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Cardápio Digital para WhatsApp: Solução Para Seu Negócio!

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Atualmente existe diversos meios de comunicação entre estabelecimento e cliente. Mesmo assim, o mercado encontrou lugar para mais um, o WhatsApp. Estima-se que a rede social tem é usada por mais de 120 milhões de brasileiros, números que por si só já tornam a rede bastante atrativa.

Faz algum tempo que o WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo de troca de mensagens instantâneas entre amigos e se transformou em uma poderosa ferramenta de vendas. Hoje, a rede social é tão usada para realizar negociações que ela começou a teste um serviço de pagamento pela própria plataforma.

Dessa forma, se você ainda não utiliza o WhatsApp como um mecanismo para elevar suas vendas, melhor repensar as estratégias. A seguir, falamos um pouco mais sobre os benefícios e vantagens de se comunicar com clientes via WhasApp.

As vantagens do atendimento pelo WhatsApp

Se antes muitas pessoas tinham certa barreira de se locomover até o estabelecimento desejado, com a pandemia da Covid-19 o desejo de ser atendido na própria casa foi intensificado.

O atendimento via WhatsApp fornece muito mais do que comodidade ao cliente, além de gerar resultados positivos para comerciantes. Confira algumas dessas vantagens.

 1 – Aproximação com o cliente

Ao invés de o cliente ter de acessar o site do estabelecimento e enviar um e-mail, o qual pode demorar dias até ser respondido, com o WhatsApp o consumidor consegue falar diretamente com atendentes e tirar todas suas dúvidas no mesmo momento.

O melhor é que o contato pode ser feito por qualquer smartphone ou até pela versão desktop da rede social. Muitas empresas usam o redirecionamento, tanto em seus sites como no Instagram, para facilitar a comunicação com o cliente.

2 – Atendimento 24h

Claro que uma pessoa não ficará disponível 24h por dia para atender aos clientes. No entanto, o aplicativo permite a empresa usar os chatbots para se comunicar com seu público nos horários não comerciais.

Os chatbots podem ser integrados ao WhatsApp e oferecem repostas automáticas assim que alguém entra em contato com a empresa. Por meio dessas mensagens, você já pode agilizar o processo de atendimento, disponibilizando respostas para as perguntas frequentes.

3 – Oportunidade de captação de lead

O WhatsApp também pode ser usado como uma ótima ferramenta para a captação de leads. Isso porque você, como empreendedor, não precisa esperar o cliente te procurar, pois o primeiro passo pode ser dado pela própria empresa.

A princípio, os disparados de ofertas e novidades tendem a ser bastante usados para atrair a atenção do público. Contudo, a partir do momento que você o conhece melhor e compreende quais são suas necessidades, as mensagens ficam com teor mais direcionado.

Sendo assim, os disparos param a ser aleatórios e começam a ter mais planejamento e foco para não apenas atrair o público, como também concretizá-lo como um cliente comprador.

4 – Integração com o CRM

CRM é a sigla inglesa para Customer Relationship Management, u conjunto de negócios que abrange tecnologia focada na comunicação entre estabelecimento e cliente. Além das dúvidas e anseios do consumidor, ele também te permite consultar o banco de dados para conhecer o histórico de determinado cliente, bem como as transações já realizadas entre ambos. A informação é muito importante para traçar a jornada de compra dos clientes, fazendo com que as propostas de venda sejam mais assertivas.

5 – WhatsApp Business

Com a versão da rede social chamada WhatsApp Business, o estabelecimento pode colocar os horários disponíveis para atendimento imediato, ou mesmo deixar uma mensagem de boas-vindas registrada, para ser enviar automaticamente quando o cliente entrar em contato.

Como criar seu cardápio digital para WhatsApp de forma simples e gratuita na StayApp

Na série “faça você mesmo”, apresentamos um dos melhores jeitos para você criar seu cardápio digital para WhatsApp e transformar o atendimento.

A StayApp te ajuda na missão de organizar seu catálogo para apresentar aos futuros clientes. Veja o passo a passo para isso acontecer.

1 – O primeiro passo é deixar à disposição do seu público um cardápio digital WhatsApp, no qual eles possam consultar todos os produtos que o lugar tem a oferecer. Seja ele bar, restaurante ou lanchonete.

Em especial, para conquistar a atenção do cliente, ter imagens com alta qualidade de resolução e um breve resumo do que seja o produto (valores, acompanhamentos, formas de pagamento), será meio caminho andado.

Para isso, acesse AQUI e faça o cadastro para montar seu cardápio grátis.

2 – Em seguida, liste todos os produtos disponíveis em seu estabelecimento. Lembre-se de cadastrar somente os itens que possam ser entregues via delivery.

3 – Divulgue o serviço! Quando o cardápio estiver completo, não resta muito o que fazer a não ser investir na divulgação do novo serviço.

Por fim, uma vez que tenha aderido ao WhatsApp como forma de comunicação e vendas, cuide da plataforma para que o cliente obtenha as respondas desejadas sem precisar esperar dias para ser respondido.


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