Cadastro de clientes online: passaporte de sobrevivência para o varejo.

cadastro de clientes online
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Você não precisa ter dezenas de informações sobre o seu cliente para fazer ele comprar mais vezes de você.

No post do Blog de hoje, vamos mostrar para você como fazemos as empresas venderem mais e trazerem os clientes perdidos de volta com apenas 1 informação.

No nosso post anterior falamos sobre a Base de Clientes e como construir uma (se você ainda não leu, é só clicar aqui). E hoje vamos falar especificamente do Cadastro online de clientes e tudo que envolve esse meio de organização de contatos.

Resumidamente, uma base de contatos é formado por cadastros de pessoas que já visitaram um estabelecimento. Esse, por sua vez, precisa ter informações importantes sobre esses clientes, personalidade, e ainda, a forma com que eles consomem determinados produtos.

Antigamente eles eram feitos de forma manual, geralmente em uma ficha de papel, mas, como o passar do tempo, esses cadastros evoluíram para as planilhas.

Porém, ainda assim, as planilhas são motivos de dor de cabeça para pessoas que não tem o tempo disponível para se dedicar em interpretar esses dados que foram colocados em planilha.

Diante desse cenário surge uma plataforma que cria bases, com cadastro de clientes online estratégicos e, tudo isso online e automatizado, isto é, otimizado e economizando tempo e dinheiro, inclusive.

Muitas empresas faziam esses cadastros de clientes em fichas, e essas fichas ficaram em pasta, com nenhuma ou pouquíssimas utilidades. O que essas empresas não sabiam é que ter informações importantes sobre os clientes é um recurso valioso para deixar os clientes cada vez mais satisfeitos, comprando mais, e, conquistar novos clientes que serão fiéis.

Parece até brincadeira, mas é bem verdade! No entanto, essas coisas só são possíveis de serem alcançadas se construídas e utilizadas de uma maneira bem elaborada.

E se eu te disser que você só precisa do número de telefone para fazer o seu cadastro de clientes online?

O StayApp surge nesse cenário para que se torne possível o cadastro de clientes de forma online, que o pós venda seja eficaz e para que as empresas vendam cada vez mais.

O erro das empresas é achar que quanto maior o número de informações coletadas sobre os clientes, maior a possibilidade de fazer esse cliente voltar a comprar delas.

Na verdade, o ponto-chave é coletar as informações que realmente farão sentido na hora de colocar um planejamento em prática.

E, levando em consideração os fatores da atualidade, obter o número do celular de um cliente, é a informação mais importante que uma empresa pode ter.

Afinal, mais da metade dos brasileiros utilizam seus aparelhos celulares todos os dias, com uma média de 2 a 3 horas, segundo dados do IBOPE em uma pesquisa realizada em Outubro de 2018.

Sabe aqueles cartões fidelidade?

Com o StayApp, ele evoluiu e se transformou em digital. E agora quero provar para você que utilizar o número do telefone do seu cliente é mais eficaz que criar uma planilha com dezenas de informações que acrescentarão em quase nada no financeiro da sua empresa.

Vamos a um exemplo:

O Guilherme tem uma sorveteria e ele decidiu trocar os cartões de fidelidade tradicionais pela StayApp, uma empresa que ajuda negócios de vários ramos a venderem mais para os mesmos clientes, através do seu sistema que acompanha cada compra de clientes nas empresas.

Agora, quando chega um cliente para tomar um sorvete, é sugerido para ele no balcão que participe de um programa para ganhar outro sorvete após um número “X” de sorvetes comprados, ou após indicar um amigo.

Quando o cliente passa o número do telefone dele, significa que antes já foi configurado no sistema um mapeamento que começará a rodar a partir da entrada do dado desse cliente.

Cada vez que esse cliente vai até a sorveteria do Guilherme, a ferramenta mapeia a ação, e com isso, pode oferecer a melhor estratégia para aquele perfil de consumidor.

Afinal, cada cliente possui um perfil, e, é preciso oferecer a promoção/desconto certo.

E é isso que a StayApp faz. Com isso, o Guilherme vende mais produtos para os mesmos clientes, e ainda, consegue bolar estratégias certas para atrair novos clientes, e tudo isso sem dor de cabeça, pois pode contar com o suporte da StayApp.

A plataforma do StayApp utiliza a automação de relacionamento, juntamente com um programa de fidelidade.

Simplificando esses dois pontos, significa que a StayApp faz que, enquanto você está ocupado com outras tarefas da empresa, a sua empresa se relacione com o seu cliente.

Isso acontece por meio de envio de SMS diretamente para o celular dele, sem interferência nenhuma.

Os temas de assuntos dessas mensagens é infinito, podendo ser uma pesquisa, agradecimento, cupom de desconto ou de feliz aniversário.

Sendo que em cada uma pode ser explorada uma campanha e comunicação diferente para cada grupo de clientes.

Como conseguir obter o número do celular do cliente?

O número do celular do cliente é a única informação que você precisa obter do seu cliente para então, colocar para rodar, estratégias que ajudará esse cliente a engajar mais com a sua marca e voltar a comprar de você.

Mas, também pode não ser uma tarefa muito fácil conseguir o número do telefone dessa pessoa, já que se trata de algo tão pessoal. Para isso, é importante ressaltar que o conhecimento dessa informação está muito ligada com o atendimento que é oferecido a esse cliente.

O atendimento ao cliente não é apenas a porta de entrada de pessoa pessoa para a empresa.

Na verdade ele tem um poder bem maior e pode determinar a permanência desse cliente. Por isso, separamos pontos importantes que farão com que seu cliente disponibilize o número do celular dele para você.

Perceber os perfis de clientes e se comunicar bem com eles.

É necessário que se haja um padrão no atendimento com o cliente, e esse padrão não precisa necessariamente “forçar” uma comunicação. É muito importante que atenda o cliente bem, mas, esse atender bem se adapta a cada perfil de cliente.

Conseguir captar através dos primeiros gestos ou palavras do cliente pode ajudar o atendente a oferecer o melhor atendimento personalizado para o jeito dele de conversar e assim, conquistar a confiança dele para o momento de solicitar o número de celular.

Mais que um atendente. Um especialista.

A pessoa que irá atender o cliente precisa ser um especialista sobre os produtos disponíveis para venda.

Além de saber informações importantes sobre os valores do negócio, história e temas semelhantes. Dessa forma, a pessoa que chega em uma loja pela primeira vez se sente mais confortável e percebe a confiança do atendente na transmissão de uma mensagem.

Por isso é tão importante os treinamentos e capacitação constante dos colaboradores de um negócio. E falando sobre o recolhimento do número de telefone, é indispensável que esse atendente conheça a ferramenta do StayApp, para que assim, realmente saiba da importância de se obter o número do celular do cliente.

Apresentar os benefícios antes de pedir o número.

É interessante que o atendente comece falando para o cliente que ele pode ganhar um produto do mesmo que ele está comprando, por exemplo, e aí então ele pode ir estreitando as informações, e por fim comunica que só vai precisar do número do celular.

A forma de conduzir a comunicação com o cliente faz total diferença na hora de pedir o número. O cliente não vai passar uma informação pessoal se não sentir confiança na pessoa que está o atendendo.

A finalidade de obter o número de telefone

A finalidade de se obter o número de telefone de um cliente é estipulada pelo empreendedor.

É certo que toda empresa deseja mais, mas, aqui na StayApp, acreditamos que tão importante quanto obter novos clientes é conseguir fidelizar os clientes atuais.

Portanto, é possível com a ferramenta, definir estratégias tanto para conseguir novos clientes como para fidelizar e manter um relacionamento com o cliente.

Sobre as estratégias para se obter novos clientes, é possível começar uma campanha de indicação, onde os clientes atuais indicam a sua empresa para amigos, em troca de algum prêmio, por exemplo.

Sobre as estratégias para relacionamento e fidelização, a empresa pode utilizar o envio de de cupons de descontos para clientes específicos, lembrar do aniversário e oferecer algo, convidar ele para se envolver em alguma ação do negócio, como escolher o nome de um sanduíche, por exemplo.

Enfim, as possibilidades são muitas para quem conta com a StayApp como plataforma de fidelização e relacionamento com o cliente.

Concluindo, a StayApp sem dúvidas, revolucionou a questão da fidelização e comunicação com os clientes.

Além da ferramenta ser flexível para assim conseguir atender todos os tipos de negócios, conta com um suporte que realmente ajuda o empreendedor a colocar tudo em prática.

Por isso, se você está disposto a vender mais e a trazer o seu ex-cliente de volta, fale com a gente e comece a testar gratuitamente o StayApp na sua empresa.

O varejo cresce com desafios!

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