 1 ou 2%
- Se você é um negócio local, mas que abrange uma região mais extensa, ou seja, você entrega na cidade inteira ou até nas cidades vizinhas, recomendo que você fique entre 4 e 5%.
Agora é só clicar em “criar um público”. Sua tela agora é esta:
Nota-se que o status da aba “Tamanho” está como “Processando” e o que isso quer dizer?
O facebook irá levar algumas horas para preencher todo esse público. Afinal, ele irá pegar todos as pessoas com o perfil semelhante ao escolhido com o seu, o famoso “lookalike”.
Agora é só esperar ele preencher. Tome um café, uma água e volte depois de um tempo.
Com o público preenchido e a disponibilidade “pronta” é hora de criar o seu anúncio. Ainda na tela, clique na opção superior no menu “gerenciar anúncios:
Feito isso, vamos ao próximo passo.
3º Passo: Criando seu anúncio
Nesse momento, eu assumo que todos vocês devem ter o link do delivery, e-commerce, site ou whatsapp em mãos. Caso não tenha o número do seu whatsapp, você pode criar clicando aqui.
Dessa forma, todo mundo que clicar no seu link irá ser redirecionado para você.
Agora é só clicar em “Criar”:
Feito isso, você será redirecionado para a seguinte tela:
Logo de cara você lê a pergunta “Qual o objetivo de marketing?”
O gerenciador de anúncios do facebook te da diversas opções. Eu te aconselho a escolher “Tráfego” que se encontra na coluna do meio “Consideração”.
Por que?
Você quer que a pessoa que veja seu anúncio vá para o seu site ou whatsapp. Dessa forma, a escolha tráfego é a correta.
Feito isso, é só deslizar a aba para baixo:
Após colocar o nome, basta clicar em continuar.
Chegamos agora no “Conjunto de anúncios”:
Nessa etapa é onde você vai colocar a segmentação, posicionamento, interesse e também o orçamento da sua campanha!
Logo no quadrante “Nome do conjunto de anúncios” você coloca o nome que preferir. No nosso exemplo, foi escolhido “Storie Instagram”.
Isso quer dizer que eu vou fazer campanhas somente no stories? NÃO!
A melhor ideia que você pode ter neste momento é utilizar o mesmo público e criar vários conjuntos de anúncio com posicionamentos diferentes. Dessa forma, você consegue ver qual deles funciona melhor para você.
Geralmente, no caso a época que está sendo feita esse anúncio meio de 2020, os anúncios de stories costumam ser mais baratos. P.s: não estou dizendo que ele será MELHOR, e sim, mais BARATO!
Após colocar o nome, você pode pular algumas etapas no momento e ir direto para o “Público”
Lembra da lista de público que você criou anteriormente? Pois é, está na hora de utilizá-la. Veja:
Após fazer isso, clique na opção “excluir” embaixo:
Dessa forma, outro quadrante irá aparecer, e nele, você vai colocar a segmentação que você NÃO QUER ENVIAR O ANUNCIO. Ou seja, aquela lista de público que NÃO É o seu lookalike.
Por que fazer isso?
Simples, você irá fazer dois anúncios:
- Um você vai fazer só pra quem NÃO TE CONHECE.
- E o outro vai fazer só pra quem TE CONHECE.
Dessa forma, você consegue trabalhar o tom da campanha diferente. Em um você pode falar em rapidez de entrega, qualidade do serviço, e no outro já pode ser mais direto: “Desconto! Compre agora!”
Isso acontece porque quem já te conhece está mais apto a comprar diretamente. Em contrapartida, quem não te conhece, quer mais segurança e informação sobre o produto!
Chegou a hora de refinar o seu público
Na próxima etapa, você irá ver “Localização”:
Feito isso, coloque a região da sua entrega, seja ela delivery ou e-commerce.
O exemplos que escolhemos aqui foi o da capital Goiânia. Veja:
Após selecionar, você terá a opção de mudar o raio. Aqui eu te aconselho a colocar o raio da sua entrega. Se você quiser, pode colocar até os CPFs dos bairros que você entrega.
Em sequencia, na opção Idade, Gênero e Idiomas, você coloca baseado no seu negócio.
