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Cadastro de clientes: a importância de montar sua própria base

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Após uma empresa investir tempo e dinheiro para encontrar novos clientes é preciso elaborar uma base onde os dados deles estarão, e mais que isso, elaborar estratégias para esses clientes se tornarem fiéis ao negócio e continuarem comprando.

Muitas empresas pensam apenas em adquirir novos clientes, às vezes por esquecer ou não saber das inúmeras vantagens de cultivar o bom relacionamento com eles.

Quando uma empresa constrói relacionamentos com os clientes, ela acaba atribuindo mais valor ao seu negócio, os clientes passam a respeitar mais a marca e paga pelo seu produto sem “chorar por desconto”. Existem outras vantagens em se relacionar com os compradores de seu produto/serviço:

  • Manter o cliente sempre retornando – Suponhamos que uma pessoa tem duas opções de marcas para comprar um produto que ela está precisando. Se ela já comprou de sua marca e você além de ter prestado um bom atendimento, formalizou algum processo que acompanha após ele ter comprado e buscou o contato com ela, é bem mais provável que ela escolheu retornar ao seu negócio ao invés de arriscar comprar de outra e talvez acabar se frustrando.
  • Sua empresa fará melhorias que são realmente importantes, já que o cliente amigo quer ver a sua marca querida melhorando, o que resultará em uma melhor lucratividade.
  • Marcas que se relacionam com os clientes produzem clientes amigos que falaram bem delas por onde forem, atraindo assim, novos compradores que já conheceram a marca sabendo coisas boas sobre elas.
  • Clientes fidelizados permitem uma mensuração e planejamento de vendas e negócios, pensando no longo prazo.
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Para manter esses clientes sempre voltando ao seu negócio e mantendo lucrativo é necessário investir em uma boa estratégia de fidelização. E para isso, é preciso conhecer os perfis de clientes de potenciais clientes.


Hoje em dia é possível encontrar no mercado, sistemas e ferramentas que controlam a base de clientela, monitorando a trajetória deles dentro do negócio, entendendo assim suas preferências, e com isso, o empresário consegue traçar um plano de atuação que melhora a experiência do cliente, despertando cada vez mais interesse dele pelo produto.


Mesmo com a tecnologia disponível para ser utilizada pelos empresários, muitos ainda não se deram conta do valor de uma boa gestão de clientes de como é importante principalmente na atualidade, onde a competitividade só tem aumentado.

A cada 3 ou 4 meses, 70% da base de clientes de uma empresa se renova, e só tem como você saber disso se tiver um programa de acompanhamento de clientes (uma base de dados).

Pagar para ter um sistema de gestão de clientes realmente um investimento, mas que trará retornos superiores. Por isso hoje, trouxemos algumas dicas para você colocar em prática já e começar a ver como esses detalhes fazem diferença no negócio.

1- Bom relacionamento desde o começo


Ter um bom atendimento pode ser crucial para fidelizar o cliente. Por isso, tenha um padrão de atendimento regado com uma conversa cortês e gentil com o cliente. Agradecê-lo e deixar claro que você o espera de volta pode ser a chave para ganhar a confiança dele, e para isso você pode falar sobre uma base especial de clientes, por exemplo.

2- Obtenha detalhes do cliente


Você pode obter informações do cliente no ato do atendimento inicial ou através de algum incentivo como concursos, formulários ou programas de fidelidade. E e é importante deixá-lo ciente de que você está recolhendo os dados. Para isso é preciso algum sistema de gestão de contatos. Você pode inclusive testar grátis o StayApp por 3 dias.

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3- Comunique-se


Tenha motivos para entrar em contato com o cliente entre as vendas realizadas. Faça avisos antecipados, e ainda, deixe ele saber que é especial para a marca, lembrando de datas comemorativas e aniversário.

Talvez alguém pode perguntar: “o que é melhor? Conquistar um cliente novo ou um cliente fiel?” E para responder essa pergunta precisamos trazer algumas informações:

Reter um cliente pode ser até 10 vezes mais barato que conquistar um novo, enquanto adquirir um novo cliente pode sair bem caro, é o que afirma Philip kotler, grande referência de marketing no mundo. Segundo ele:

“conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”.

E apesar dos dados apresentados, o que aconselhamos é que você pensa em conjunto, e trace meta tanto para conseguir novos clientes como para fidelizá-los, entendendo que cada uma tem sua função e que é fundamental para o seu negócio.

Cadastro de clientes

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