Catálogo de Produtos Digital: Crie o Seu em 4 Passos Simples!

catalogo de produtos digital
Curtiu o post? Então compartilhe!

Você já ouviu falar de um catálogo digital para produtos? O método possui diversos benefícios para uma empresa, como divulgação sem grandes investimentos financeiros, retenção de clientes e, acima de tudo, fortalecimento da imagem da marca. 

Devido ao processo de informatização, que cresce cada dia mais na velocidade da luz, as empresas escolhem a mídia digital para trabalhar a imagem dos seus produtos e, principalmente, da sua marca. Consequentemente, o catálogo digital para produtos é uma das estratégias mais queridas atualmente. 

Mas antes de seguirmos em frente com esse assunto tão importante para os empreendedores, você sabe definir o que é um catálogo digital para produtos? 

Para facilitar sua leitura separamos o artigo nos seguintes tópicos:

O que é um catálogo digital de produtos?

Primeiramente, você sabe o que é um catálogo de produtos? Em resumo, são livros ou folhetos que reúnem todos os produtos oferecidos por uma empresa, independente do tipo de negócio. Ela era muito usada há alguns anos atrás, antes do advento da internet. 

Esse conceito nasceu graças a Montgomery Ward, um pequeno empresário americano que, em 1872, decidiu escrever em uma única folha uma lista completa dos produtos à venda em sua loja. O protótipo do catálogo foi enviado a clientes próximos e distantes.

Hoje o conceito evoluiu, junto com a tecnologia, e sua contrapartida nos dias de hoje é o catálogo digital de produtos. 

Atualmente é possível usar um software de criação de catálogo, deixando o conceito interativo e de fácil acesso para qualquer cliente ou potencial cliente. Por exemplo, a StayApp possui uma ferramenta de criação de catálogo digital gratuita para empresas. 

Importância do catálogo digital de produtos 

O catálogo digital de produtos é uma ferramenta muito importante, principalmente para identificar e fortalecer a imagem da empresa. 

Quem entende, nem que seja apenas um pouco de marketing sabe o quanto um bom catálogo pode fazer a diferença em termos de vendas. Por isso, um catálogo digital precisa ter duas características essenciais: funcionalidade e estética. 

A funcionalidade diz respeito ao quanto o catálogo digital de produtos é intuitivo e fácil de usar pelos clientes, Já a estética diz respeito a importância da beleza do catálogo. 

Sendo assim, ele será importante também para trazer uma série de economias relacionadas aos custos de impressão e distribuição, que se aproximam de zero.

Além disso, ele é capaz de tornar tornar o compartilhamento de promoções mais imediatas. Sobretudo, o catálogo digital deve estar disponibilizado no site da empresa e divulgado nas redes sociais. 

Benefícios do catálogo digital de produtos

Agora que você já conhece o catálogo digital de produtos mais profundamente, desde sua definição até sua importância, já consegue visualizar muitos dos seus benefícios, não é mesmo? 

Primeiramente, trata-se de uma ferramenta interativa e digital à sua disposição, em todos os momentos em que precisar apresentar os seus produtos para um cliente à distância. 

Um dos benefícios mais amados pelos empreendedores é a economia de tempo e dinheiro. Além disso, ele permite que tudo seja gerenciado de um único local.

Aos olhos dos clientes ele consegue mostrar suas ofertas e produtos de forma inovadora. O uso desta tecnologia aumenta o valor da sua marca perante todos os clientes. 

Por fim, ele também funciona offline e é integrável com outras ferramentas de negócios.

Como criar um catálogo de produtos online? 

Pronto, está na hora de você aplicar esse conceito no seu negócio, não é mesmo? A StayApp reuniu as dicas necessárias para você aplicar o catálogo digital de produtos no seu empreendimento. 

1 – Conheça o seu público

Como empreendedor, obviamente você sabe qual é o seu público alvo e como chegar até ele. Apesar disso, você também precisa entender, quem dentro desse grupo, será atingido pelo seu catálogo digital de produtos. 

O motivo, basicamente, é que cada tipo de público será atingido por um catálogo de vendas diferente. Dessa forma, quando você conhece o seu público, você pode direcionar o seu catálogo  da forma correta. Ele será montado pensando no seu público. 

Consequentemente, quando seus clientes encontrarem o que estão procurando, o tráfego e a conversão de vendas conseguirão aumentar. 

2 – Cadastro na StayApp

Agora que você tem noção do seu público, pode começar o trabalho duro. Primeiramente, faça o cadastro na ferramenta de criação de catálogo digital da StayApp completamente de graça. 

Ao entrar, clicando AQUI, você poderá fazer o cadastro com os dados básicos da empresa em mãos. Após isso, já poderá montar o seu catálogo de produtos online. 

3 – Reúna e liste os produtos 

Você sabe todos os produtos que a sua empresa oferece? É a hora de reunir todos eles, pois não pode faltar nenhum deles. Depois de todos juntos, pode começar a catalogação. 

Dentro da ferramenta, você irá adicionar um a um. Todos eles precisam estar acompanhados de foto, descrição e preço. Por isso é importante estar com todas essas informações em mãos. 

4 – Descrição

Não se esqueça que a descrição precisa ser praticamente perfeita. Ela será o contato direto do cliente com aquilo que o produto pode oferecer. Por isso a descrição precisa ser completa. 

Apesar disso, ela não precisa ser necessariamente longa. A descrição pode ser sintetizada, reunindo de forma prática as informações necessárias. O ideal é que tenha de 50 até no máximo 150 palavras. 

Além disso, não se esqueça que as imagens nos produtos também precisam ser da melhor qualidade. É pela imagem que o cliente terá uma impressão mais real do produto que quer comprar. 

Esses elementos, quando juntos, farão toda a diferença e tornarão o seu catálogo de produtos online rico para a marca e um sucesso de vendas.


Curtiu o post? Então compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *