O case de hoje é do Açougue Santa Luzia de Piraju EIreli!
Há 25 anos no mercado, o Açougue Santa Luzia é referencia em Piraju.
E porquê ele se tornou um case de sucesso? Porque juntamente com a nossa ferramenta e estratégias de marketing e vendas, conseguiu continuar vendendo em plena pandemia!
Hoje iremos mostrar quais foram os caminhos que o Açougue tomou para conseguir continuar vendendo em momentos de incerteza como os dias atuais.
A inclusão do catálogo digital
Não é segredo que nos dias atuais, utilizar aplicativo de entrega se tornou um ponto forte no faturamento de qualquer empreendedor.
No entanto, enquanto algumas plataformas cobram taxas abusivas de até 20% sob a venda do produto, o StayApp toma outro caminho, não cobrando nada.
O Açougue Santa Luzia entende essa importância e possui seu próprio catálogo digital para os clientes que compram via WhatsApp! Confira o cardápio aqui.
No entanto para potencializar as vendas em tempos de crise é necessário mais do que um cardápio. É necessário fidelizar os clientes que já compraram de você.
E como sempre, o Açougue se manteve na frente da concorrência ao fidelizar seus clientes com o Programa de Fidelidade StayApp!
A estratégia de marketing dentro do programa de fidelidade
Antes de mostrar o passo a passo que levou o Açougue Santa Luzia a ser um case de sucesso do StayApp, é importante mostrar alguns recursos da ferramenta.
Dentro da ferramenta é possível você ter acesso ao número de clientes fidelizados na sua empresa, bem como saber quais são novos, lovers (que compram muito de você) e até mesmo os casuais. Saber essa diferença já é um avanço na hora de criar uma estratégia.
No entanto, o recurso-chave está na aba “Marketing” da ferramenta. Mas porque?
Pois é lá que você irá divulgar suas promoções.
Por existir recursos como disparos de SMS e Push, o cliente tem acesso a diferentes meios para essa divulgação.
No caso do Açougue Santa Luzia, ele preferiu o disparo via PUSH.
Isso quer dizer que todos os clientes que foram fidelizados no açougue, e baixaram o APP do StayApp, irão receber uma notificação no celular sobre a promoção do Açougue.
O ponto positivo das campanhas via PUSH é que elas não tem custo adicional nenhum. Ou seja, todo retorno financeiro é lucro!!!
Dito isso, vamos ao PUSH de sucesso do Açougue Santa Luzia.
PUSH – 26 de junho de 2020
Antes de comentarmos sobre o resultado da campanha do dia 26, é importante mostrar alguns dados.
O Push em questão teve como intuito divulgar o link das ofertas que o Açougue estava divulgando. A mensagem foi:
Clique no link em anexo e confira todas as ofertas que o AÇOUGUE STA LUZIA preparou para o seu final de semana. Não deixe para última hora, reserve já sua encomenda! XX XXXX XXXX
Essa mensagem foi disparada para apenas 97 clientes, no entanto, a taxa de abertura e receita gerada foram bem altos.
Como podemos ver, pelo fato da campanha ser via PUSH, o valor investido foi zero mas a receita gerada foi de R$ 2126,85 em apenas 6 DIAS de campanha!!
Do perfil das pessoas que abriram o PUSH e efetuaram a compra, podemos ver que 15% deles foram novos clientes do açougue. 58% foram clientes casuais e 25% foram clientes lovers!
Agora imaginem, em tempos de pandemia, sem investir nenhum valor adicional e apenas divulgar seu catálogo de produtos o Açougue gerou mais de R$2000 reais em receita em apenas 6 DIAS de campanha! Sem contar que a campanha foi direcionada para apenas 97 clientes da base! Que hoje se encontra em 637 clientes!
E por falar nisso, vamos ver como foram as fidelizações do Açougue nessa pandemia?
Número de fidelizados do Açougue Santa Luzia
Se levarmos em conta que a quarentena foi iniciada no inicio de março, podemos ver que o Açougue estava fidelizando cerca de 40 pessoas a cada 5 dias. No entanto, esse valor quase dobrou nos meses seguintes, chegando a fidelizar quase 80 pessoas por dia no mês de maio/junho!!!
Isso só mostra que independente da crise, o açougue buscava alternativas e investia em novas soluções para continuar faturando. Algo que poucos empresários fizeram e que levou a falência de diversas empresas nesses tempos de crise.
Equipe de Marketing da StayApp