Agora veja bem, chegou a hora da cartada mágica.
Na opção “Direcionamento detalhado”, logo baixo das opções descritas acima:
Aqui é onde você irá refinar sua pesquisa. Lembra que selecionamos o perfil “lookalike” lá em cima? Suponha que o gosto delas é pizza, logo, no “direcionamento detalhado” você irá avisar para o facebook que envie o anuncio para pessoas com interesse em pizza. Veja:
Uma dica importante é preencher, pelo menos, 15 a 20 coisas que seu público tem interesse. Não coloque apenas coisas relacionadas ao seu produto, coloque também também coisas semelhantes. Por exemplo:
Você tem uma loja de roupa, uma segmentação que também se encaixa é “relógio” pois tem muito a ver com quem compra roupa. Porque geralmente quem tem interesse em relogio, também tem interesse em roupa! Por isso, é extremamente importante que você conheça todos os gostos público! Entendeu?
Feito isso, é só clicar em “Salvar este público” e dar um nome para ele:
Esse salvamento te possibilidade um acesso mais rápido a esse público no inicio da sua campanha. Veja:
Posicionamento
Aqui é onde você vai decidir aonde os seus anúncios irão aparecer. No caso, como estabelecido no inicio da campanha, iremos fazer somente para Storie.
Na aba Posicionamento, clique em “Posicionamentos manuais”:
Feito isso, já vai para a opção “Dispositivos” e selecione apenas “Celular”. O motivo disso, além do preço, é porque, se você for um delviery, você irá anunciar o seu link do whatsapp.
Após isso, já desmarque todas as opções da aba “Plataformas” e deixe apenas “Instagram”. Ficando assim:
Caso você não saiba:
- Facebook é a plataforma do facebook como um todo
- Messenger é a ferramenta de mensagem do facebook.
- Audience Network é toda a rede de audiência do facebook, incluindo aplicativos, jogos e etc.
Veja agora:
Perceba que “Feed do instagram” e “Explorar do instagram” estão habilitados. No vídeo eu tive que desmarcar esses dois pois a ideia era anunciar SOMENTE nos Stories. Portanto, somente esta deveria estar habilitada.
Feito isso, vamos para a próxima etapa: Orçamentos e Programação
Orçamento e Programação
Veja que a primeira opção é “Otimização para veiculação de anúncio” Nela, como se trata de levar o cliente para o whatsapp ou site de uma loja fisica, delivery ou e-commerce, foi escolhido “Cliques no link”
Mais abaixo, em Orçamento e programação te aconselho a escolher orçamento diário. Ou seja, esse será o valor diário que você irá gastar com seus anúncios.
Quanto devo investir?
Isso varia muito de negócio para negócio, em média 15 a 50 por dia são excelentes número para conseguir vendas. No entanto, esse valor varia de segmento para segmento. Pois você deve levar em conta o lucro que você terá com cada venda realizada.
Feito isso, basta clicar em “continuar” no canto inferior direito.
Nessa próxima etapa irei te mostrar porque é tão importante anunciar pelo stories. Vamos lá?
Anúncio – Identidade
Logo de cara, é importante que você preencha os dados: Nome do seu anuncio, facebook que será utilizado e instagram. Ambos devem ser o da sua empresa.
Em seguida, temos as seguintes opções:
Você t em a possibilidade de escolher o formato Carrossel ou Imagem e Vídeo único. Como é um Stories, iremos escolher Imagem ou vídeo único.
Após fazer o “upload” do vídeo, vá preenchendo as informações do seu anúncio:
O texto principal do anúncio em seguida o site para qual o seu potencial cliente irá ser redirecionado. Pode ser o site do seu e-commerce, delivery etc..
Na CTA (Chamada para ação) o facebook te da diversas opções como:
Escolha a que preferir e logo em seguida clique confirmar no botão inferior direito.
Agora seu anúncio irá ser vinculado imediatamente.
Essa, empreendedores, é a melhor forma de divulgar, anunciar seu site, delivery ou e-commerce.
Considerações finais
Espero fortemente que esse guia completo seja o suficiente para que você comece a ter os seus primeiros resultados divulgando seu site, e-commerce ou delivery.
Até a próxima.