Como fazer meu cliente voltar em MENOS tempo?

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Fazer o cliente voltar em menos tempo é algo que todo empreendedor deseja.

E se você não tem essa preocupação, está na hora de ter.

Se um cliente volta ao seu estabelecimento é sinal de fidelização. E um cliente fidelizado provavelmente irá indicar o seu negócio a algum amigo ou familiar.

O que muitos não entendem é que existe um processo por traz do retorno do cliente que leva em conta atendimento, satisfação e claro, um pós-vendas bem estruturado.

É pensando nisso que resolvemos fazer um guia pratico ensinando como fazer o seu cliente voltar em menos tempo.

Vamos lá?

70% dos clientes param de comprar após 30 dias, você sabe como recuperar essas vendas?

Conquistar novos cliente ou manter os atuais?

Muitos empreendedores ficam na dúvida se devem investir verba em novos clientes ou na retenção dos atuais.

Entenda: “Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”

Quem disse isso foi Philip Kotler, pai do marketing.

Isso porque o novo cliente terá que passar por todo o funil de vendas novamente.

Já o atual está na sua jornada tem um tempo e está mais receptivo a sua comunicação.

Trazer o seu cliente em menos tempo não é nada mais que reter os seus cliente atuais buscando forma de motiva-los a retornar ao seu estabelecimento.

Pra te ajudar, separamos algumas dicas que podem ser uteis:

5 Dicas para trazer o seu cliente em menos tempo

Dicas para trazer o seu cliente em menos tempo

1- Mantenha contato

Pra fazer o seu cliente voltar em menos tempo é essencial que você mantenha contato com ele.

Seja por meio do número de telefone que você capturou nos pontos de venda ou pelas redes sociais.

Além de demonstrar mais proximidade com o seu cliente, ele também ficará informado em relação ao seu negócio. Afinal, você estará divulgando promoções, produtos novos e até mesmo sorteios.

Isso não só irá alimentar o seu relacionamento, como também poderá motivar seu cliente volte em menos.

2- Tenha um bom atendimento

Talvez a principal motivação para o cliente voltar ao seu negócio é o fato de que ele foi bem atendido na ultima vez em que esteve lá.

Portanto, é importante que você tenha uma equipe preparada para atende-lo.

Para medir a satisfação do seu cliente, um bom teste é o NPS. Onde o cliente da a nota de 0-10 para o seu estabelecimento em quesitos como atendimento e produto.

Com esses dados em mão, você poderá identificar quais cliente são detratores da sua marca, quais precisam de um tratamento a mais para indica-lo e quais são promotores da sua marca.

Busque também perguntar o porquê das respostas do seu cliente. Isso te ajudará a encontrar formas mais rápidas de solucionar os garga-los do seu negócio.

3- Simplicidade é tudo

Quanto mais humanizado for a sua comunicação, mais proximidade você terá com o seu cliente.

Com isso em mente, não tente complicar a sua comunicação com ele. Seja o mais simples possível.

Além disso, isso será um bom diferencial do seu negócio perante a concorrência.

4- Aproveite os momentos-chave

Quando se fala em dar descontos muitos empreendedores ficam com o pé a traz com medo de dar muitos bônus e, consequentemente, perder faturamento.

Acontece que, para um cliente ganhar algo de você, é porque ele já consumiu bastante na sua loja. Só ai já valeria a pena.

Mesmo assim, se você ainda estiver receoso, irei te apresentar 4 momentos-chave que você pode utilizar para quando o seu cliente voltar em menos tempo.

Esses momentos são grandes oportunidades para você aumentar o seu faturamento. Veja:

Compra

Um bom momento para fazer mais vendas é na própria compra. Caso você tenha um programa de fidelidade, convença seu cliente dos benefícios dele participar.

A partir dai, você poderá criar metas para que o seu cliente alcance e troque em prêmios.

No momento em que conseguir a pontuação ou a meta, as chances de ele voltar em menos tempo a sua loja são extremamente grandes.

Resgate

Prepare-se que agora o seu cliente irá retornar e buscar seu prêmio. Nessa hora, ofereça um atendimento de excelência não só para melhorar a experiencia dele dentro da loja, mas, principalmente, para aumentar o seu faturamento.

Ofereça produtos que vão bem com o que você deu para ele. Dessa forma, você aumentará suas vendas com uma venda casada.

Consumo

Seu cliente, nesse momento, estará muito eufórico e, quem sabe, muito satisfeito. É nesse momento que sua equipe estará apta a ser recebida por ele.

Aproveite esse momento para pedir que participem da sua pesquisa de satisfação e, quem sabe, recomendar seu negocio para amigos e familiares.

Inatividade

Passou 10, 15, até mesmo 30 dias e seu cliente não aparece…

É nessa hora que vemos a importância de fazer o seu cliente voltar em menos tempo.

Muitas empresas investem em SMS Marketing para se comunicar com clientes que já não retornam mais no seu estabelecimento.

Uma plataforma que automatiza esse processo é o StayApp que, além de possibilitar que o empreendedor personalize as mensagens, ele envia para seus clientes em específicos segmentos.

Caso não tenha uma segmentação de cliente, não se preocupe, te ensinaremos logo abaixo.

5- Segmente sua clientela

Pensar que todos os seus clientes são iguais é o pior erro que você pode cometer.

Veja esse cenário:

Você tem uma sorveteria, 3 clientes vão lá e consomem.

  • 5 dias após, um desses clientes retorna.
  • 15 dias após, outro cliente retornou.
  • 30 dias após, o ultimo cliente ainda não retornou.

Percebe que agora, você tem 3 tipos de clientes na sua empresa?

Os que voltam mais rapidamente (dentro de 5 dias), os que demoram a retornas, mas ainda voltam (15 dias) e os que ainda não voltaram (30 dias+…)

Esse foi apenas um exemplo, mas o importante é que você tenha uma base de clientes segmentada para se comunicar melhor.

Assim, você poderá traçar estratégias mais especificas para cada tipo de publico aumentando, assim, o seu faturamento.

Conclusão

Espero que com essas dicas você consiga trazer o seu cliente de volta em menos tempo. Fidelizando-o e assim, aumentando suas vendas.

Até a próxima


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